22 de jul de 2017

[Resenha] Percy Jackson e Os Olimpianos, A Batalha do Labirinto

Livro: Percy Jackson e Os Olimpianos, A Batalha do Labirinto #4
Série: Percy Jackson e Os Olimpianos
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 367
Gênero: Fantasia/Infanto-Juvenil

Nota:4/5
"Em O ladrão de raios, Percy Jackson, o menino que aos doze anos descobre que é um semideus, filho de Poseidon, precisa impedir uma guerra entre os deuses que destruiria a civilização ocidental; em O Mar de Monstros, ele e os amigos se envolvem em uma perigosa aventura para defender o acampamento dos semideuses; em A maldição do titã, Percy descobre que o Senhor dos Titãs despertou e está disposto a destruir a humanidade; em A batalha do Labirinto, o semideus vai combater o perigoso titã no temido Labirinto de Dédalo; e em O último olimpiano, Percy tem que lidar não só com o exército de Cronos, mas também com a chegada de seu décimo sexto aniversário — e, assim, com a profecia que determinará seu destino." 

A Batalha do Labirinto, quarto e penúltimo livro da série Percy Jackson me surpreendeu de forma bem positiva. Novamente com um menino mais maduro —  o que eu venho ressaltando à bastante tempo — somado a uma aventura deliciosa de ler, com certeza é meio difícil de não gostar. Entrou para os meus favoritos da saga.

Perseu Jackson já com 14 anos inicia mais um ano letivo em já em outra enrascada. Sendo culpado por colocar fogo na sua nova escola onde tinha monstros atrás dele, e que o namorado da sua mãe é professor, ele irá se deparar com uma pessoa que não lhe é estranha. Tendo que fugir para o acampamento meio-sangue após a tragédia escolar, ele descobrirá que o local pode estar em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, está cada vez mais forte e a batalha contra o Olimpo se aproxima. Para tentar impedir que isso ocorra, ele junto de Annabeth, Groover e Tyson, acabarão indo para o Labirinto de Dédalo, onde terão altas aventuras e algumas descobertas. O tempo cada vez mais se esgota para eles.



Com um dos melhores desenvolvimentos que o autor poderia fazer, chegamos a um momento crucial da história por inteiro. Com uma profecia em mãos, com mais um duelo a ser realizado estre Cronos versus Percy, o labirinto com certeza foi uma das melhores escolhas de local. Cheio de surpresas e podendo ser muito bem explorado na mitologia grega, é uma leitura bem fluida justamente por saber usar os elementos que tinha.

Fiquei bem chocada com as reviravoltas que foram embutidas, além de ter sido bem colocadas como um todo. A entrada de mais um personagem importantíssimo que pode mudar o rumo de tudo, o andamento da guerra que está para implodir, as sutilezas do romance que está para nascer também bem situadas, fizeram a narrativa  ser interessante. E talvez com esses pontos, me dão argumentos para falar que não era necessário o segundo nem o terceiro volume. Por mais que ame Mar de Monstros, tivemos um alongamento que sinceramente teve mais peripécias do que peças fundamentais para o quebra-cabeça todo que é a guerra contra Cronos.

"Ainda me sentia atordoado, como se a desaceleração do tempo provocada por Cronos tivesse afetado meu cérebro. Eu simplesmente não conseguia compreender o que vira. Cronos estava vivo. Armado. E o fim do mundo, provavelmente, estava próximo." pág. 315

Dos personagens principais podemos destacar a evolução de personalidade e caráter, o que é ótimo e acho bem situado porque acompanhamos eles durante um tempo da adolescência. O público maior que também são os leitores dessas idades, também consegue captar isso, então de uma forma ou outra isso é válido. A entrada também de outros meninos, como o Nico, é bem vinda e deixa tudo com mais mistérios ainda envolta sobre o filho dos grandes Deuses que é falado na profecia central.

