19 de ago de 2017

[Resenha] Maze Runner, Correr Ou Morrer

Livro: Maze Runner, Correr ou Morrer #1
Série: Maze Runner
Autor: James Dashner
Editora: V&R Editoras
Páginas: 426
Gênero: Distopia/Suspense&Mistério
Nota: 5/5
Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito. 

Conquistada sem imaginar, foi assim que me senti com Maze Runner Correr ou Morrer. Uma história criativa e bem fundamentada, já sinto que vem uma ótima série pela frente. Até porque o final daqui: é de tirar o fôlego.

Um Labirinto. Uma Clareira. Thomas — que até então será a única informação que ele lembrará — é enviado para um local totalmente desconhecido, onde só vive meninos. Nenhum deles tem memórias passadas: não sabem quem são direito, não sabem onde nasceram, quem os enviou ou o que fazem ali. Obrigado a conviver naquele meio e entender como funciona, como é o trabalho e quais informações possuem, sua personalidade curiosa sempre o fará questionar tudo que deve ou não fazer. Porém sua situação não será nada fácil. Após a chegada de um fator inédito, uma garota, tudo está prestes a mudar e terá ligação fundamental com ele e suas lembranças. Afinal, que mundo é esse? O que é o Labirinto? Quem é Thomas?



É muito difícil falar de uma distopia sem soltar spoilers, ainda mais o primeiro de uma trilogia. Iria ressaltar alguns pontos positivos, onde podemos ver que se o autor souber amarrar o enredo, teremos um grande história. Temos já um pontapé brilhante,  e percebemos logo nas primeiras páginas. Com um domínio próprio do universo criado — temos palavras sendo criadas, gírias usadas, termos diferenciados, trabalhos adaptados ao que eles vivem — nota-se uma importância em primeiramente conhecê-los. Teremos uma demora na narrativa relacionada aos acontecimentos e reviravoltas, justamente por tentar fazer-nos entender o que é tudo.

E a partir daí, ao mesmo tempo que continuamos conhecendo o local com o Thomas, seremos surpreendidos junto com ele quando começar a surgir os acontecimentos. Vai ser uma leitura fluída a quem conseguir captar e se interessar pelos assuntos abordados, além de fazer-nos levantar vários questionamentos. Teremos muitas perguntas e poucos respostas, e foi um recurso fundamental usado. Vamos ser instigados a querer mais, a saber mais e entender.

"A sua perda de memória era estranha. Conseguia se lembrar de muita coisa da vida, porém faltavam os dados específicos, os rostos, os nomes. Como um livro intacto, mas em que faltasse uma palavra a cada dez, tornando a leitura cansativa e confusa." pág. 17 

Dos personagens, que será um grupo grande, os que se destacam em minha opinião, são dois: Minho e Thomas. Acho que os dois irão ter um crescimento e evolução enorme pela frente. É um grupo diversificado, em que captaremos as diferenças, onde eles mesmos são opostos, entretanto que também dá uma abertura maior para qualquer leitor se identificar. Fiquei meio triste em não ter apego ao Newt, que apesar da importância no livro, no filme tem uma aparição maior. 

O final é onde chegaremos ao topo da surpresa. Após algumas cenas que muda bastante o rumo das coisas, temos um epílogo que te deixará de queixo caído e te explica que quase tudo que você venha a saber pode ser mentira, além de trazer uma morte que vai abalar bastante as coisas. É angustiante e instigante você, assim como o personagem principal, querer saber o que é verdade. O que é isso tudo?!



Confesso que não é uma narrativa para todos. Eu mesma demorei a engrenar na obra porque tenho problemas com pontos de vistas em 3° pessoa e no momento inicial só surge dúvidas. Por conhecer o gênero, sei que ao passar essa barreira temos uma avalanche de informações contudo, quem não conhece fica tentado à desistir. Não desistam! É um dos melhores exemplares do gênero.

