22 de fev de 2017

[Resenha] Phantasia

Livro: Phantasia 
Autor: Vários, organizado por Dêner B. Lopes
Editora: Rouxinol Editora
Páginas: 360
Gênero: Fantasia
Nota: 5/5
Comprar: Livraria Rouxinol | Martins Fontes
*exemplar cedido pela editora*
Sinopse: "Uma explosão de loucura criativa, genialidade e autenticidade. Fantasias que revelam vários talentos e a magnitude da ficção" Alex Sens. "Phantasia traz uma série de contos que decerto não merecem ser apenas lidos em silêncio, mas declamados ao redor de uma fogueira." Marcelo Siqueira, coautor da Trilogia O Príncipe Gato. "Histórias e estilos diferentes, um conjunto completo de ação, magia, mistério e conflitos. Leituras envolventes e cativantes, que despertam a curiosidade e nos fazem refletir sobre nossos próprios valores" Camila Deus Dará, autora da trilogia Ninho de Fogo. "De leitura fluída e fácil, esses contos nos levam de vilarejos lúdicos a ruas mórbidas, de castelos a casas sci-fi, sempre nos reservando alguma surpresa nas linhas finais." Luiz Henrique Mazzaron, autor de Máscara. "Phantasia é uma síntese da literatura fantástica nacional. Essencial para compreender a produção deste gênero no Brasil", Tonny Ferraz, autor de O Artífice.

Foi muito bom ler essa antologia que nos traz 24 contos fantásticos. Podemos ver que a nossa literatura é riquíssima e deve ser explorada. Com um amplo leque de opções dentro do gênero, desde aventuras medievais, até os dias atuais com pequenos toques de magia, Phantasia é um livro que irá agradar todos que gostam — como o próprio título diz — de fantasia. 

Uma grata surpresa ao me deparar com tantos contos nacionais bons. Quando temos um volume que pode trazer uma ampla visão de um mesmo tema, esperamos encontrar altos e baixos na escrita ao decorrer da leitura. Mas aqui, isso não acontece. As pequenas histórias tem um andamento que te faz ler já com expectativas altas, e quando chegamos nas linhas finais de cada, temos as expectativas bem atendidas ou nos surpreendemos positivamente. E isso é bom porque o gênero pede, demanda isso, um olhar diferenciado, novas ideias e propostas. 


É também gratificante ver tantas vertentes sendo usadas. Não espere um conto ser repetido de maneira igual. Com finalidades diferentes, é aberto um novo olhar dentro do enredo escolhido. E eu mesmo gostando já da categoria, vi e li coisas novas que não esperava e que são muito bons. Ler situações repetitivas cansa, entretanto essa diferenciação fez com que tivesse mais vontade de ler o próximo, afinal não sabia o que poderia vir. 

E por incrível que pareça, apesar de amar narrativas medievais — e encontraremos várias aqui — os que mais me agradaram e me marcaram, foram os que passavam-se nos dias atuais. Utilizando-se de subterfúgios mágicos, vemos isso ser trazido para nossa realidade de uma forma magnífica. Dentre eles temos os contos: Não é Humor, Glitch, Monte Carmim e A Gruta Azul que mais destacaram-se no meu ver. Também um que se utilizou de alguns elementos de contos infantis, A Toca dos Chapéus, me conquistou. Literalmente tenho que tirar o meu chapéu para ele. 

"Em meio à minha loucura, ouvi um trovador dizer: — Vermelho é a cor da paixão, é a cor do amor, mas também é a cor da tragédia." pág. 178

São autores brilhantes, que fizeram com que esse volume fosse bem satisfatório, afinal autores nacionais escrevendo bem, mostra que nosso país tem muita coisa boa escondida por ai. É uma leitura rápida, pode-se ler os contos de forma separada, aos poucos ou de forma conjunta, que não te cansa. Mesmo com narrativas e escritas diferentes, temos um ritmo, uma cadência de fluidez em todo o decorrer. 

Na parte física, a capa é uma escolha ótima, adorei todos os detalhes colocados, a diagramação está boa junto com as folhas amareladas desenhadas no início de cada conto, além da parte final da folha ser também diferenciada. Gostei do que a editora fez na questão de apresentar um trecho de cada escritor, ou seja, conhecermos um pouco mais sobre eles, e a revisão contém alguns erros todavia que não atrapalha o entendimento nem a leitura. Em geral é um ótimo livro para adquirir e dar de presente.










