29 de mai de 2017

[Resenha] Percy Jackson, A Maldição do Titã

Livro: Percy Jackson, A Maldição do Titã #3
Série: Percy Jackon e os Olimpianos
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 336
Gênero: Fantasia
Nota: 4/5
Aguardado com ansiedade pela grande rede de fãs da série Percy Jackson e os Olimpianos, 'A Maldição do Titã' dá continuidade à elogiada combinação de mitologia, aventura e muita ação que se tornou sucesso entre o público jovem brasileiro. Com uma base de fãs-clubes que alimenta espontaneamente diversos blogs, sites e comunidades na internet, divulgando, discutindo e acompanhando os lançamentos, Percy Jackson e os Olimpianos ganha ainda mais projeção com a expectativa da chegada ao Brasil da adaptação cinematográfica de O Ladrão de Raios, primeiro livro da saga. Nesse terceiro livro da série, um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e os meios-sangues estarão frente a frente com o maior desafio de suas vidas: A Maldição do Titã.

Pega de surpresa com uma história que pensei que não ia gostar tanto, A Maldição do Titã trouxe reviravoltas que me fez ter mais empatia pelo que foi mostrado. Não conseguiu bater o segundo volume — O Mar de Monstros — que ainda é o meu favorito porém tem rumos bem interessantes que eu gostei. Acho que aos poucos estou sendo encantada pelo Rick Riordan.

Percy Jackson está em mais uma aventura pelo acampamento meio-sangue. Desta vez junto com Annabeth e Thalia, ele terá que ir a um internato atrás de dois meio-sangue que tem origem desconhecida. Porém como nada sai do jeito planejado, Cronos ainda está atrás dos meninos e fará de tudo para destruí-los. Além disso situações misteriosas estão acontecendo dando a entender que algo muito perigoso foi despertado.

"— O cheiro, minha senhora? Sim. Que cheiro? — perguntei. — Coisas que não caço há milênios estão se agitando murmurou Ártemis. —  Presas tão antigas que quase me esqueci delas." pág. 46

Tendo no meio do caminho raptos, aventuras e mais descobertas, Percy terá um dos seus maiores desafios pela frente, além de descobrir mais ainda sobre a profecia que por enquanto ainda recaí sobre ele.

Depois de conseguir a façanha de enrolar a leitura por um mês, consegui dar um ponto final neste terceiro volume e estou surpresa com o quanto gostei desse final. Da mesma maneira que os anteriores, dinâmico, com aventuras, momentos de tensões e tudo mais, nessa nova missão consegui me sentir mais conectada com o que acontecia. E isso tem nome e sobrenome: Perseu Jackson.



Aquele amadurecimento que estava faltando foi colocado. Sabemos que em O Ladrão de Raios temos um protagonista de 13 anos — o que eu achei uma idade muito equivocada — e não consegui suportar porque ele era um típico garoto irritante adequado com a adolescência. Por mais que não gostasse, não poderia reclamar do autor ter feito um personagem fiel a sua idade, afinal essa faixa etária é difícil. Entretanto isso estava me afastando a conseguir absorver o que ele queria passar. 

E aqui isso não ocorreu. Já vinha antes tendo momentos de simpatia com o Percy e estava esperando ter o momento click dele me conquistar. E pelas páginas finais isso ocorreu, me fazendo ter um outro olhar pelo enredo. Senti essa lealdade que ele tem pelos amigos, senti a confusão que a Annabeth faz com ele, esse "afastamento" do pai porque era semideus, o amor pela mãe, consegui entender quem ele é.

"— Não sei o quanto eles veem através da Névoa. Mas duvido que teria importância para eles se soubessem da verdade. Às vezes os mortais podem ser mais horríveis que os monstros." pág. 155

Ultrapassando essa barreira, foi muito mais fácil aceitar e deixar fluir as aventuras. Gostei bastante das reviravoltas que acontecem, dessa mitologia bem entranhada na trama — o que é magnifico — e principalmente o quão presa você consegue ficar querendo saber mais sobre o universo.

Confesso que esperava um pouco mais de resolução sobre a profecia central da história. O final me respondeu algumas dúvidas só que ainda tem pontas soltas demais. Espero que o autor consiga colocar as respostas nos dois últimos volumes sem que aconteça rápido demais ou se perca no caminho. Tenho altas expectativas do que esperar.



E assim consigo entender essa enxurrada de fãs que a série leva. Apesar de alguns momentos ver nuances de "fórmulas de escrita" presente, consigo identificar o porquê da série mover tanta gente. É uma ótima fantasia, com um ótimo pano de fundo, e quem gosta do gênero é difícil não querer não parar. Que venha então A Batalha do Labirinto.

Na parte física, revisão sem erros ortográficos, diagramação boa para leitura, espaçosa, e a capa seguindo o padrão do box. Ainda tenho uma paixão maior pela segunda capa, contudo vejo a quarte sendo bem bonita também. Narrativa em primeira pessoa pelo ponto de vista do Percy. O Projeto #LendoPJ deu uma atrasada de uns 2 meses, todavia acho que consigo terminar até o fim do ano. Fé no pai que a leitura sai HAHA.