Quando fazemos a comparação do volume com o filme, ficaremos surpresos em ver diferenças nítidas. Tanto físicas — acho correto porque algumas coisas são difíceis de transpassar para as telas — quanto das ações. Neste segundo ponto é tão visível a diferenciação que pode incomodar, só que ao meu ver não anula nenhum dos dois. Tanto a adaptação quanto o original tem suas qualidades. Particularmente gosto dos dois, principalmente do filme por me ter feito conhecer esse universo.

"— Pense nisso. As nossas lembranças são apagadas. Vivemos num lugar que parece não ter saída, cercado por guardas monstruosos sedentos de sangue. Não lhe parece algum tipo de prisão?" pág. 75

Na parte física gosto bastante da capa e o único problema é que minha edição é sem orelha — por fazer parte de um box. Então especificamente neste formato, acho que a diagramação é muito próxima da lombada, fazendo com que eu tenha que ler quase fechado a brochura para não quebrar a mesma. É horrível e acabou que uma hora optei por ler no Kindle. Não sei como é a edição "normal", mas acredito que seja melhor. Não encontrei nenhum erro ortográfico e de concordância na maneira geral.

Como foi algo não esperado ler o mesmo — o que já vem acontecendo comigo tem um tempo — não sei quando pretendo pegar o segundo pois o final deixado te faz querer o próximo urgente, só que me falta tempo. Foi bom voltar a distopias, o que confesso que estava sentindo falta. Espero que os próximos mantenham o mesmo nível que este. E vocês, já leram Maze Runner? Ou viram o filme? Deixa nos comentários!

26 comentários :

  1. Oi Carol, eu apenas assisti aos filmes e me arrependi tanto sabe de não ter lido antes as obras, pois está incrível mesmo menina, ótima resenha e futuramente irei ler com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, não li o livro ainda, mas quero. Aliás, nem o filme eu vi. Em relação a comparação entre filme e livro, até entendo que haja diferenças, mas não gosto quando mudam as características dos personagens ou mesmo o ponto central da trama.
    bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi! Ainda não li o livro nem assisti ao filme, mas quero muito.
    Sua resenha me despertou ainda mais o interesse, porque até então não havia lido nenhuma resenha também, e como fanática por distopias estou encantada.
    Já fiquei curiosa para saber o porquê dos personagens serem enviados para esse lugar estranho sem lembrar de nada. Gosto bastante de tramas com mistérios assim. Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu nao li nenhum dos livros dessa série e sinceramente não tenho muita vontade de lê-los não. Sou fã do gênero mas acho que fiquei bem saturada pelo sucesso e a quantidade de resenha que li rsrs. Passarei a sua dica de hoje. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Que bom que o livro te agradou, certamente também vai me agradar. Eu achei a proposta bem original de ter só meninos e aparecer uma menina do nada. Também acho interessante a ideia de um labirinto e tudo o mais. Eu facilmente mergulho em narrativas em terceira pessoa, então provavelmente irei gostar do livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito fã de distopias, mas confesso que essa me convenceu. Ando doida pra ler e cada resenha que vejo fico mais afim. Apesar de algumas críticas negativas, acho que o conjunto vale a aposta!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Tenho muita vontade de investir na leitura desse livro, sua resenha me deixou ainda mais empolgada, pois gostei bastante dos filmes e acho que o livro por ser mais completo deve ser excelente.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Primeira vez que vejo uma resenha desse livro, tava querendo ler mas não sabia se valia a pena. Agora vou lê-lo.

    Beijos
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    também adoro distopias, tanto que teve uma época que este era o único gênero que eu realmente queria ler (tudo começou com Jogos Vorazes... kkk). Já assisti a este filme, mas não fiquei tão tentada a ler o livro. Creio que se eu tiver uma chance ainda o lerei, mas por enquanto está na lista de espera. hihi
    Adorei saber que você gostou do livro e da adaptação, acho muito chato quando os fãs ficam bravos com os filmes, afinal, adaptações nunca são fieis. Obvio que quando mais próximo, melhor, mas as vezes é legal ter dois pontos de vista da mesma história. rs

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  10. Hey, Carol!