Para a obra em geral dou nota 5 porque ele atende nosso mercado de leitor com perfeição. Serve para aqueles que querem começar no mundo fantástico e não sabe por onde, para aqueles que já gostam e querem algo inovador, e para aqueles que gostam de nacionais. 

E vocês, leriam ou leram esse livro? O que acharam da proposta? Deixa nos comentários!

35 comentários :

  1. Olá, tudo bem?
    Parabéns pela resenha, gostei muito da sua escrita! Clara e objetiva!
    Adoro fantasias, é meu gênero literário preferido! Não tenho um livro de contos.
    Parece lindo esse livro! Amei suas fotos!

    Continue assim! Sucesso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Legal! Temos que dar valor ao mercado nacional e aos nossos escritores. Irei conferir com certeza.

    Beijos
    Hugo,
    Raposa Cultural

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não gosto de fantasias, mas sua resenha ficou perfeita.
    Quem sabe mais pra frente eu leia este livro.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou o autor de A Gruta Azul. E fico muito feliz em ver meu conto sendo citado e por ter se destacado entre muitos outros magnificos (sei que sou suspeito a falar). Muito obrigado pela oportunidade em ser lido e por essa resenha maravilhosa. <3 <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, obrigado a você por me proporcionar essa ótima leitura. Foi uma prazer descobrir você e vários autores bons nessa antologia. Que venha mais sucesso pela frente para você <3
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Pra ser sincera não tenho vontade de ler o livro, não sou tão fã assim de fantasia, mas fico feliz que o livro tenha te agradado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Adoro contos e amo fantasias, então é lógico que a dica está mega anotada.
    Nossa 24 autores contando histórias em várias épocas, deve ser um livro bem variado e nada monótono.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carol! Não sou meeeega fã de fantasias, mas algumas histórias do gênero me conquistam. Gostei da ideia de um livro de contos de fantasia e mais ainda dele ser nacional. 24 contos? Olha quanta gente bacana temos por aqui, né?! Que bom que curtiu a leitura!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. Adoro contos, e apesar de não curtir fantasia, fiquei bem interessada em conhecer os autores! Tem tanta gente talentosa no mundo e, pra muitos, a antologia é o primeiro passo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu amooo fantasia e estou lendo muitos contos ultimamente.
    Amei saber que essa antologia é tão boa assim, me parece ser uma ótima leitura mesmo! Eu também fico muito feliz quando leio algo nacional com qualidade. Espero poder ler essa antologia em breve, tenho certeza que irei amar!! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  10. Oi Carool!
    Que show essa antologia! A rouxinol tem ahazzado!
    Ainda não li, mas quero, já que adoro fantasia :)
    O autor, Raphael Miguel, parceiro do meu blog, participa dessa antologia <3
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha! Ainda não conhecia este livro, mas já entrou para a minha listinha!

    Estou seguindo o blog!
    http://euliaeleio.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  12. Achei muito interessante os autores reunirem seus contos numa única obra. A capa ficou magnífica! Não sou muito de ler fantasia com aventuras medievais, mas a sua empolgação me deixou curiosa.

    Beijo,
    Cidália.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Carool
    Estou conhecendo bastante livros legais hoje que ainda não conhecia. Gosto de fantasias e contos, então é uma combinação perfeita. Ainda mais sabendo que são contos brasileiros. Adorei sua resenha positiva. COm certeza leria o livro.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carol ^^
    Mesmo não curtindo muito contos por conta das narrativas serem curtas e na maioria deixar o final em aberto super apoio essas antologias pois as mesmas dão oportunidade de novos autores finalmente terem uma história sua publicada fisicamente no mercado editorial brasileiro. Mas parece que isso é algo que alguns leitores não entendem e os atacam sem nem saber qual é finalidade, afinal, de uma antologia.
    Fico feliz em saber que mesmo o livro tendo somente uma temática os 24 (NOSSA!!!) autores selecionados conseguiram explorar diferentemente cada detalhe desse gênero vasto e deixar a sua marca.
    Tenho que confessar que fiquei na vontade de ler essa obra, viu.
    Parabéns pela resenha, Carol. ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. A capa e a diagramação desse livro, de acordo com as fotos são maravilhosos! Não curto muito o gênero, mas é uma ótima dica de livro e sua resenha ficou perfeita.

