15 de ago de 2017

[Resenha] Três Coroas Negras

Livro: Três Coroas Negras #1
Série: Três Coroas Negras
Autora: kendare Blake
Editora: Globo Alt
Páginas: 304
Gênero: Fantasia
Nota: 4/5
Três herdeiras da coroa, cada uma com um poder mágico especial. Mirabella é uma elemental, capaz de produzir chamas e tempestades com um estalar de dedos. Katharine é uma envenenadora, com o poder de manipular os venenos mais mortais. E Arsinoe é uma naturalista, que tem a capacidade de fazer florescer a rosa mais vermelha e também controlar o mais feroz dos leões. Mas para coroar-se rainha, não basta ter nascido na família real. Cada irmã deve lutar por esse posto, no que não é apenas um jogo de ganhar ou perder: é uma batalha de vida ou morte. Na noite em que completam dezesseis anos, a batalha começa.

Confesso que peguei o livro não esperando muita coisa. Pelo menos das resenhas que li, a maioria trazia diversas análises negativas. Então iniciei a leitura sem expectativas, e eis que me surpreendo. Algumas ressalvas e também partes positivas, Três Coroas Negras tem diversos elementos para crescer e nos agradar ao longo da série. Espero que o segundo nos choque assim como foi o primeiro.

Três herdeiras disputando a coroa e somente uma ficará viva até o final. As outras duas: serão mortas pela irmã vencedora. Katherine é a irmã envenenadora. O conselho que hoje é formado unanimemente por envenenadores, precisa que ela dê continuidade ao reinado longo que a cidade já tem. Sob imensa pressão, sua dádiva passa por provações junto com ela. Arsinoe é a irmã naturalista. Sendo a mais forte em personalidade, não se deixa abalar por sua dádiva não ter aparecido também. Amiga da melhor naturalista da cidade, Jules, que seu Familiar é um puma — demonstrando ter um forte poder — Arsinoe já se considera a mais fraca das três, sem tanta esperança de ascender. Mirabella é a irmã elemental. Com um poder como nunca antes visto, as sacerdotistas — uma entidade importantíssima na história — tomaram partido por ela e a estimam. No entanto, Mirabella é a que mais sente e se lembra das suas irmãs em sonhos e pesadelos. Ao completarem 16 anos somente uma poderá reinar, e por isso teremos a batalha no Ano da Ascensão onde como já dito, uma somente ascenderá.



Com um enredo diferenciado, Kendare Blake trouxe uma história inovadora — ou pelo menos não lembro de ter visto algo parecido. Bem construída e explicada, na medida do possível para o primeiro de uma série, é uma narrativa legal. A parte inicial até a metade do livro é  introdutória, nos mostrando o universo criado, como é a personalidade das protagonistas, trazendo a ambientação das cidades, seus elementos, e é o início de qualquer fantasia que se preze de uma série. Acho difícil e até discordo do discurso que diz ter muita coisa desnecessária. Sim, tem cenas e acontecimentos que poderiam ser retirados, mas que funciona como um todo. Essa impressão de ser arrastado pode ter se dado pela quantidade de páginas, onde só veremos as reviravoltas e os acontecimentos ganhando mais tensão nas últimas 100 páginas. Lembre-se: é o primeiro de uma série. Tem várias coisas ainda para ocorrer.

E falando nas partes finais, vemos uma alta quantidade de situações que mexe com esse mundo todo. Planos sendo traçados, estratégias ganhando força, traições, cenas em que as pessoas perdem o controle e ocorrências inesperada. Será coração na boca, segurando o fôlego porque virão surpresas. Em opinião própria já esperava por "pistas" deixadas, outras vieram sem imaginar, e é isso que move uma fantasia. A autora tem domínio de prender o leitor quando quer, o que é ótimo e mostra que podemos nos abismar mais ainda nos sucessores.

"— É assim que as pessoas se referem a vocês no continente. Bruxas. É isso que o meu pai diz que vocês são. Monstros. Bestas. Mas você não é um monstro. — Não — repete ela, baixinho. — E nem o resto de nós. Mas isso não muda o que precisamos fazer." pág. 201

As personagens é que talvez seja um dos elos mais fracos. Não faltou trabalho e dedicação em criá-las e diferenciá-las, entretanto tem a ausência de algo que fizesse-nos conectar e sentir empatia. Não consegui ter alguma favorita ou torcer para alguém — já que querendo ou não é uma disputa — apesar de ser tocada em certos momentos por suas tragédias. Espero que tenha uma melhora pela frente porque são justamente eles, os personagens principais, que movem uma obra. Gosto do pano de fundo e foi o que mais me motivou a ler, contudo uma hora cansa. Mesmo assim, é positivo o amadurecimento delas como consequência das próprias ações e a interligação do drama através de pessoas que transitarão entre as cidades.

