3 de fev de 2017

Resenha - Divina Vingança

Livro: Divina Vingança #2
Série: O Clã das Freiras Assassinas
Autora: Robin Lafevers
Editora: V&R
Páginas: 390
Gênero: Romance/Fantasia/Medieval
Nota: 4/5
Sinopse: "Sybella nunca soube ao certo o que era amor. Não sem segunda intenções. Desde sua infância, ela teve de confiar em si mesma para conseguir sobreviver. Ao chegar no convento de Saint Mortain, Sybella recebe o refúgio de que tanto precisava, porém isso terá o seu preço. As irmãs, que servem ao deus da Morte, percebem que a garota tem atributos e que ela pode se tornar uma arma poderosa. Ela vive durante três anos no convento e é treinada para enfrentar quem quer seja. Sybella já não é mais uma garotinha inocente, e sabe disso. Agora é uma mulher madura e totalmente preparada, uma assassina experiente, que mata a quem merece e o faz por gosto e sem piedade. Nunca se arrepende de suas decisões. Pelo contrário, ela sabe onde se encontram seus pontos fortes e como usá-los para cumprir sua missão. Porém, ela é enviada de volta para o lugar onde passou sua infância, para espionar seu pai, o cruel D'Albret. Ela começa a se lembrar de coisas horríveis que aconteceram enquanto estava sob o domínio dele e decide compartilhar com Fera, quem, fora do convento, torna-se seu companheiro. Juntos eles redescobrem a confiança e o amor. Assim, Sybella caminha por uma teia complexa de vingança e ódio, em busca de seus traidores, que levam a marca do deus da Morte. Ambientado da França medieval, Divina Vingança é o segundo livro de O clã das freiras assassinas, uma trilogia de mulheres fortes em busca de seu próprio destino."

Com uma trama bem mais sombria, Divina Vingança nos trás a história de Sybella, uma das mulheres do Clã das Freiras Assassinas. Com um passado bastante obscuro, sua missão é ir para a cidade que D'Albret está e tentar interceptar os planos que ele tem contra a duquesa. O único problema é que além de ter que lidar com os planos da abadessa, a líder do Clã das freiras, ela terá que lidar com seus sentimentos sombrios, afinal D'Albret é seu pai e ela está voltando para casa.

Confesso que não esperava o enredo tomar esse rumos. Minhas suspeitas eram completamente diferentes, por isso quando cheguei nesse volume fui tomada de grandes surpresas. Aliás, a cada virada de páginas, seremos surpreendidos com o passado da nossa protagonista, muito cruel e muito sofrível, e com as descobertas que farão a narrativa se mover. A autora trabalhou aqui bem mais a carga de sentimentos e emoção porque a história necessitava. 



E com certeza o motivo de choque será a descoberta de um antigo personagem vivo. No volume antecessor temos uma vaga ideia de quem seria, por isso ver a ideia concretizada é bem satisfatório. E é a partir disso que teremos o romance envolvido. Não posso falar muito pois acho o momento dessa descoberta importante. Gostei bastante dessa conexão que a Robin fez na série de modo geral, que deixa mais contente aqueles que já tinham uma certa empatia com essa pessoa do primeiro volume. 

Mais uma vez temos presente a mistura ampla de gêneros. Romance, fundo medieval, aventura, fantasia e lutas estão presentes. Mais que o primeiro, afinal isso é da personalidade dos personagens principais daqui, temos constantes batalhas, mortes, e descrições destes de forma maior. É um prato cheio para aqueles que gostam das lutas bem descritas. 

"Olhei mais vez para os dois barões e me perguntei novamente porque Mortain os havia marcado para morrer, mas não D'Albret. Seus pecados e traições eram pequenas em comparação aos deles. Isso teria me feito questionar a própria existência de Mortain se eu não precisasse tão desesperadamente acreditar n'Ele. Pois, se Ele não era meu pai, então D'Albret era, e isso eu não poderia suportar." pág. 43

Como estava já supondo, o livro é uma continuidade e ao mesmo tempo não da trilogia. Em Perdão Mortal, temos o inicio do conteúdo e aqui a continuidade com pessoas diferentes narrando, ou seja, apesar dos casais serem diferentes, apesar da narrativa mudar de mão, temos uma cenário andando. Então o ponto final do primeiro deixa uma brecha para o início do segundo e por isso não aconselho a ler os exemplares fora de ordem ou misturadamente. É aconselhável seguir a ordem.

Um dos pontos mais positivos da obra é novamente essa conexão e lealdade do grupo que é formado. Ao mesmo tempo que os vemos agir sozinhos, o vínculo em vários momentos falam maior. Tanto dos dois principais, quanto todos estão junto. Um funcionamento quase mágico da equipe.



