13 de ago de 2017

[Bienal do Livro Rio] Autógrafos e senhas

Vamos a mais uma postagem do Especial Bienal do Livro Rio? Dessa vez iremos falar de uma assunto também bem importante: autógrafos. Todos os anos sempre vem autores internacionais que geram disputas enormes por senhas, e em 2017 não será diferente! Dentre eles temos a Victoria Schwab, Abbi Glines, Leisa Rayven, Karin Slaughter e muito mais.

Para conseguir o autógrafo, a Bienal possui um esquema especial de entrega: os autores que farão a sessão pela empresa Bienal e não pela editora, fazem com que busquemos a senha numa Central. Ela geralmente fica localizada perto do local que será o autógrafo e essa senha, geralmente é uma pulseira colocada na hora, dá acesso a área em que o autor autografará e o seu sonhado autógrafo.

Porém para conquistá-lá e por causa da grande quantidade de pessoas que também querem, o único modo é um pouco disputa mesmo. Vai algumas dicas:

1. ESTUDE O MAPA DO LOCAL E PLANEJE-SE.


Parece absurdo, mas não é. Muitas pessoas se perdem, ficam perguntando onde que pega a senha, e minutos é o divisor de águas entre conseguir ou não. Minha recomendação para quem pode e nunca foi, é ir um dia antes da sessão para conhecer o local. Saiba onde vai distribuir, onde vai ser o autógrafo, qual distância é maior ou menor. Os mínimos detalhes sempre fazem a diferença. Quem não puder, analise o mapa, veja onde está os estandes/Central para se perder o mínimo possível.

2. CHEGUE CEDO!


Infelizmente é necessário: chegar cedo. Como são filas e mais filas, chegar cedo já ajuda você vencer a primeira barreira que é: estar a frente dos outros. Entretanto, já vi casos de pessoas que madrugam/chega cedo e não conseguem justamente por causa da correria. Que horas? Ai dependerá o quão disponível você pode, e que horas a Bienal abrirá no dia. Minha recomendação é no mínimo 3/2 horas antes.

3. PERNAS PARA QUE TE QUERO.


Assim que abrir o portão, e sua entrada estiver validada, CORRA. São geralmente 400 senhas, o que não considero muito para o porte que a feira é, então qualquer minuto conta. Não seria a coisa mais certa a fazer, só que o sistema arcaico de entrega sempre nos obriga a isso. Conheço amigas que já caíram, se machucaram e tudo mais, então só faça isso se tiver total certeza que não irá se prejudicar! Sei que é o autógrafo do sonho, contudo ele não vale mais que sua vida. A Bienal do Livro do Rio é a campeã em ter confusão, e para não tornar isso um pesadelo, vá com a total certeza do que pode acontecer.

3. PEGOU A SENHA? SEJA FELIZ!


Conseguiu a senha? Então é só aguardar ali mesmo que o pessoal te indicará onde será a sessão de autógrafo e seja feliz. Viva esse momento porque você praticamente passou uma guerra para conseguir!

Lembrando de algumas dicas que já dei antes — Guia de Sobrevivência da Bienal — também é válido para cá:
  • Vá de Mochila: na hora da correria é uma mão na roda por causa dos livros que levará.
  • Garrafa d'água: após correr você sentirá cansaço, então BEBA água.
  • Vá de tênis: importantíssimo por favor! Nada de correr de rasteirinha, sandália ou algo parecido. As chances de arrebentar são altas além de que pode machucar.
  • Roupa confortável: novamente, você não irá querer correr de saia ou uma legging que fica caindo. O mais certo é calça ou short.
  • Compre ingresso antecipado: até você enfrentar a fila de compras na hora e depois entrar, é 100% certeza de não conseguir.
A programação completa da Bienal para saber quem vai, qual o horário está toda aqui. Confiram e estejam preparados.

Essas são algumas dicas que uso para também conseguir os autógrafos, e até hoje deram certo. Espero que ajude quem precisar! Domingo que vem teremos mais um especial que falará de Compras na Bienal. Como achar o livro mais barato, quando é melhor comprar e muito mais. Não percam!

Já fizeram peripécias para conseguir autógrafo? Tem algum que se tornou inesquecível por causa disso? Acha as dicas válidas? Deixa nos comentários!


2 comentários :

  1. Oie

    Seu post me deixou nervosa aqui.Certo ,não vai ser esse ano o ano da minha tão sonhada Bienal, mas estou planejando aqui um jeito de chegar cedo.
    Na Bienal rola aquela turma acampando na frente do prédio esperando o inicio do evento por dias?Não estou querendo ficar sozinha lá.😰

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, última coisa que indico é dormir ou acampar em frente. O local é bastante perigoso e fica bem deserto. Chegue cedo, marque com uma amiga, mas passar um dia para outro é bem furada, confesso. Fica nervosa não, é assim mesmo mas no final dá tudo certo (; É só seguir as dicas haha
      Beijos!

      Excluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)