A escrita foi algo que também vi diversas críticas falando mal. Não é algo massante como já ouvi, pelo contrário, vi a medida certa de descrição e avanço da narrativa ideal para o gênero escolhido, só que sempre teremos pessoas gostando ou não. Flui a medida que você pega o ritmo dela, pois conseguimos captar a voz necessária para cada menina. Ficou nítido a diferença das características de cada uma, a medida que o ponto de vista mudava. Aliás esse recurso de trazer pontos de vista de cada uma é ótimo porque podemos entrar a fundo na cabeça de cada uma.



No geral é um ótimo exemplar. Trouxe aquilo que dará o pontapé para algo mais planejado e deixa com gosto de quero mais com os últimos momentos. Necessita de ressalvas que podem e devem ser concertadas mais a frente, o que não inviabiliza a leitura deste. Recomendo bastante para quem é fã do gênero ou até mesmo para quem quer iniciar, pois conseguimos digerir as informações aos poucos. Único porém é esperar pelo segundo.

A parte física: a capa é bem representativa e contextualizada. A editora foi feliz em manter a original com um único problema em não trazer o mapa presente na edição original. É um mundo com localizações, viagens, então teve cenas específicas que precisava me centralizar e não conseguia. Colocar no segundo volume seria bacana. A diagramação é bem elaborada e caprichada, e por trazer três pontos de vistas intercalados, temos a representação de cada herdeira nos inícios de capítulos e alguns erros de revisão que precisam ser consertados.

"— Pare com esse ar tão triste. E pare de olhar pra mim desse jeito. Isso é o nós somos. Pouco importa o fato de não termos pedido por isso." pág. 245

Fiquei bem feliz com o que li e já estou ansiosa com o que pode vir. Com certeza tenho teorias formadas e que rumos podem aparecer, então que venha logo. Não se tem previsão de lançamento — nem lá fora foi lançado — e também não se tem noção de quantos volumes serão. O que nos resta é esperar. E vocês? Já leram ou querem ler o livro? Deixa nos comentários!

22 comentários :

  1. Carol, eu acho essa capa muito bonita.
    E tenho muita curiosidade em ler por se tratar de uma fantasia.
    Estou feliz de ver uma resenha positiva porque a maioria que li pegava no pé da obra.
    Como você disse ela é a primeira de uma trilogia, então não precisa ser rápida ou contar tudo nesse livro.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol! Nossa, já estou curiosa para saber quem será a rainha escolhida. Achei a história muito interessante e parece conter momentos surpreendentes. A edição está muito linda, pena que a autora não diferenciou muito as personagens. Espero que ela melhore nos próximos volumes. Obrigada pela dica e espero conferir essa história um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
  3. Nossa com toda certeza eu adoraria ler esse livro Carol, gosto de tudo que envolva poderes e assim como pude perceber cada uma tem o seu e isso me agrada, pois sei que iria ter uma escolhida como favorita, ótima resenha e dica anotada. Além disso, que edição fabulosa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Cara eu tô de olho nesse livro ai há um tempo e assim que as coisas aliviarem aqui nas minhas leituras quero conhecê-lo. Adoro esse tipo de história e acho que iria sentir a mesma coisa que você em relação a esse livro...

    beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Já tinha visto esse livro antes e não tinha lido nenhuma resenha até agora, achei muito interessante a personalidade de cada uma das irmãs e fiquei curiosa para saber mais sobre esses cenários fantásticos tão bem descritos pela autora, como você mencionou. Eu tenho um pouco de problema com leituras mais morosas, no entanto, acho que darei uma chance a esse livro.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não sei se gostaria de ler esse livro, porque apesar de várias opiniões positivas, não gosto muito da ideia central da obra.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Olá, fiquei interessada pelo livro, amo narrativas que descrevem bem as coisas e pelo visto a escritora soube bem como usar essas partes. Além disso, estou procurando mesmo histórias que não se parecem com as que eu já li. <3

