9 de nov de 2016

Resenha - Sociedade da Rosa

Livro: Sociedade da Rosa #2
Série: Jovens de Elite
Autora: Marie Lu
Editora: Rocco
Páginas: 336
Gênero: Fantasia
Sinopse: "Sociedade da Rosa é o segundo volume da saga de fantasia medieval Jovens de Elite e mostra a jovem Adelina Amouteru com sede de vingança. Depois de ser renegada pela família, ela é traída por aqueles em quem confiou, e parte em busca de outros malfettos — sobreviventes da febre do sangue que, como ela, possuem dons fantásticos —, para formar um exército próprio e combater a Inquisição do Eixo. Mas o ódio e o medo que a alimentam podem levá-la por caminhos perigosos, e uma oferta tentadora vai testar a verdadeira natureza dos seus poderes e de sua personalidade. Uma sequência de tirar o fôlego para uma saga épica."

Adelina após fugir de Kenettra jura vingança A Inquisição - os soldados  que matam malfettos - aos Punhais que expulsaram ela do grupo e a Teren, responsável pela morte do Enzo. Para isso ela vai atrás de novos Jovens de Elite para que então possa formar uma equipe junto com sua irmã. Paralelamente temos a rainha de Beldain querendo tomar Kenettra se aproveitando da morte do Rei e com a ajuda dos Punhais. Esses dois caminhos irão se cruzar e uma guerra pelo trono que até então não se era esperada, pode acontecer. Será capaz de Adelina conseguir se manter sã com a escuridão lhe tomando e conseguir tudo que ela quer? Ou a rainha Beldain vai enfim se aproveitar dos últimos Punhais e tomar Kenettra?

Um livro que traz uma carga tão alta de drama misturado com fantasia com certeza mexe com leitor. E foi isso que Marie Lu fez conosco. Ela mexe com a nossa capacidade de gostar e ao mesmo tempo não gostar de um personagem e coloca o que ela quer que ocorra. Fica até difícil colocar em forma escrita o que se passa. Não espere nada dessa história, porque ela vai ter surpreender.

"Era uma vez uma menina que teve um pai, um príncipe, uma sociedade de amigos. Então, eles a traíram e ela destruiu a todos." pág. 8

O que eu já falei na resenha anterior (Jovens de Elite) e repito com maior veemência aqui é que Adelina é vilã, é assassina, ela é uma confusão de sentimentos e escuridão total. Ao tomar esse lado para si, tudo que lhe sucede, tudo que passa ao redor é movido a isso. É uma vilã que destrói todos em volta de si e si destrói. Não temos uma heroína, temos uma pessoa que todos querem odiar.

Em certos momentos me dá pena ver a menina assim, afinal escolhas erradas dela e de pessoas que estavam a sua volta levaram-lhe a essa situação. E ao mesmo tempo que temos pena, sentimentos de raiva por tudo que ela faz nos domina. A autora brincou bastante com esse alusão de apesar de aceitarmos ela ser má, nós esperamos uma mudança. E em nenhum momento isso vai exposto. Vai ser mostrado sim, a motivação da Loba Branca para tudo que é feito, porém não é o suficiente para mostrar mudança de atitude, para mostrar arrependimento. Temos uma protagonista má, movida a seu passado, escuridão, ódio, dor e medo que não tem motivação de transformação. E isso nos coloca em uma posição de dúvida, do que querer para o personagem na história pois se ela não mostra arrependimento, se ela quer ser má, tem outro caminho além de destruição?