No geral é uma leitura fantástica. Ainda sinto às vezes algo semelhante a Harry Potter — é meio impossível não fazer a analogia, porque HP me conquistou bem antes — porém temos criatividade própria sendo colocada. Uma coisa que possa me fazer enjoar mais para frente é a "fórmula"de andamento da narrativa. Não existe muita caracterização diferenciada na forma de evolução dos acontecimentos, então não sei se arriscaria mais para frente alguma outra série do autor. Esperemos com o tempo.



Na parte física, esse é o que tem mais páginas até agora, em torno de 367, e a capa segue o padrão do box. Não gostei muito da forma como o labirinto foi retratado, preferindo a edição anterior, contudo ainda é aceitável pelo lombada junto com os outros. Na diagramação, temos também o padrão da editora, sem nenhum erro ortográfico ou de revisão e a narrativa é pelo ponto de vista do nosso garoto.

Nem acredito que estou chegando no final do #ProjetoPercyJackson. Está sendo uma ótima experiência que em Agosto irá terminar. Demorou a sair, em torno de 1 ano, e agora no final deslanchou. Enfim conheço a escrita do Rick Riordan. Fiquem de olho que a última resenha deve sair mês que vem. E vocês, já leram, tem vontade de ler os livros? Deixa nos comentários!

"— Percy Jackson — disse o deus. — Sei que você viu hoje. Conheço suas dúvidas. Mas eu lhe dou esta notícia: quando chegar a hora, você não será dominado pelo medo." pág. 322

26 comentários :

  1. Aaah, o Percy e cia. Acompanhei as histórias por tanto tempo, sofri tanto aguardando alguns lançamentos... Hoje, confesso que não sou muito mais atraído pelas narrativas do Riordan, mas Percy tem um lugarzinho especial na minha estante.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    O que dizer dessa série que é super badalada e você não leu e nem pretende lê-lá kkkk??. Antes eu tinha uma baixa curiosidade em ver o que essa obra trás, mas acabei passando o tempo e o interesse também passou kkk. Vi ainda os filmes, mas não posso comparar nada né, já que o filme é considerado uma bost*. Amo essa edição da Intrínseca. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiii linda tudo bem?
    Que linda essas suas fotos menina, eu tenho os livros do Riordan e de nenhuma maneira até hoje me senti interessada em realizar a leitura sabe, quem sabe antes eu tenha ficado bem animada, agora não me atraia mais tanto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Meu coração até chora de felicidade ao ler os nomes Percy Jackson e Rick Riordan. Mesmo sendo louca obcecada por Harry Potter, o Rick é meu autor favorito de todos os tempos. Acho que um dia se encontrar com ele, eu choro e desmaio.

    ResponderExcluir
  5. OI!!

    Parabéns pelo fim da jornada!! Se lesse o livro não sei se compararia com HP pq ainda não li nenhum dos dois, estou meia crua nesse sentido. Não me sinto cativada por essas coleções, claro já assisti os filmes e talvez esteja julgando um livro pela capa, todavia ainda não é o momento. A diagramação ser em lombada me agrada e da diagramação está perfeita também. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carool
    Eu não li os livros, só o filme na verdade. Confesso que não pretendo fazer a leitura, pois não é meu gênero favorito. Mas gosto de ver quando as pessoas curtem a leitura. É verdade que algumas continuações são um pouco desnecessárias, que pena que foi esse o caso, mas afinal foi uma boa leitura.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei a ler Percy Jackson, mas não conclui a leitura, apesar de gostar muito, acho um juvenil sensacional. Quero reorganizar logo isso me minha vida de leitora e concluir a série.