    ResponderExcluir
  8. Eu até tenho curiosidade com esse livro, mas tenho u certo receio com a leitura também. Eu acho que alguns momentos vão me irritar um pouco, mas que no geral a leitura vai me agradar.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Acho interessante esse tipo de aventura. Gostei muito da forma como trouxe suas percepções sobre a obra. Talvez eu ainda não esteja muito na vibe de realizar uma leitura assim.
    Mas espero conseguir mudar isso e ler ainda esse ano.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom? (:
    Estou vendo muitos comentários negativos sobre esse livro também, e eu estava com altas expectativas haha Olha, adorei a parte da magia e dos poderes das irmãs. Parece ser um ótimo livro de fantasia, pelo que voce disse, vou dar uma chance! Amei sua resenha, passou bem o que sentiu com a leitura, os pontos principais, sobre os personagens, a escrita..saber disso tudo me interessava, principalmente de alguém que recomenda o livro.
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  11. que trama interessante... agora... cruel só uma sobreviver... xD
    nunca tinha ouvido falar do livro até agora, acredita? se tiver chance, lerei...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Pra mim pode até ser cansativa a parte introdutória, mas sempre acho importante, gosto da premissa do livro, e quero ler assim que possível!
    BJs

    ResponderExcluir
  13. acho que na vida passada ou eu fui rainha ou eu fui subordinada de uma, porque eu tenho um fetiche com livros com coroa. Já quero ler antes de saber o que é só pela capa hahaahah

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu vou te confessar que faço parte das pessoas que não gostaram desse livro. Aliás, até hoje tenho que controlar a raiva que sinto quando falo desse livro. Acho que você fez bem de ler sem expectativas, porque as minhas eram altas e a frustração foi grande.
    Praticamente nada do que está na sinopse acontece no livro, as personagens são mal construídas, tem o triângulo amoroso mais sem noção que já vi na vida e achei a escrita da autora muito pobre. Enfim, para mim, o livro não teve muitos pontos positivos. E o pior é que, para mim, a desculpa de que esse é só o primeiro livro de uma série não cola, porque consigo citar uma lista enorme de primeiros livros que são excelentes.
    Sua resenha está ótima e fico feliz que você tenha aproveitado mais a leitura do que eu, mas ainda não superei o ódio que senti por esse livro haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Já tinha visto esse livro em outros lugares mas não sabia muito bem do que se tratava. Me interessei bastante pela premissa mas acredito que a falta de laços entre leitor e personagem iria me atrapalhar um pouco. Gostei bastante da sua resenha, agora quero ler o livro para tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    Adorei conhecer sua opinião sobre o livro.
    Estou muito curiosa para lê-lo.
    De inicio achei que não era um livro que me agradaria, mas depois de ler algumas resenhas, pude ver que com certeza amaria a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oiii!
    Que resenha bem escrita, babei! Ainda não tinha lido nenhuma opiniao sobre o livro, mas a trama parece bem inovadora mesmo. Tem tudo pra ser uma bela série. Tomara que as sequências sejam melhores em nos conectar com as protagonistas, isso é vital.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Ao contrário de você, é a primeira vez que leio uma resenha a respeito desse livro e fico feliz que tenha sido positiva. apesar de algumas ressalvas. Gostei da proposta, certamente ficarei de olho nessa obra para futuras leituras.
    Abs
    Nizete
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  19. Vi muita gente mostrando esse livro mas comentários sobre ele mesmo quase não vi nada... Fico feliz que tenha se surpreendido, mesmo tendo ressalvas quanto à leitura. Tenho vontade de conhecer o enredo, mas isso da continuação não ter sido lançada nem no exterior ainda me desanimou um pouco. Está na minha lista, mas de leituras futuras, esperar continuações me deixa agoniada... Rs... É tão bom quando encontramos algo diferente do que já lemos, né?

    ResponderExcluir
  20. Olá Ana!
    Adorei a capa desse livro, tem um tempinho que não leio livros assim, com disputas e tal, primeira resenha que leio sobre o livro, e fico bem empolgada quando leio ótimas resenhas e a leitura surpreende o leitor. Ando evitando um pouco de série, mas quero conferir essa e espero não me decepcionar.

    beijos!

    ResponderExcluir
  21. Eu tô muito animada para fazer a leitura desse livro. Coloquei ele na minha estante no mês passado e tudo o que eu quero é começar essa leitura logo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu estou bem curiosa com esse livro, apesar de todas as críticas que andei vendo ultimamente. Adorei poder conferir a sua resenha e saber que a escrita é na medida certa, tenho a impressão que vou me dar muito bem com essa obra.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)