18 de jul de 2017

[Resenha] Amor Imenso

Livro: Amor Imenso
Autora: Penelope Ward
Editora: Essência
Páginas: 272
Gênero: Romance/Erótico
Nota: 3.5/5
Desde garoto, Justin amava Amelia, que odiava Justin desde que ele se mudou para a casa vizinha à da sua avó, em Rhode Island. Não, nada disso. Amelia também amava Justin, mas um mal -entendido o fez pensar que a garota mais incrível do mundo não correspondia ao seu amor e, pior, o odiava. Os anos se seguiram, e os dois tomaram caminhos distintos até que o destino – e um empurrãozinho de Nana, avó de Amelia – os reuniu novamente na casa onde se conheceram quando eram adolescentes. Obrigados a compartilhar o mesmo espaço, Justin – que aparece na casa de praia de Nana com a namorada – e Amelia vivem como cão e gato. Orgulhosa, a princípio ela não dá o braço a torcer ao amor que sempre sentiu pelo vizinho e reluta o quanto pode contra os encantos de um Justin, agora, mais maduro e muito mais atraente. Será que ambos resistirão à paixão e ao desejo que os incita desde a adolescência?

Gosto bastante das história da Penelope, mas confesso que Amor Imenso não me prendeu tanto assim. Com um enredo bem mais dramático e mais detalhado que um outro livro dela publicado no BR — Meu Querido Meio Irmão — a história do casal ficou cheio de altos e baixos demais. Não foi uma das melhores leituras da autora.

Justin e Amélia se conhecem desde a adolescência. Criados praticamente juntos pela avó da menina chamada Nana, Amélia decide morar com seu pai após um desentendimento com seu melhor amigo sem dar muitas explicações. Vários anos após esse rompimento drástico, Nana morre deixando de herança uma casa para os dois dividirem.



Após o baque da notícia, Amélia não sabe mais o que pensar, mas mesmo assim decide passar suas férias na casa que lembra a pessoa mais querida da sua vida e que guarda várias lembranças da sua infância. Só que Justin também resolve ir passar as férias na casa e resolve levar sua nova namorada Jade. Ainda com rancor do que foi feito pela menina que considerava muito, esse encontro não será um dos melhores, e apesar de cada resposta malcriada que fala, Amélia retruca com a maior generosidade possível. Tendo que aprender a conviver juntos mais uma vez, os sentimentos até então adormecidos serão despertados e a vida que nem sempre é um filme com final feliz, trará surpresas e reviravoltas não esperada pelos dois. Será capaz desse amor, que sobreviveu décadas, ir à frente mesmo com as adversidades da vida? 

Confesso que fiz de tudo para que a história me prendesse, porém certos elementos usados em enredos considerados "clichês" não me agrada mesmo — e entramos muito em opinião pessoal. Já vi e li diversas resenhas em que falam que o livro excelente e os protagonistas ótimos, me fazendo talvez colocar grandes expectativas em algo que não iria me agradar desde o início.

"Passava das onze horas da noite. Justin estava exausto da viagem e cochilou. Bea também dormia. Eu ainda não tinha conseguido relaxar o suficiente para fechar os olhos. Não ficaria feliz enquanto não voltássemos para casa." pág. 248

Desde a sinopse já sentia que vários pontos poderiam não ser legais. A leitura só confirmou o que já esperava: Amélia é muito insegura, tomando decisões precipitadas movida a isso, tornando diversas cenas desnecessárias ao longo da narrativa; a atitude inicial de bad boy e no final demonstrando ser outra pessoa no Justin não funcionou de jeito nenhum; a trama central se alongou demais, ficou cansativo no meio da leitura você ver o casal sofrendo por coisas banais; e principalmente a química do casal não foi bem construída.

Faltou algo que desse liga e um clique para que o casal te conquistasse. Por mais que tenha as explicações de todos os acontecimentos, por mais que cenas passadas sejam colocadas para que você acompanhe o crescimento sentimental de ambos, faltou um quê. Com isso, as páginas do meio para o final tornam-se cansativas e sem necessidade de uma tal maneira que você se vê forçada a acabar.



