7 de ago de 2017

[Resenha] P.S.: Ainda Amo Você

Livro: P.S.: Ainda Amo Você #2
Série: Para Todos os Garotos que já Amei
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Gênero: Romance/New Adult
Nota: 5/5
Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários. Em "Para todos os garotos que já amei", Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em "P.S.: Ainda amo você", Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam. Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.

Cada vez mais me sinto apaixonada pela escrita da Jenny Han. Com um toque de primeiro amor, primeira paixão, P.S: Ainda Amo Você veio dar continuidade a uma história bem fofa. O pior é que geralmente os autores perdem a mão em continuações de romance. Aqui é ao contrário: você fica com vontade de conhecer tudo.

Após descobrir dentro de si quem é seu verdadeiro amor, Lara terá que aprender a lidar com as situações chatas e boa quando se está num relacionamento, principalmente pela ex-namorada ser a melhor amiga do seu namorado. Ela não sabe quando expor ou não seu sentimentos, ou se impor em situações que encaminham-se mal. E para piorar, um dos 5 garotos que ela já amou volta para a sua cidade correspondendo seus sentimentos. John é o perfeito cara para ela: sabe o que gosta, sabe o que fazer e foi uma das suas fortes paixões. Será capaz do seu namoro resistir a todos esses percalços? Ou ela estava enganada do que sentia?



Assim como a leitura antecessor que foi rápida, terminei esse em praticamente 5 horas. Se tem um enredo e desenvolvimento muito bem construído e amarrado, de tal maneira que você não acaba até ler as últimas páginas, é este exemplar. Você capta e sente a angústia e os momentos de felicidade dos personagens, fazendo com que queira ver o que vai dar no final. Confesso que em diversos momentos fiquei no escuro em como iria se desenrolar o "triângulo amoroso" que na realidade está mais para pessoas diferentes que podem ficar com alguém do casal principal. Em ambos os lados temos personagens que podem por tudo a perder no namoro construído.

As dúvidas pessoais da Lara Jean, seus medos, suas paranoias são tão normais na idade de 17 anos e no primeiro amor que você fica encantada com ela e suas situações. Em outros momentos fiquei com um pouco de raiva dela não expor seus sentimentos para seu par, porém eu entendo novamente pela faixa etária em que ela se encaixa. É bem típico da idade e comum. Já o nosso protagonista, apesar de amá-lo confesso que vi também umas pisadas na bola que não gostei, e serão aceitáveis porque repito: é comum da idade.

"Acho que posso dizer que desabrochei tarde, mas isso implica que todos temos uma agenda predeterminada, que há um jeito certo ou errado de se ter dezesseis anos e estar apaixonado por alguém." pág. 122

O drama que me questionei que poderia ser bem desnecessário, se fez presente na medida certa. Temos muitos romances que são continuações e que trazem essa tensão às vezes de forma equivocada. Aqui vi nada acontecer de forma abrupta. Ele cresceu a medida  das diversas consequências e atitudes do casal, ou seja, teve um trabalho e planejamento em fazê-lo aparecer no momento exato. Justifica também ser uma obra de poucas páginas, já que não seria necessário estendê-lo.

Conheceremos um pouco melhor o ambiente em que se passa a narrativa, onde teremos bastante situações na casa da família da Lara, na sua vizinhança e na infância. O enfoque no casal foi menor que no anterior contudo, conseguimos ter ideia melhor de várias pontas soltas da vida da nossa personagem principal. Fiquei bem chocada com o motivo da amizade da Genie e ela ter acabado, entretanto foi bom ver como mágoas passadas podem mudar as pessoas. 



Nota-se uma preocupação da autora em conduzir de maneira saudável os acontecimentos da adolescência. Em diversos pontos vi o cuidado em falar sobre sexo, paixão, término de amizades, término de namoro, brigas e entre outros. Já que seu público alvo maior é esse, foi mega positivo ver esses questionamentos sendo levantados e conduzidos de forma correta.

Recomendo bastante a série porque ela é uma trama que vai além da sua caixinha recomendada. Por ser fluída e ter um enredo leve, é aconselhado à pessoas adultas para passar o tempo, ou intercalar leituras pesadas, para quem gosta de romance fofo, para os adolescente, pré-adolescentes, para quem também quer iniciar no gênero, para literalmente qualquer tipo de pessoa que goste de ler. Sei que pela capa ele pode ser estereotipado em um nicho todavia, veja além e se surpreenda. Falei na resenha do primeiro volume e repito: ele é cheio de surpresas boas.

"É um pensamento reconfortante, mas não sei se acredito de verdade nisso, não completamente. Acho que o tempo é diferente para os jovens. Os minutos são mais longos, mais significantes, mais vibrantes." pág. 227

Na parte física rasgo elogios novamente para a capa pois a caracterização é perfeita da nossa personagem principal, tanto fisicamente quanto em personalidade. O fundo também bate bastante com a fofice total que é transcorrida, além da montagem de título, diagramação em si. Na revisão não lembro de ter encontrado erros de português ou concordância, mostrando o zelo que a editora sempre teve nesse quesito. A narrativa é feita pelo ponto de vista feminino.