" — Uma promessa — repito. — Para levar o medo a quem nos enfrentar. — Violeta hesita, mas só por um momento. — Para nos unir. Eu me comprometo com a Sociedade da Rosa — começo. — Até o fim dos meus dias." pág. 172

Com isso entramos num jogo psicológico denso, pesado, em que não sabemos o que pode a vir a calhar na história. São estratégias, atrás de estratégias, mortes inesperadas, renascimentos inesperados, reviravoltas a todo instante. É uma leitura muito fechada no sentido que ela está muito bem amarrada, que tudo gira envolta do que realizou-se anteriormente e isso te deixa na expectativa do que possa vir. E o final, uma situação limite que foi imposta por todos as coisas que Adelina fez, foi mais que merecido. Temos o pensamento que ela colheu o que plantou. Contudo, aquela conhecida dor do entendimento e do que ocorreu no passado fulminou nisso, também está presente. Porque vou repetir, ela tem culpa sim do que está se tornando, todavia acontecimentos passados, cenas do passado que fogem do controle dela formaram essa vilã. E isso é exposto constantemente pela escolha da narrativa - 1° pessoa. Então temos o conhecimento que se fosse diferente, ela não estaria assim.

Um ponto alto da trama foi a entrada de novos Jovens de Elite. Na busca de novos elementos para lhe acompanhar nessa vingança, a Loba Branca consegue novos malfettos. E eles são pessoas espetaculares, complexas e muito bem estruturadas nesse universo. O Magiano, um jovem de Elite lendário é um que tem o poder nas mãos de mudar a história toda e colocar tudo em rumo diferente. 

" Há muito tempo, eu teria dado ouvidos a isso. Não uma aberração. Uma Jovem de Elite. Mas eu sou a Loba Branca, e eu sou poderosa demais para ser seduzida pelas palavras da rainha beldaína." pág. 306

Tudo é tão complexo e tão bem desenvolvido que o envolvimento do leitor com o enredo é certo. Eu saio extasiada  e querendo absurdamente o último para agora. Ao mesmo tempo que você entra na cabeça de uma vilã, temos outros pontos de vistas de outros personagens - em 3° pessoa, que lhe dá uma ampla visão do mundo criado. E o plot deixado para o último livro nos deixa com altas expectativas do que pode vir.

Recomendo muito para fãs de fantasia porque é um volume muito bem explorado. Não é aquele famoso livro de "enche linguiça", "enche de história" para fazer uma trilogia. Muitas coisas relevantes decorrem e pode fulminar em um possível final trágico. Aguardemos os próximos capítulos.

"O medo motiva, mais do que o amor, a ambição ou a alegria. O medo é mais poderoso do que qualquer outra coisa no mundo. Passei muito tempo ansiando por essas coisas — amor, aceitação — de que na verdade não preciso. Não preciso de nada, exceto a submissão que vem do medo. Não sei por que levei tanto tempo para aprender isso." pág. 314

E vocês já leram ele? Tem vontade de ler ou já leu? Deixa nos comentários.

28 comentários :

  1. Olá, adorei a premissa do livro, e sua opinião só me fez desejar mais realizar essa leitura! Adoro a autora, e não conhecia esse livro, mas a dica está super anotada.
    Um beijo ♥

    http://apenasumaamanteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sabe:? Quando um livro trás um personagem com tanta sede de matar, fico curiosa para ler o que existe por trás disso tudo. E por que a pessoa é assim, parece estranho, mas acabo compreendendo.
    O enrendo do livro é forte, a "heroína" SQN também, acredito que seja uma excelente leitura.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Carol, tudo bem?

    Tô com esses livros aqui, mas esperando o encerramento. Tô doida pra ler, confesso. Ainda mais de me deparar com resenhas como a sua, que só aumentam minha curiosidade sobre os livros. Mas é tanta série/trilogia inacabada agora, parada na minha estante...Tô meio que juntando os livros e esperando estar com todos pra fazer maratona. Espero que com essa eu consiga fazer isso!