Os pontos positivos irão com certeza para uma pequena personagem que irá aparecer mais frente, sintonizada nas melhores situações; ter a música situada na narrativa e na vida dos personagem; crescimento pessoal de ambos os protagonista, mostrando uma evolução de caráter principalmente; e a cena de epílogo que é LINDA. Ali que sinto uma química indiscutível, que mostra a ligação de um casal — e pena que foi literalmente na última página.

Quero lembrar e ressaltar novamente que AMO a escrita da autora. Sua outra obra é uma das minhas leituras favoritas do gênero, e aqui tive problemas pontuais. Não é que não recomendo para ninguém a leitura, até porque ela funciona com diversos públicos, contudo se houver identificação de gostos com o meu, talvez não recomende mesmo a compra do volume.

"A incapacidade de lidar com esse sentimento foi um fator de grande importância na minha decisão de ir embora e mudar o curso da nossa vida." pág. 47

Na parte física nunca vi um ator tão fiel ao que encontramos no conteúdo. Desde a tatuagem, até o cabelo e os olhos, percebe-se a preocupação desse espelhamento de personagem e caracterização. Na parte interna também, onde as quebras de capítulos são caracterizadas por uma parte com cercas farpadas — presente na tatuagem do Justin — além de ter uma diagramação limpa e simples, são satisfatórias. Temos alguns erros ortográficos e de concordância em algumas partes, todavia nada grave como um todo.

Claro que não desisti de ler nada dela, por isso já estou no aguardo do próximo livro que será lançado. Só que em certos momentos, não agrada e isso é mais do que bem vindo no mundo literário, afinal ele seria sem graça se todos tivessem opiniões iguais. E vocês, já leram o livro? O que acharam? Deixa nos comentários!

24 comentários :

  1. Oi tudo bem?
    Confesso que estava louca para ler esse livro mas a sua resenha me deixou com o pé atrás. Não gosto de casais cheios de mimimi exagerados sendo que a gente já sabe no que vai dar, irei ler mas não com tantas expectativas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia nem a autora, nem o livro rs. Acontece de às vezes um livro de um autor que gostamos nã ser tão bom quanto os outros, rs.

    Beijos Ariane
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, mas é tão chato qdo a leitura não nos prende né?
    Quando acontece isso comigo fico com a sensação de trabalho perdido! rs
    Tantos livros nas listinha de não lidos pra ler kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Oiii Ana tudo bem?
    Poxa, que pena que a leitura não te prendeu como tu desejavas, sempre acontece isso quando mais temos vontade de ler algo, adorei saber a sua opinião mesmo e suas fotos sempre ficam incríveis.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Uma pena que você não tenha gostado dessa leitura, bem, eu, já pela capa, imaginei que não me identificaria tanto assim com a história e foi babata! Como você disse que autora tem outros livros mais legais, vou procurar para conhecê-la melhor, porque essa história, sinceramente, não me cativou em nada.

    ResponderExcluir
  6. Quando eu vi a capa e li a sinopse me despertou vontade de ler o livro, mas a sua resenha me deixou com um pé atrás, mas quero conhecer a autora então achoque vou ler a sua outra obra.

    Beijos,
    Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Estava doida pra ler esse livro, pois tinha visto resenhas o classificando muito bem, mas agora, desanimei. Não gosto desse tipo de situação em que o casal sofre por besteira... sei lá... quem sabe eu tente no futuro. Otima resenha, parabens!
    Beijos,
    Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, é chato quando uma leitura não corresponde nossas expectativas, por isso é melhor começarmos a leitura sem esperar demais para podermos nos surpreender, quando vamos com muita expectativa acabamos nos decepcionando.

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto bastante do gênero, mas também já senti na sinopse que eu não ia gostar tanto assim do livro. Achei que não deve ter tantas surpresas e deve até ser meio previsível em certos pontos, mas eu não descarto a leitura. Por gostar do gênero eu acho que leria para passar o tempo.

