30 de ago de 2017

[Resenha] 31 Contos Assombrados

Livro: 31 Contos Assombrados
Autor: Vários, organizado por Dêner B. Lopes
Editora: Rouxinol Editora
Páginas: 245
Gênero: Terror/Sobrenatural
Nota: 5/5
*exemplar cedido pela editora*
Sinopse: "31 contos assombrados”, se trata de uma antologia especial para o Halloween, que foi organizada pelo autor Dêner B. Lopes, escritor do livro Cidades-Mortas. De acordo com Luh Celestty autora de "Sombras do Passado": é um excelente sugestão para quem gosta de histórias e terror e sobrenatural. 31 Contos Assombrados te faz encarar o lado mais obscuro que existe na humanidade, o mais sombrio do mundo sobrenatural e o mais inconsciente de nossa própria consciência. Fez-me refletir sobre a linha tênue que existe entre a loucura e a sanidade, o real e o imaginário."

A maior parte dos contos trazem histórias de terror, suspense e sobrenatural. Temos desde zumbis, monstros, sonhos à pesadelos, mortes e brigas. Aquele terror psicológico predomina bastante na maioria das histórias. Alguns textos ainda trazem uma reflexão sobre nossos medos e como projetamos esse medo em nossa mente e sonhos.  

Foi uma grande e deliciosa surpresa ler os 31 Contos Assombrados, desejei muitas vezes que alguns contos ali tivessem uma continuação e um livro só para eles de tão bom que foi a narrativa e construção da história. Sendo super fã desse gênero não me decepcionou em nada, desde a escolha da capa, tamanho das letras e diagramação. Aquele toque que deram das capas negras iniciando cada conto foi muito legal e combinou com toda atmosfera do livro.


Cada conto possui sua singularidade e os autores mostram um pouco de si, e você vai conhecendo mesmo que um pouquinho de cada um. Outro ponto positivo foi ler somente contos de autores nacionais e muitos deles tiveram seus primeiros contos publicados nesse livro. Ótima chance para quem busca conhecer um pouco do mercado nacional e das novas revelações que está vindo por aí. 

Os contos que mais gostei e se destacaram no meu olhar foram: “Aquela que não viveu”, escrito por Davi Tito Prima, que nos apresenta a história de Amanda e como ela acaba sendo atormentada por um aborto que fez no passado; “Cova Rasa”, escrito por de Claudia Mina, nos mostra como nossa mente é poderosa ao enganar mediante a um trauma; “Eu sou o mal”, escrito por Ulisses Alves, ótimo conto sobre arrependimento e vingança; “Lorrayne”, escrito por Fábio Magalhães, se trata de uma jovem assassinada pelo padrasto e que acaba virando uma lenda; “Noite de Chuva”, escrito por Camila Villalba, história de uma jovem atacada ao passar a noite sozinha. E o meu favorito foi “O enterro de Lúcia”, escrito por Edson Germinio, como sou meio claustrofóbica, a ideia de ser enterrada viva meio que mexeu comigo.

"E foi assim que eu descobri que arrependimento mata. Primeiro o corpo, e depois, a alma." Pág 128

Se você gosta desse gênero e de história sinistras que vão mexer com seu psicológico, 31 Contos Assombrados é uma leitura ideal. E se você ainda não tem uma familiaridade com esse tipo de gênero, super recomendo pois são contos pequenos e que mescla diferentes temas do sobrenatural que vai com certeza de agradar (ou assombrar seus sonhos). 

E vocês, leriam ou leram esse livro? O que acharam da proposta? Deixa nos comentários!

15 comentários :

  1. Oi tudo bem?
    Infelizmente a dica de hoje não me chamou a atenção e eu vou deixar passar acredito que a leitura desses contos não me agradaria por não gostar de nenhum dos gêneros que vão ser apresentados.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiee Débora ^^
    Gente, que capa linda!
    Confesso que não sou muito fã de histórias sobrenaturais, e menos ainda das que beiram o "terror" e que mexem com o psicológico da gente, nos fazendo andar rezando pela casa de noite...haha' mas fiquei bastante curiosa para ler este livro, principalmente tendo em vista que você gostou tanto. E como são contos, acho que dá para ler um e só ler o outro depois que se recuperar, né? kkkkk'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  3. Que foto mais linda. Sabe que eu não comprei este livro por medo kkkkk. Tenho medo de tudo de terror. Mas parece ser um livro muito bom.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Débora
    Confesso que não conhecia o livro, mas apesar de ser um gênero que não estou acostumada, gostei da dica.
    Como você disse que são contos pequenos, acho que arriscaria a leitura. Boa dica.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito desse tipo de leitura, mas amei conhecer um pouco mais sobre o livro através do seu post!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, porém acho que eu iria gostar de ler, mesmo não sendo o meu gênero kkkkkk, amei a dica.

    Adorei o blog, um beijo

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Débora.

    Eu não conhecia este livros de contos e fiquei bastante interessada nele. Ainda mais sabendo que as histórias contém aquele terror psicológico. Adoro esse tipo de terror. Dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Infelizmente não sou fã desse tipo de literatura, mas vou manter a mente aberta, então, quem sabe?! Obrigada pela dica!

    ~ Blog Compulsivamente Literária

    ResponderExcluir
  9. Oi, Tudo bom?
    Eu amei esse livro, quero muito poder ler, sou apaixonada por conto, por isso já fiquei bem curiosa, e achei sua resenha ótima.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  10. Amo contos de terror!!!
    Não conhecia o livro e já quero conhecer pra ontem!!!
    Adorei sua resenha e a dica!!! <3

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Nosaaaa! Que fotos maravilhosas! E esse livro parece ser tudo de bom!

    "E foi assim que eu descobri que arrependimento mata. Primeiro o corpo, e depois, a alma."

    Amei essa parte, estou super curiosa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Faz um tempinho que não leio antologias, essas de terror geralmente me enchem os olhos, quando é nacional então eu fico louca para ler.
    Essa eu não conhecia, mas já anotei a dica ^^
    O grande lance com contos é que quando é muito bom queremos mais da história e desejamos um romance sobre... Te entendo bem.
    Enfim, parabéns pela resenha e obrigada pela dica ^^

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Confesso que o gênero não é um dos meus preferidos porque sempre leio mais de noite e aí sou um pouco medrosa também.
    Mas a premissa é bem interessante e a capa muito bonita e chamativa.
    Acho que arriscaria sim a leitura hein...

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  14. Oiiii, terror definitivamente não é o meu estilo, mas estou apaixonada por essa capa!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Terror não é o meu gênero favorito, mas gostei bastante da sua dica, parece ser bem interessante. Além disso, a capa é maravilhosa!
    Beijo

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)