8 de jan de 2017

Resenha - Em Chamas

Livro: Em Chamas #2
Série: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 416
Gênero: Distopia
Nota: 5/5
Sinopse: "Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de uma situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem. Ambientado num futuro sombrio, a série é pioneira de uma tendência que vem ganhando força no mercado de best-sellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 42 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias. Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade atual – ao sensacionalismo, ao desperdício e à violência – e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador."

Em Chamas, segundo volume da consagrada trilogia Jogos Vorazes nos traz o mais exímio jogo político, trama, aventura, romance que poderia ter. Com a história mais desenvolvida e podendo ser mais trabalhada, Suzanne Collins nos trouxe o que poderia de melhor. Não é a toa que se tornou o meu favorito da série.

Quase começando do ponto final deixado no primeiro livro, vemos que Katniss e Peeta colherão as consequências de terem participado e ganhado os Jogos Vorazes. Com uma carga dramática bem alta, vemos de dentro da cabeça da nossa protagonista tudo que a Capital e o Snow podem fazer com eles dois.  E isso se torna mais controlador e poderoso quando se tem o Septuagésimo Quinto Massacre Quaternário, em que os tributos serão escolhidos através dos vitoriosos de cada distrito.  Vemos claramente o poder que o presidente quer impor em cima das pessoas e dos distritos.



A partir disso podemos ver uma evolução enorme na escrita e no desenvolvimento. Ainda tenho na cabeça as situações dos filmes e tudo que acontece por lá, às vezes embolando com o que eu leio. Porém, em nenhum momento isso me atrapalhou, mas sim enriqueceu a medida que era lido novos acontecimentos. O desmembramento das situações é fantástico. E por já saber como seria o final, pude perceber nuances em situações em que antes não fiz ligações. 

A entrada de novos personagens foi a melhor coisa. Finnick Odair para mim é o melhor personagem depois de Peeta. A personalidade dele é demais, cativante e quando vemos as ações dele dentro da arena, que é onde ele aparece de vez, ele te conquista mais e mais.

Peeta um pouco mais amadurecido, também está entre meus favoritos. E Katniss cada vez mais entrando na possível rebelião, é a personagem que carrega todo o peso do enredo.  Então temos umas mudanças bem drásticas de pensamentos e personalidade em certos momentos. E isso foi um dos pontos mais positivos: o trabalho psicológico que a autora fez nela. Vemos claramente o resultado de tudo que ela passou e de tudo que pode passará modificando-a.

"Porque às vezes, acontecem coisas com as pessoas com as quais elas não estão preparadas para lidar. Como é meu caso, por exemplo. Nesse exato momento." pág. 40

O romance, tendo em alguns momentos seu destaque, ainda nos deixa dividido e com dúvidas de onde vai terminar. É meio óbvio para quem eu torço, porque os momentos vividos ao meu ver é bem maior do que o passado com o Gale. Entretanto isso ainda está bem aberto. 

O ponto alto com toda certeza está nas páginas finais, onde tudo é descoberto, onde vemos a manipulação em nosso protagonista no maior nível possível e é onde se tem as respostas de perguntas que são feitas durante boa parte da narrativa.  É um volume que encaixou parte do quebra cabeça que é a história . Isso tudo nos levará em um final que deverá ser fantástico. 



Me surpreendi novamente na riqueza de detalhes, nas diferenças do que se tem no filme, contudo que me fizeram ter um experiência mil vezes melhor.  Na parte física, tenho nada a reclamar, a capa é belíssima e interligada com que é passado, na revisão não encontrei erros. A narrativa é feita pela nossa vencedora do Distrito 12 em 1° pessoa. 

E vocês, o que acharam de Em Chamas? Deixa nos comentários.

"A Capital possui uma criatividade quase infinita em matéria de arranjar meios de matar pessoas. Imagino essas coisas e fico aterrorizada, mas vamos encarar os fatos: eles já estão me acossando, de uma forma ou de outra. Fui um tributo nos Jogos. Fui ameaçada pelo presidente. Levei uma chicotada na cara. Eu já sou um alvo." pág. 134

29 comentários :

  1. Apenas vi o filme, ainda não tive oportunidade de ler o livro, porém desde que li a resenha do primeiro livro por aqui que estou com muita vontade de adquirir a trilogia e começar a ler. Enfim da para notar que nesse segundo livro a carga de drama e maior, ainda mais porque terão muitos acontecimentos, pelo fato dos personagens ter ganho o jogo. Quero muito ver com mais detalhes tudo que acontece, ansiosa por essa leitura.

    ResponderExcluir
  2. Oi, nunca li os livros da série e nem assisti o filmes, difícil opinar assim.
    Mas acredito que se ele tenha feito sucesso mereceu, a continuação é boa pelo que percebi, não é uma obra que me chama atenção, quem sabe um dia leio.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu amo essa saga <3 comprei até os broches de tordo, kkk.
    No entanto, só vi o filmes, mas pretendo ler os livros em breve.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Não pude ler sua resenha, vim aqui só pra dar uma espiada. Não li o primeiro livro ainda e fiquei com medo de pegar algum spoiler. Em breve pretendo ler!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo os filmes mas não consegui realizar a leitura dos livros, por já saber o que aconteceria eu não consegui me conectar com a história, mas pretendo seguir e terminar a leitura pois sei que são livros excelentes.