    ResponderExcluir
  8. Olá linda,

    Esse é o livro que menos gosto dessa série, porque achei bem fraquinho comparado ao próximo e ao anterior e não tem como comprar PJO e HP. J.K desenvolveu outro modelo de narrativa que se baseia na fantasia épica com amadurecimento dos personagens secundários e no livro final mostra o personagem principal evoluído e mais maduro. Aqui o autor já tem personagens amadurecidos, mas que vacilam quando são levados pelo seu lado humano.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Gosto bastante dos livros de Percy Jackson, é uma leitura gostosa de se fazer.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu não cheguei tão longe nessa série, li só até o segundo e, apesar de achar fofo, não tenho vontade de ler o resto, não me conquistou tanto quanto HP. Mas que bom que tu achou a leitura fantástica! Beijos <3

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Acabei nem lendo os livros, assisti ao filme e fiquei tão decepcionada que me brochou tanto que até perdi a vontade de ler.
    Uma pena que a formula dos livros do autor já te enjoou um pouco, mas espero que o autor te surpreenda.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Adoro quando a história tem reviravoltas e tenho a série aqui mas ainda não tive tempo para ler, espero conseguir fazer isso logo!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Estou pra começar essa série a séculos e nunca consigo dar o pontapé inical...
    Sua resenha me deu um Up pra dar inicio a essa saga!
    Adorei. Parabéns! e obrigado!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. oie, nunca li essa obra, mas não tenho muita vontade. Mas que bacana que depois de livros arrastados, esse acabou sendo uma leitura bem positiva e que o personagem está bem maduro. Bacana esse seu projeto percy, eu adoro novos projetos.

    ResponderExcluir
  15. Tenho um sério problema com o Rick haha, acho que ele usa uma fórmula só e isso tem rendido bastante dinheiro pra ele. Não sei de onde esse homem tira tanta ideia pra tanta história. Já li 3 livros da saga principal do Percy, mas depois perdi ointeresse.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Carol!
    Já li os primeiros livros da série e gostei muito de todo o universo criado pelo autor, principalmente o uso da mitologia na trama. Estou louca por esse box porque as minhas edições eram as econômicas e acho esse box lindo. Assim que der vou adquirir e ler os livros na sequência.

    Beijos,

    Rafa [blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  17. Olá! Ainda não li nenhum dos livros da saga, porque realmente não curto esse estilo, mas nunca deixaria de observar essas lindas capas! Que bom que é um livro cheio de reviravoltas e com um bom desenvolvimento! Sobre a analogia com HP, não posso comentar, pois também não li a série para comparar. Parabéns por estar ao final desse grande projeto de leitura.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Eu só li o primeiro da série, e preciso continuar a leitura!
    Acabei esperando para comprar os livros e no final, acabei deixando a leitura para depois. Preciso voltar a ler essa série.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Olá! Ainda não li essa coleção mas fico sempre curiosa quando vejo uma nova resenha. Gostei bastante. Tendo oportunidade, estarei lendo também em breve. Muito bom esse projeto de leitura, bjo

    ResponderExcluir
  20. Ahhh sou apaixonada por Percy Jackson <3
    Apesar de estar dando um tempinho no Rick... rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Pra quem gosta é um prato cheio essa série, mas ela não me chama a atenção, não é o gênero que me prende.

    ResponderExcluir
  22. Oiii!!

    Infelizmente não é meu estilo favorito mas eu sempre vejo a resenha para a obra elogiosas, o que me deixa feliz.
    Adorei saber que o projeto está sendo bom pra vc.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Ahh que legal esse projeto!
    Acho que é um otimo jeito de ler tudo e ainda com outras pessoas.
    Eu ainda nao li nada do autor, mas mta gente compara mesmo com HP e como HP é um dos melhores, eu acho que vou gostar mto desses livros.
    As capas sao lindas demais.

    ResponderExcluir
  24. Oie! Tudo bem?

    Já tentei ler os livros desse autor mas infelizmente eles não me descem, sla falta alguma coisa na narrativa e desenvolvimento das histórias que despertem meu interesse, mas não posso negar que são histórias bem interessantes mesmo!

    Bjss

    ResponderExcluir
  25. Um dia eu juro que vou terminar de ler essa série, de verdade. Eu gosto do universo de Percy, mas depois do segundo livro a leitura ficou bem pesada pra mim.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum livro dessa série e confesso que não tenho lá muita curiosidade, pois não sou muito fã desse gênero e fujo de séries, sabe? kkkk Mas gostei de saber um pouco sobre esse volume e que bom que ele te surpreendeu.

    Beijos :*

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)