O ponto negativo talvez seja pela questão da leitura demorar a engrenar. Temos uma introdução um pouco longa - e entendida porque nossa segunda assassina tem uma vida bem conturbada - que faz demorar os acontecimentos aparecerem. E assim como a Robin fala na sua nota, é deixado um pouco de lado o âmbito político e histórico para a entrada da vida pessoal da Sybella. Para quem leu antecessor e esperava isso aparecer, pode frustrar um pouco. Porém, como a palavra deste é sobressalto, a mudança é boa.

Na parte física novamente tenho nada do que reclamar, capa belíssima, aveludada, com o nome traduzido do inglês. A diagramação e a revisão muito boa também, aparentemente com nenhum erro ortográfico. Assim como no outro temos detalhes  de desenho, neste caso um punhal, que dão um toque à mais de capricho. Também temos o mapa com as cidades citadas e a listagem com os personagens presentes. A justificativa da minha nota ser 4 é que não achei a nossa assassina tão cativante quanto Ismae. 

"Já eu...eu era uma pantera negra, que me movia sem ser vista entre sombras, silenciosa e mortal. Mas nós dois éramos grandes felinos, não éramos? E até coisas luminosas projetavam sombras, não?" pág. 151

Recomendo muito para quem gosta de fantasia com pitadas de outros gêneros e acontecimentos históricos medievais. Vai ser uma leitura prazerosa e um prato cheio. Não entrou para o ranking de séries favoritas , entretanto tem seu espaço garantido como obras excelentes. 

E vocês, já leram a série O Clã das Freiras Assassinas? Ou tem vontade? Deixa nos comentários.

32 comentários :

  1. Gente como assim??!? Clã de Freiras Assassinas? Super adorei isso. Não gosto muito de fantasias, mas fiquei bem curiosa com o livro. Como sou fã de história e ter um pouco disso no livro me deixa super animada.

    ResponderExcluir
  2. Olá ! menina que livro forte! eu nunca li nada parecido, quem sabe quando eu criar coragem, eu me arrisque a ler. Sabe sou frágil, sempre leio, antes de dormir e se leio algo impactante, acabo por ter pesadelos. bjs gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  3. Gente, alguém me explica porque só hoje já li 3 resenhas sobre essa série? É famosa e eu não conheço? Kkk e caramba eu amei muito a história, freiras assassinas, coisa inusitada é comigo mesmo! Já quero pra ontem pra ler kkk parabéns por tua resenha!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu ainda não li nenhum dos livros dessa trilogia, mas estou bem curiosa com a história.
    Pena que tenha alguns pontos que não gostou tanto da história, mas fiquei bem interessada na leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Menina, e esse título que a trilogia tem. kkkkkkkkkk Por aí já gostei, super criativo! haha
    Parece ser uma história envolvente e repleta de surpresas. Dica anotada!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Morro de vontade de ler, gosto de fantasia e esse parece ter suspense , mistério e um pé no sobrenatural. Vou ler ainda, tô namorando faz um tempo essa série!

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    EU não conhecia a obra e fiquei animada para ler. Claro que saber que ela demora um pouco para engrenar acaba me atrapalhando um pouco, é chato quando um livro tem o começo lento...
    Gostei muito da resenha!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Miga, fantasia é minha praia e já quero esse livro. Eu já tinha visto "Perdão Mortal" por aí, mas a capa não me chamou atenção. Mas essa resenha me atiçou e vou ter que pesquisar mais pelo livro, KKK
    Beijos, amei a resenha.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Não sou muito fã de fantasia ou de distopias, mas aventuras, ação, policial e suspense sempre me prendem... Vou olhar essa dica com calma depois!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Estou abrindo minha cabeça para outros gêneros esse ano e aventura é um deles. Estou encantada pela capa que é ótima, pela premissa e pela sua resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Fantasia não é meu gênero favorito, mas freiras assassinas? Gente, parece ser muito interessante, nunca vi nada parecido! Mas, por ora não vou arriscar, quem sabe em outro momento?

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostei bastante da sua resenha e achei a história bem original. Acho que não leria pois não me interessei tanto pela leitura e imaginar freiras assassinas, ficou um pouco "pesado" na minha cabeça, já que sou extremamente religiosa. hahaha
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Confesso que fantasia não faz muito meu estilo, mas eu li romance?
    Bem ai já muda de figura. Sem falar que o enredo é totalmente novo. Então já curti
    Dica anotada. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, acho que essa é a primeira resenha que leio desse livro, e ela ficou muito boa por sinal. Achei a premissa super interessante, essa coisa de freiras assassinas, fiquei curiosa para ler e certamente realizarei a leitura quando puder, especialmente por gostar de livros que abordem diversos gêneros.