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu só conheço os filmes, mas tenho muito interesse em ler os liros.
    Pretendo ler em breve, pois gosto demais dessa trama. QUro saber mais detalhes da história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Pra mim esse foi o melhor livro da trilogia. Teve de tudo um pouco, romance, ação, suspense, muitos tiros e bombas hahaha, fiquei em suspenso em várias cenas desse livro.
    Como não amar Odair? Maravilhosos demais! A coisa que mais me chamou a atenção nesse livro foi a descrição das roupas e cenários, fiquei encantada.
    Com certeza uma excelente leitura.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Eu li Jogos Vorazes, e achei muito bom para o público jovem, tanto que usei ano passado em sala de aula, o resultado foi ótimo.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carool
    Que bom que o livro possui esses detalhes. Com certeza ele deve ser melhor que o filme, como sempre, né. Eu já assisti e gostei, não tanto, mas gostei. É uma boa história.
    Adorei saber que o livro é bom e com esse final.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Eu ainda não li essa série, só vi os filmes rs
    Amei assistir os filmes, fiquei encantada com a riqueza em detalhes e já imagino como deve ser lendo.
    Parabéns pela resenha, ficou muito bem escrita e empolgante.
    beijos
    Daya

    ResponderExcluir
  11. Vi todos os filmes da série, mas não comecei a ler ainda. Conto com esta riqueza de detalhes para que a leitura seja boa e me faça gostar como gostei dos filmes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Li essa trilogia há um bom tempo, mas sempre gosto de ler resenhas sobre os livros, só para poder relembrar um pouquinho!! rs... Espero que continue firme e que leio logo o último livro! Vale a pena!!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Nossa que resenha linda. Confesso pra você que já assisti a todos os filmes, mas só li o ultimo livro. Amei a escrita da autora e estou cada vez mais interessada em ler toda a serie.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Adorei a sua resenha, ficou muito boa! Eu nunca assisti aos filmes e também não li essas obras distópicas, pretendo comprar, vamos ver se consigo esse ano!

    ResponderExcluir
  15. Oi!

    Eu gosto bastante desta trilogia, queria ter tempo para reler.
    Dos três o meu preferido é Em chamas, senti a história mais madura, evoluindo e com os personagens ocupando seu espaço mesmo.
    Não que os outros não sejam bons, mas este é o que eu mais gosto

    ResponderExcluir
  16. Oie, sua resenha está linda e bem desenvolvida. Desta vez irei passar a dica porque não sou muito fã de distopias. Sei o básico da trama e não vi os filmes. Mas fico feliz que você tenha gostado e esteja se divertindo com a trama. Abraços!

    ResponderExcluir
  17. OIe,
    Gostei muito da resenha e das fotos. Nunca li jogos vorazes porque quando descobri que era um livro, eu já tinha visto o primeiro filme e me apaixonado. Acabei deixando a leitura de lado, mas vejo o quanto eu perdi, já que não senti esse carisma do Finnick como você disse estar presente nos livros.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  18. Amo essa coleção. Vale super a pena. Recentemente adquiri o box de filmes. Estou super empolgada, assistindo. Amei sua resenha. bjooooo

    ResponderExcluir
  19. Eu amo esse livro e a trilogia, já li duas vezes.
    Sua resenha está muito boa.

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Só assisti aos filmes, mas seus comentários me deixaram com muita vontade de ler a trilogia!
    Saber que a escrita da autora evoluiu bastante e que a trama foi muito bem desenvolvida, sendo que esse segundo volume você considerou o favorito faz com que a série seja adicionada na minha lista de leituras.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá.

    Já faz um tempinho que li a trilogia. Gostei muito dos livros, foi um dos primeiros livros desse gênero que li e não poderia ter começado de forma melhor. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  22. Oi! Então eu não conheço a saga e não tenho muita vontade de ler os livros porque as pessoas que conhecem meu gosto literário falam que eu não vou gostar. Quem sabe? Não posso dizer sem ler antes ahhaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?

    Gosto muito desse segundo livro, apesar de parecer um repeteco mais forte do primeiro. Também gosto muito dos novos personagens e gostei muito dos novos momentos da Katniss com eles e com o Peeta. Em chamas é meu filme preferido da franquia cinematográfica <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. oie,
    Ooh obra maravilhosa. Tanto o livro quanto o filme. Foi pela escrita d Suzanne que aprendi a amar distopia e fantasia. Linda resenha. E essa é uma meta de leitura para esse ano.

    ResponderExcluir
  25. Adorei sua resenha,
    Não comecei a ler a obra ainda, e muito menos ver o filme (Sou um alien). Mas só pelas suas impressões vejo quantas aventuras me esperam junto com estes personagens. Fiquei encantado.

    ResponderExcluir
  26. Oi Carol, sua linda, tudo bem?
    Acredita que até hoje não li essa trilogia? Mas é claro que já vi os filmes, sempre faço isso, risos... E o que mais me ganhou nesse enredo foi algo que você destacou: a manipulação. Eu senti que todos os lados queriam algo dela, no fim ela estava sendo usada por todos, na minha opinião. Se eu estivesse no lugar dela, acho que ficaria perdida, sem saber o que fazer, querendo fugir dos dois lados. Estou louca para ler!!! Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá.
    Acho que o chato de assistir um filmes antes de ler o livro é essa confusão que fica na nossa cabeça né hahaha mas que bom que isso não atrapalhou sua leitura, acho que eu ficaria toda enrolada, mas ainda pretendo ler os livros;
    ótima resenha.

    ResponderExcluir
  28. Essa trilogia me encanta, mesmo o meu livro preferido sendo " a esperança" , em chamas é tão bom quanto, a suzanne escreve de um jeito que nos coloca la junto com os competidores na aventura e eu nunca me cansaria de reler esses livros

    ResponderExcluir
  29. Oi Carol, tenho até vergonha de dizer isso, mais ainda não li esses livros, por outro lado, sou muito fã dos filmes.
    Está sendo muito bom pra mim acompanhar essa sua serie de resenha, pois está aguçando ainda mais a minha vontade de ler haha

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)