    ResponderExcluir
  16. Aaaah que demais, ultimamente estou adorando livros assim, de contos, que juntam bários autores e nos dá a chance de viajar por várias histórias. E se o autor que eu amo, Luiz Henrique Mazzaron, aprovou, então eu aprovo também kkk amei a resenha ♥️


    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu sou apaixonada por contos e se tratando de fantásticos fico mais apaixonada ainda.
    Não conhecia o livro e nem a editora, mas adorei a proposta e super leria.

    ResponderExcluir
  18. Gosto de contos, mas leio poucos sendo de fantasia, por isso este já chamou atenção por conta do tema envolvido. Valeu pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro mas não sou fã de fantasia, mesmo vc tendo falado tão bem dele e ele realmente parecer muito interessante, não me atraiu para a leitura! Parabéns pela sua resenha!

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Já tinha ouvido falar na antologia, mas é a primeira vez que leio uma resenha. Parece ser bem legal, inclusive, gostaria de ler sim, vou anotar na minha lista, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  21. apesar de preferir as ambientações medievais no gênero Fantasia, confesso que fiquei curiosa com as histórias que se passam nos dias atuais...

    essa capa tá lindissima... se tiver chance,com certeza lerei ^^
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  22. OIIII!!!

    Eu conhecia a obra mais não sabia muito sobre ele. Confesso que não é meu estilo favorito, então não faço questão de ler, mas fico feliz que tenha sido bem trabalhada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha. Eu não conhecia o livro mas como adoro fantasia e narrativas medievais, acho que vou gostar também :D Dica anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Parabéns a Editora pelo projeto do livro, eu adoro o gênero e já anotei a dica para prestigiar os autores, adorei as ilustrações que estão lindas. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e confesso que não sou muito fã de contos e nem de fantasia, logo não fiquei muito animada, sabe? Mas pela sua resenha deu para perceber que se trata de uma boa obra e por ser nacional é sempre bom dar uma chance, né? Por isso marquei a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Hello, tudo bem?
    Adoro conhcer novas obras e novos autores e está sendo uma surpresa conhecer o livro Phantasia.
    Ainda não tinha conhecimento dessa coletanea de historias e fiquei intriga.
    Gostei das partes que pontuou na resenha, realmente aguça mais a curiosidade da gente pra saber os rumos dos personagens e o desfecho das historias.
    A capa ficou bem legal.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  27. Oi,
    Não conhecia esse livro e amei a proposta da editora.
    Eu quase não leio livros nesse gênero, mas como você disse que seria uma boa leitura para iniciar.
    Adorei a resenha
    beijos
    daya

    ResponderExcluir
  28. Curioso a forma como o autor misturou um poucos os gêneros, ambientar medieval no atual deve ter sido complicado, mas se foi bem feito como você disse deve ser incrivel, queroo!

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Eu adoro contos, então fiquei bem instigada em ler esse livro, ainda mais por causa dessa mistura de gêneros que parece ter sido bem feita. Adorei essa sua dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Oie!
    Pra quem curte fantasia, eu acredito que seja um livro bem bacana, que já ele tem vários contos diferentes, onde o leitor poderá encontrar diversas histórias bacanas do mesmo gênero que ele curte.
    Eu não leio muito fantasia, contos então, é bem raro, somente de alguma série que eu já tenha lido e goste mesmo. :)

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    Conheço esse livro faz um tempinho e me interessei bastante pela capa, porém eu sabia só o básico do que se tratava. Gosto de contos, então parece ser uma obra bem interessante para ler! Espero ter logo a oportunidade para conhecer! Amo também o gênero fantasia e essa sua resenha linda só me fez desejar ainda mais esse lançamento da Rouxinol!

    Beijos,
    Lu - @justificou

    ResponderExcluir
  32. Amo contos mas nunca li nenhuma antalogia de contos brasileiros.Não sou muito puxada para a fantasia por isso penso que não leria o livro apesar dele parecer estar maravilhoso

    ResponderExcluir
  33. Não conhecia o livro mas por se tratar de contos não sei se me atrairia em um primeiro momento por conta das histórias curtinhas. Mas fico feliz que tenha te surpreendido positivamente e que a obra esteja tão bem feita.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  34. Oii, tudo bem?

    Não sou muito fã de fantasias assim e pegadas medievais, mas esta obra me pareceu bem gostosa de ser lida, por se tratar de contos!

    A Editora Rouxinol vem encantando cada vez mais os leitores. Anotarei a dica (:

    ResponderExcluir