    Eu já li esse livro há uns 2 anos e também gostei bastante.
    Quando acabei, também fiquei querendo ler o seguinte urgentemente mas, apesar de já ter o restante dos livros aqui, fui adiando a leitura e acabou que não li até hoje! rs.
    Mas ainda quero muito continuar lendo.
    Um dia eu termino essa série. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Que bom que te conquistou de forma inesperada, livro bom é assim. ‘É muito difícil falar de uma distopia sem soltar spoilers’ não tenho forças para discordar. Eita, você vai esperar para pegar o segundo? Não consigo.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carol!
    Eu adoro esse livro! Uma das minhas distopias favoritas. Mas confesso que a qualidade dos próximos volumes da série é inferior a desse.
    Eu fiquei um poco decepcionada com o final de tudo!
    Gosto muito dos filmes apesar de ter uma pegada um pouco mais diferente!
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Oie! Tudo bem?

    Acredita que até hoje só li esse livro!? Sim, eu amei essa história mas não consegui comprar os outros livros e fiquei só por ele, mas em compensação já assisti aos filmes tanto desse quanto do segundo kkk Peguei uns spoiler, mas valeu para saciar a curiosidade!

    Bjss, e vem participar do nosso Sorteio do Desapego, serão três ganhadores não perca a oportunidade: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  14. Carol, já ouvi falar muito dos livros e dos filmes, mas nunca me interessei em ler.
    Não sou adepta de distopia, logo elas não me chamam atenção, mas parece ser uma boa narrativa para quem gosta do estilo.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Carol!
    Amo esse livro! Já li até o segundo e tudo só fica mais frenético! rsrs... O final é realmente intrigante, né? Arranja tempo e lê logo o segundo! o/
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi tudo bem? eu simplesmente adoro os livros do Maze Runner, parabéns adorei sua resenha. Já li os três primeiros livros da saga. Parabéns pelo blog adorei muito. Aguarde novas visitas.

    ResponderExcluir
  17. Oie
    é muito raro eu começar a ler uma série e sinceramente nunca tive curiosidade me ler Maze runner mas ainda assim vi o filme e gostei do enredo mas não sei se lendo me daria bem. Mesmo assim boa dica e resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oii,

    Olha apesar de muito elogiada essa é uma série que não tenho interesse em ler. Nem mesmo quando ela saiu por aqui e foi um boom.
    Gosto de distopias, mas é um gênero que por sua formula bem repetitiva, tenho dado um tempo.
    Acho também que é um livro de desenvolvimento lento e estou fugindo de livros assim.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  19. Olá tudo bem? Adorei sua resenha e opinião, já vi o filme e ainda desejo ler o livro, beijos!

    ResponderExcluir
  20. oie, não curto muito distopias, mas ouço infinitos elogios para essa série. gostei de saber que é um livro que instiga e com um final que deixa o leitor ávido pelo próximo, gosto dessas histórias que trazem possíveis reviravoltas.

    ResponderExcluir
  21. Olá Carol, eu morro de vontade de ler essa série e pela sua resenha o enredo parece estar bem legal *-*

    ResponderExcluir
  22. Oi!!
    Eu li o primeiro e segundo livro e pretendo ler os outros esse ano ainda, eu amei essa série e vou te dizer o segundo livro pra mim foi ainda melhor que o primeiro.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  23. Olá! Já fiquei curiosa em realizar a leitura do livro. Gosto bastante de histórias com essa temática. Vou anotar a indicação. Muito boa sua resenha. super bjoo

    ResponderExcluir
  24. Nunca tive muito interesse na leitura dos livros de maze runner, nem os filmes eu vi. Então vou passar a dica de leitura.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    Eu já assisti o primeiro filme da saga e amei, quero muito assistir o segundo e fazer a leitura do livro. Sou fascinado pela história e adorei a sua resenha, foi muito motivadora para mim. Muito obrigado! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  26. Olá.

    Sou doida para ler esse livro, mas fiquei com um pé atrás pois dizem que o final da saga é meio borocochô rsrsrrs Eu assisti o filme e amei muito! Fico feliz que você tenha gostado e espero ler em breve!

    Bjs

    ResponderExcluir