"Levei a mão ao bolso e senti que Contracorrente estava ali de volta. Mas eu não podia lutar contra Atlas, nem mesmo com uma espada. E então um calafrio desceu pelas minhas costas. Lembrei-me das palavras da profecia: A Maldição do Titã um deve sustentar. Eu não podia esperar vencer Atlas. Mas havia alguém que talvez tivesse uma chance." pág. 273

E vocês, já leram Percy Jackson? Deixa nos comentários!

34 comentários :

  1. Percy não é a minha saga preferida, tanto que parei no primeiro livro. Mas lendo sua resenha, aguçou em mim a vontade de entender melhor e quem sabe eu entre nesse mundo tb....parabéns pela resenha
    thebestwordsbr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiiii tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, não sou nada ligada a Percy Jackson, tenho seus livros mas nunca consegui ler mesmo, acabava abandonando,lindas fotos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Gosto muito de Percy Jackson (Mitologia grega, quem não gosta?!), só acho que o autor devia enrolar menos. Mas a série é excelente num todo, só não simpatizei com o filme.

    ResponderExcluir
  4. Um dia eu vou terminar de ler os livros do Rick. Eu comecei a série do Percy, gostei, mas acabei abandonando na metade e mesmo os livros que vieram depois, eu acabei não me animando pra ler.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li os livros, mas gostei do filme. Tem livros que prefiro em filmes mesmo, os desse estilo é um bom exemplo!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem?

    Não consigo gostar dos livros desse autor, sou como a Luisa prefiro os filmes que os livros em si, não nego que para quem gosta do autor os livros são maravilhosos, mas para mim não funciona!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    Até hoje não li nenhum livro do Percy Jackson, acredita?
    Queria ler quando eu era mais nova, mas acabei enrolando e nunca mais pensei no assunto. Sei que a escrita do Rick é ótima, tanto que conquistou muitas pessoas. Acho que hoje não teria mais paciência para ler os livros, principalmente por você falar sobre a infantilidade do percy no começo.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Então, ainda não li nada do autor, mas tenho vontade de ler essa série. Não havia parado para pensar na personalidade do Percy e o que você diz realmente faz sentido, ele é apenas um jovem entrando na puberdade.
    O fato da série ter mitologia grega é bem legal, mas notei que há alguns "poréns", digamos assim, que você encontrou durante a leitura. Espero mesmo que o autor responda as pontas soltas nos últimos livros, pois é frustrante quando o escritor não responde essas questões.
    Dica anotada, espero entender bem o personagem tanto quanto você conseguiu durante a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito da saga de Percy Jackson, foi pra mim uma ótima surpresa!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nada da série do Percy Jackson. Meu contato com o Rick Riordan começou pela saga do Magnus Chase por motivo "se tem Loki, eu tô dentro". Assim que ele concluir esta série, embarco em PJ e resolvo esta pendência literária da minha lista. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Este é meu livro favorito da primeira saga do mundo de Percy Jackson.
    Ele tem um quê mais maduro, ao meu ver, uma vez que Percy e Annabeth estão crescendo. As reviravoltas me deram um gás na leitura que em menos de 24 horas eu li o livro todo. Tenho um carinho muio grande neste livro <3

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu gostei muito da saga, me entreguei a litura rs
    Só teve um volume mas não me recordo agora que achei um pouco massante , mas amei e adoro ouvir as críticas nada a ver comparando PJ coM HP, picuinhas de leitores rsss
    Eu não consigo lembrar mais da história por volumes só se ler a sinopse.
    Adorei ver aqui sobre a saga. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Apesar de achar as capas belíssimas eu nunca me interessei em conhecer a fundo a narrativa dessa série além dos filmes lançados.
    Suas considerações me fazem ver que é uma boa aventura pra se jogar. Quem sabe futuramente não embarque também.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  14. Que amor!!!
    Eu ainda não li os livros de PJ, mas morro de vontade. Eu vi apenas o filme e já me apaixonei, agora eu quero muito ler todos os livros dele. Adorei ler a sua resenha e conhecer mais sobre a obra.

    ResponderExcluir
  15. Ler a sua resenha me lembrou que eu preciso ler essa série. Vi os dois primeiros filmes e confesso que eles deixaram a desejar. Comprei os livros para ver se a história era melhor e sempre vou adiando a leitura. Quem saber agora depois dessa resenha eu animo.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem. Não li e não pretendo ler Percy tão cedo. Mas comprei os livros uns anos atras de presente para meu marido ler e ele gostou muito. Espero que eu consiga conquistar outros leitores através dele e Harry Potter. Haha. Ótimas leituras.