Já estou bem ansiosa para ler o último da trilogia e tenho bastante expectativas boas. Se os dois primeiros já foram ótimos, porque o último não seria? Como fui pega de surpresa em gostar desse romance ainda não o possuo, contudo pretendo mudar isso em breve. Então aguardem resenha <3 Vocês já leram o livro? Não conhecia? Deixa nos comentários!

19 comentários :

  1. OIii, amei suas fotos, ainda não li este livro mas já quer muito

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiii tudo bem?
    Eu fiquei apaixonada pela sua resenha menina , principalmente pela avaliação, gostei de saber sua opinião e esse livro fez um sucesso danado e ainda não pude ler, suas fotos só mostraram como a edição está linda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Heiii, tudo bem?
    Sou doida para ler essa série e sabendo que a autora vem ao Brasil fiquei ainda mais loka para ter logo os livros dela.
    Ainda nao li o Para Todos os Garotos que já Amei, mas gostei de saber mais do segundo livro.
    Acho que vou intercalar com uma leitura pesada, como vc recomendou, vou aproveitar mais.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Você me deixou numa dúvida tremenda, Carol..
    Leio críticas mto positivas e outras um tanto negativas dessa série de livros.. A princípio fiquei louca para ler e depois desanimei...
    Agora me animei de novo... Oh, céus, que dúvida cruel rs
    Mas como vc mesma disse, é uma leitura leve, logo, se não for o que espero ao menos não será difícil =]

    ResponderExcluir
  5. Eu amei tanto o primeiro quanto o segundo livro. Além de ser uma história leve, com uma narrativa fluída que te prende e não cansa, a própria protagonista te conquista com seu jeito. Estou doida para ler o terceiro que já ouvi comentários que é muito bom também!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá. Ainda não li o livro, mas fiquei curiosa visto que vai sair adaptação. Sinto que vou me apegar bastante à personagem principal!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Acho as capas dos livros da autora muito bonitas e cheias de personalidade, que bom que esse segundo livro consegue ser ainda melhor que o primeiro, que a trama acabou não me chamando tanto a atenção

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carool
    Já ouvi falar muito bem da série exatamente por esses motivos, fluidez na narrativa, temas bem trabalhados e esse romance fofo. Claro, que sou muito curiosa para ler. Adorei saber que também gosta muito da série. Espero ler um dia.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu infelizmente já perdi todo meu interesse nessa série rsrs. Assim que saiu o primeiro livro eu fiquei super empolgado e já fui logo lendo, mas essa leitura só me decepcionou, achei que o livro correu para um caminho não muito interessante. Por isso nem continuei com os demais
    Até mais Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, amei sua resenha. Estou com muita vontade der ler essa trilogia, e fiquei contente ao saber do cuidado que a autora tem ao falar sobre certos temas. Bom saber que o segundo volume mantém o nível do primeiro.

    ResponderExcluir
  11. Oii! Eu já conhecia essa capa que, por sinal, está lindíssima, mas ainda não tive a oportunidade de ler. A história parece ser muito linda e interessante, e após ler a sua resenha fiquei mais curiosa ainda. Espero conferir um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Agora você me convenceu, te confesso que não me sentia atraída em ler esses livros, mas sua resenha foi tão delicada e linda sobre a história que fiquei louca para conhecer, já vou providenciar, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Taí uma trilogia que preciso conferir, todo mundo elogia.
    Adoro essas leituras que deslancham, enredos fluídos, principalmente quando é bem construído com desfecho satisfatório. Vou seguir sua dica e encaixá-lo depois de uma leitura densa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Desde o lançamento do primeiro livro que acho as capas dessa série linda, com certeza dá aquela curiosidade de ler, mas ainda não o fiz. Quem sabe um dia!!???
    Adorei conhecer um pouco mais sobre o enredo e suas impressões só me deixaram a sensação de que eu provavelmente irei gostar da leitura. Bom saber do cuidado da autora com a abordagem de alguns temas. Enfim valeu pela dica.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem? Adorei sua resenha e saber que gostou tanto desse segundo livro! Ultimamente tenho lido comentários super elogiosos sobre essa trilogia, e minha vontade de ler só aumenta! Espero ter a oportunidade muito em breve e gostar bastante também :D

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Desde aquele Olho por Olho, que ela escreveu em parceria, to passando longe dessa autora. Apesar de ser uma trilogia de muito sucesso, a escrita dela não me convenceu.

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li o primeiro livro, mas estou muito curiosa e ansiosa para ler... Saber que a autora não perde a mão na continuação, acabou me empolgando mais ainda... Parabéns pela resenha, está linda!

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    eu ainda não li o livro mas é impossivel não ver elogios para a escrita da autora.
    Fiquei feliz em saber que ela teve cuidado ao escrever sobre o tema. Sua resenha está ótima!

    Beijnhos,

    ResponderExcluir
  19. Que resenha gostosa!!!
    Eu sou apaixonada nesses livros, inclusive faz pouco tempo que resenhei o primeiro lá no blog, e concordo com vc em todos os aspectos sobre a forma gostosa como a Jenny conduz temas teens de uma forma tão sensível!
    Confesso que não aprovei muito o comportamento do Peter, e senti que a Lara fica meio parada aceitando certas atitudes dele, mas entendo que a temática do primeiro amor e da primeira experiência como casal tem dessas coisas.
    Enfim, tbm recomendo mto e amei sua resenha!
    Bjocas,
    umdiamelivroblog.wordpress.com

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)