    ResponderExcluir
  15. Olá linda,

    Leria só pelo nome da série haha e bem original.
    Eu já tinha visto a capa e a sinopse do primeiro livro e pela sua resenha fiquei bem curiosa com essa mistura de gêneros que sempre me agrada.

    Espero que minhas expectativas sejam atendidas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. A minha primeira reação foi ler duas vezes o nome da série porque achei que tinha entendido errado. Para mim possui elementos originais. No momento, estou com outras séries de fantasia para ler, mas vou anotar a dica. Você sabe quantos livros serão? Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Eu tinha visto esse livro (ou o primeiro volume) no ig e tinha ficado curiosa para saber sobre a trama. Não é um gênero que me agrada mas eu acho que parece ser um bom livro.

    ResponderExcluir
  18. Carool, eu não conhecia essa série.
    Achei bem diferente e interessante.
    Amo a mistura de fantasia com medieval.
    Já fiquei bem interessada.

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Não sou fã de fantasia, mas li muitos comentários positivos sobre esse autor, inclusive até recomendação de leitura de algumas amigas. Tenho curiosidade, mas no momento não é o tipo de leitura que procuro! Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  20. Oiii, tudo bem
    Eu realmente não conhecia essa série e confesso que fiquei bem entusiasmada em ler, como assim freiras? Gente eu preciso com toda certeza, além de querer ler vou indicar para algumas amigas.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  21. Oi Carool!
    Menina, tô doida nessa série. Só por ter freiras assassinas na trama já gostei.
    Quero conhecer mais sobre Sybella e espero gostar.
    O que pode me incomodar, é sobre o que você comentou de o início ser arrastado.
    Mas segue na lista!
    Bj

    ResponderExcluir
  22. Cai na gargalhada só de ler o nome do livro kkkkkkkk
    Não conhecia essa obra, parece ser legal!
    Sua resenha ficou ótima,
    beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  23. Essa série tem uma premissa que me chama bastante a atenção e já está nos desejados há um bom tempo. Bom saber que a editora está publicando as sequências <3 Gostei muito da resenha!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?
    Gostei do enredo do livro, de como os grupos se formam durante a história. Mas o que é uma pena, é o inicio demorar a engrenar, isso sempre me faz abandonar a leitura. Acho que fica chato e arrastado... Não conehcia a série, mas me interessou.

    ResponderExcluir
  25. Menina, eu adoro fantasia! Fiquei super interessada pra conhecer essa história. Faz tempo que não leio trilogias. Essa parece ser ótima.

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    A premissa do livro é bem interessante e fiquei intrigada para descobrir quem é o personagem que surge das cinzas rsrs
    Uma pena que a leitura demore um pouco a engatar e acho que o enredo não seguir o que você pensava me deixa ainda mais curiosa, pois significa que pode me surpreender assim como a você.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  27. Oiee ^^
    Não sou muito fã de tramas sombrias...haha' mas essa é uma série que eu tenho muita curiosidade para conhecer, principalmente porque sempre vejo coisas muito boas a respeito dos livros. E, claro acho os títulos muito legais...haha' Eu não sou fã de fantasia, e também não gosto muito de medieval no meio....maaaaas, como eu disse, tenho muita curiosidade de conhecer, então acho que vale a pena arriscar, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  28. Tenho visto uma porção de séries e essa que você apresentou para mim é novidade. O que você expos como ponto negativo, acredito que para mim seria tranquilo, porque consigo suportar livros com histórias mais demoradas. Gostei do fato de ter mapa, é algo que ajuda muito a entender melhor a narrativa.

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  29. Já tinha ouvido falar desse livro mas nunca tive a chance de saber mais sobre ele. Realmente me atraiu bastante.

    ResponderExcluir
  30. Olá.
    Eu amei a resenha, muito bem escrita e estruturada, as fotos também ficaram um arraso, mas infelizmente a premissa do livro não chamou minha atenção, acho que não leria e saber que a leitura demora para desenvolver realmente só me deixou ainda mais convicta que o livro não é para mim ahhaha, mas a resenha ficou mara.

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    Eu fiquei bem curiosa com a sinopse de A Clã das Freiras Assassinas e não sabia que tinha continuação. Sobre a Divina Vingança, eu fiquei curiosa para saber como a personagem vai proceder diante da situação que envolve seu pai. Fiquei bem curiosa e até pensei em começar por esse, mas vi que você recomendou a leitura pela ordem, o que eu tentarei seguir.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Não conhecia a série, mas achei bem interessante.
    Eu não curto muito histórias demoradas, mas essa tem um enredo legal, talvez eu dê uma chance.
    Abraços

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)