    ResponderExcluir
  17. Nunca li Percy Jackson! Acho que na época que lançou eu ainda era muito Team Harry Potter para adotar uma nova série de fantasia/magia/heróis infanto-juvenis. Aí o tempo foi passando e eu simplesmente nunca tive curiosidade pela série, acho que não me empolgaria tanto quanto poderia alguns anos atrás. Mesmo assim, acredito que sejam livros realmente bons! Tem muita gente que curte muito, e a sacada de usar mitologia grega é simplesmente genial!
    Sentimentaligrafia

    ResponderExcluir
  18. Oi, Carool! Eu ainda não li os livros, mas já assisti aos filmes e tenho muita curiosidade de ler a série porque os fãs do Percy dizem que os filmes não têm nada a ver hahaha. E pelo conteúdo da história que você mencionou na resenha, a série parece ser muito boa. Sem deixar de mencionar essas capas que são maravilhosas! Sua resenha está ótima, bjss!

    ResponderExcluir
  19. Já tem um bom tempo que li esta série, e adorei. No final de todos os livros, não fiquei com nenhuma dúvida, e espero que isso venha a acontecer com você.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  20. Olá tudo bem?
    Infelizmente a obra não despertou meu interesse, mas não pelo enredo em si, é porque não sou muito fã de fantasias e o único livro de mitologia misturado a fantasia que li foi Cristal que fala sobre a vida de Perséfone e que eu adorei. Quando peguei Pecry para ler, achei a leitura um pouco densa e então logo larguei, também não quis ver os filmes. Então vou deixar a dica passar.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  21. Oi Carol,
    Adoro a série Percy Jackson e Os Olimpianos, mas não consegui terminar Os Heróis do Olimpo. Achei a segunda série muito cópia da primeira. A mitologia de Percy Jackson é muito bacana e merece ser lido por leitores de todas as idades.
    Beijos,
    André || Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?

    Ainda não li os livros do Percy Jackson, apesar de ter uma série dele na estante. Não é meu gênero favorito, por isso estou enrolando muito pra ler. Como vi os filmes e gostei, acho que o livro vai ser tão bom quanto, pelos motivos óbvios. Quem sabe um dia, dou a oportunidade.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Laneh Martins

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu tenho muita curiosidade de ler Percy Jackson, mas sempre desanimo por causa dos filmes. Sei que os livros são melhores, mas ainda não superei o trauma hahaha.
    Fico feliz de saber que nesse livro os personagens estão mais maduros, porque deve ser difícil mesmo ter paciência com um protagonista de 13 anos, como é em O Ladrão de Raios. Outro ponto que gostei foi saber que é uma leitura dinâmica e com muita aventura.
    Adorei sua resenha e pretendo ler Percy Jackson algum dia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Apesar das várias opiniões positivas, Percy Jackson não é um personagem que me seduz, muito raramente me sinto conectada a uma história de fantasia. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  25. Apesar de ver um leque de pessoas comentando coisas boas sobre o livro e sobre o autor eu sinceramente não consigo me ver lendo ele, nem essa série nem a outra que ele lançou, não faz meu tipo. Na verdade eu ganhei esses livros e passei a frente, não era para mim. Adorei poder conferir sua resenha sincera, de ver que não lhe agradou tanto assim. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oie, confesso que nunca me interessei muito por essa série do percy, justamente por trazer um personagem adolescente. Mas a parte mitológica e de aventuras parece ser bastante interessante, tomara que o próximo volume te conquiste

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bem!?!? Que saudade do Percy Carol!! Pra você ter ideia quando eu li o Ultimo Olimpiano nem tinha data para sair no Brasil ainda rsrsrsrs, abafa!!!
    Adoro esse universo criado pelo Riordan, acho que é uma excelente fonte de introdução aos jovens e excelente entretenimento para os adultos.
    Adorei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Eu já li as duas séries e referente a primeira o terceiro livro é o meu favorito, pois é nele que aparece o personagem que adoro 😍
    Depois que você começa a ler.. não consegue não se apaixonar por essa saga *-*

    ~Um livro, por favor?

    ResponderExcluir
  29. Oie
    ai que saudade da época que eu lia percy, faz uns anos mas tenho vontade de reler por ter feito parte de uma época legal da minha vida, adorei ver sua resenha, me deu uma nostalgia

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Carool, sua linda, tudo bem?
    Eu gosto muito dos livros do autor por causa da mitologia que é explorada. Que bom saber que o livro é cheio de aventura e muita ação que nos conecta ao texto. Estou louca para ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Já tive a oportunidade de ler esse livro e gostei muito da série inteira, então adorei saber que você gostou também! Espera que possa ler os próximos volumes logo em seguida, para não perder a magia!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Cometi um erro grave, vi o filme antes de ler o livro é isso me tirou completamente a vontade de lê-lo. Sei que o pessoal ama os livros, e elogiam demais toda a saga, mas não consigo me ver lendo. :,(

    ResponderExcluir
  33. Olá,

    Eu sou suspeita para falar, pois gosto muito dos livros do Rick Riordan. Percy Jackson para mim é excelente e esse livro é incrível também, fico feliz que você esteja apreciando a leitura.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  34. Uma das melhores sagas, com as piores adaptações pro cinema

    ResponderExcluir