    ResponderExcluir
  10. Oii
    Que pena que o livro foi uma decepção. Sei como se sente. Várias vezes já li resenhas lindas e maravilhosas de alguns livros e na hora de ler não encontrei o lindo e maravilho que tanto falavam. As vezes somos nós que não entramos no clima da história, mas no fundo acho que estou me tornando muito seletiva no que leio e parei de 'gostar de tudo' por assim dizer.
    Parabéns pela resenha sincera.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  11. Uma pena que desta vez o enredo não tenha te conquistado. Já li mesmo muitas resenhas positivas do livro, mas gostei de sua sinceridade, isso é importante.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem?
    Poxa que pena que a leitura não te prendeu do jeito que você imaginava. É horrível ter que abandonar leituras ou então ficar empurrando com a barriga até descobrir o final, mesmo não aguentando mais ler. Infelizmente o livro também não faz o meu gênero então vou deixar a dica passar.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, química que só aparece literalmente na última página é dureza... Esse livro desde o início não me atraiu, e sua resenha não é a primeira que leio em que é dito que ele não atingiu as expectativas, então não pretendo mesmo ler. Não sabia desse outro título publicado da autora, acho que vou preferir procurar por ele.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carool
    O que seria do amarelo se todos gostassem do verde, né?
    Eu estava curiosa por esse livro. Uma pena que teve pontos que não te agradaram, mas que afinal, não é uma leitura tão ruim assim. Quanto aos outros livros da autora, não posso dizer, pois não li.
    Gostei de saber sua opinião. Pretendo ler futuramente.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  15. Ah, é assim mesmo! As vezes tem um livro que não é tão bom quanto os demais do mesmo autor.
    Eu achei a premissa boa e fiquei mega curiosa em ler.
    Enfim, só lendo mesmo! huahuahua
    Gostei de sua resenha!! Parabéns!!
    Um grande beijo!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Com certeza, a graça é conferir a opinião de cada pessoa, sejam positivas ou negativas quando bem argumentadas (como a sua) devem ser respeitadas. Ainda não li nada da autora, mas já tinha lido várias resenhas positivas. Enfim foi ótimo conferir suas impressões e que pena que a autora não te agradou tanto qnt na outra leitura que vc fez dela.
    Sucesso nos próximos títulos.

    P.s. Aproveito para te convidar a participar do meu top comentarista plus. Passa lá no blog e confere do que se trata, acho que gostará de participar.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha, deu para entender bastante sobre o livro e entendo o que quer dizer, gosto de romances cheios de altos e baixos, mas não gosto quando a parte das brigas vem por motivos desnecessários, quero ser convencida de que teve um motivo sério para a discussão XD

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. Provavelmente eu serei o único homem aqui nesses comentários, hahaha, mas sério, eu juro que já tentei entender essas capas, mas não consigo aceitar. Tudo bem que as mulheres, ou até mesmo alguns caras, adorem esse tipo de literatura, mas sério, pra que essas capas com caras sedutores, na maioria das vezes como o mínimo de roupa. É apelação né.

    ResponderExcluir
  19. Que pena que o livro não teve o mesmo impacto positivo de outras leituras. Mas é assim mesmo, nem sempre o autor nos agrada com tudo que escreve, estou vivenciando isso com um autor que amo, mas o lançamento dele não foi essas coisas toda para mim, continuo amando, só não deu certo dessa vez.

    ResponderExcluir
  20. Oieeee, já ouvi muitos elogios a este livro e fiquei curiosa para saber se é essa coisa toda rsrs, porém sempre tem uma ou outra coisa que desagrada neh, que pena que não foi tão bom para vc.. mas ta na minha lista!

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Fico triste por saber que Amor Imenso não conseguiu te prender tanto quanto as outras obras da autora. Confesso que não fiz a leitura de nenhuma delas, mas tenho muita vontade por causa dos elogios que sempre vejo.
    Essa capa chama muito a minha atenção e a premissa também. Estou curiosa se ao fazer a leitura eu terei essa sensação de faltar algo também em relação ao casal.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  22. oi,
    Já li outras resenhas sobre o livro e todas eram falando bem sobre a história. Fiquei muito feliz com sua sinceridade. E é uma pena que o livro não tenha agradado tanto como os outros livros da autora.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  23. OI, quis muito ler esse livro, mas também me decepcionei um pouco e o que me fez gostar foi após essa nova personagem que surgiu rs Continuo fã da autora, aguardando novas publicações dela. Bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Confesso que esse livro não me chamou tanto a atenção, por isso, deixo a dica passar dessa vez. Adorei suas fotos! Ficaram lindas!

    Beijos

    ResponderExcluir