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Tenho esse livro nos meus desejados do Skoob. Aind anda não li nada dessa autora, mas pretendo começar com esse livro. Espero que eu tenha feito uma boa escolha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar muito deste livro e a tempos quero ler, mas nunca fui atrás. Agora lendo este post despertou novamente a vontade.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Quando o primeiro volume foi lançado eu fiquei louca para o ler só que acabei desanimando e deixei pra lá, mas a sua resenha do segundo volume trouxe toda a vontade de volta. A premissa da trilogia é maravilhosa, a protagonista parece ser excelente e fiquei aliviada em saber que é um livro que realmente tem acontecimentos relevantes e não é só pra "encher linguiça". Adoro fantasias medievais, é um dos meus gêneros favoritos e por isso acho que agora vou dar uma chance à trilogia.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei ler a resenha. Mas a historia não me atraiu. Vou passar a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro, confesso que a sinopse não tinha me despertado muita curiosidade, mas lendo sua resenha fiquei mais animada.
    O livro tem uma boa premissa, diferente de tudo que já li, acho que vale a pena sim dar uma chance para a leitura. Sua resenha está MARAVILHOSA, Parabéns.
    Adorei os quotes.

    ResponderExcluir
  9. OiE!
    Eu ainda não consegui comprar o meu exemplar, e não vejo a hora de conseguir ler o livro.
    Eu já li a outra trilogia da autora, e gostei bastante do que eu cencontrei. Um livro que estou bem curiosa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Li muitos comentários positivos sobre esse livro e fiquei um pouco curiosa. Acho que vou ler também.

    www.umdejulho.com

    ResponderExcluir
  11. Acho que para mim a maior novidade é a protagonista má, nunca li um livro onde uma protagonista fosse má.
    Saber que o livro é uma mistura de drama com fantasia me deixa muito animada, pois são dois gêneros muito bons. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Não o conhecia, só a autora, mas que livro excelente! Protagonista má é novidade, não sei se arriscarei a leitura, mas acho a oportunidade válida só pra conhecer essa mulher!

    ResponderExcluir
  13. Acredita que não tinha me ligado que este era o segundo volume? Adoro enredos onde vemos mais de um ponto de vista, e este ainda ganha pontos por incluir da vilã também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro! Mas é porque eu não sou fã de livros de fantasias, gosto muito mais dos livros de comédia romanticas e romance de época, mas eu AMEI sua resenha pois esse livro tem tudo o que um livro de romance precisa <3
    Gostei muito!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu lembro de já ter visto falar sobre o primeiro livro, mas não me interessei muito.
    Gosto da fantasia, mas não sei se curtiria a parte do drama.
    Como não quero começar uma nova série de livros não me arriscaria.

    ResponderExcluir
  16. Realmente, tive a sensação de um enredo complexo só em ler sua resenha, eu gostei do livro, mesmo sendo em continuação e está fugindo delas. Também gostei de saber que a obra não enche linguiça.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu vi hoje mesmo a resenha do primeiro volume dessa série e fiquei muito encantada, agora saber que o segundo também é muito bom só me deixou com ainda mais vontade de ler essa série que parece ser maravilhosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Não conhecia o livro. Mas a história me interessou bastante. Fiquei curiosa para saber se ela é mesmo vilã ou se é necessário ela ser assim. A capa está linda, vou procurar pelo primeiro volume e saber mais. Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito como você expresou sua opinião e destacou os pontos importantes do livro, porém não é o tipo de leitura da qual gosto de ler. Vou passar a dica adiante.
    Um beijo <3
    Leiturize-se

    ResponderExcluir
  20. Hello! Tudo bem?
    Sou doida pra ler os livros da Marie Lu.
    Essa nova serie eu to louca pra ler, mas ainda sem grana pra comprar hehe.
    Gostei demais da sinopse, acho que é uma aventura e tanto, dessas que a gente fica doida com os personagens fazendo besteiras e tal hahaha.
    Ótima resenha.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  21. Eu amei a capa, parece ser super interessante e a capa é linda.♥

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Eu gostei da premissa do livro.
    Confesso que eu não conheço nem a obra e nem autora, mas achei muito legal sua opinião, quem sabe eu não pesquiso para saber mais?
    Ótima resenha.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  23. Ola lindona não conhecia o livro mas adorei a premissa assim como a capa. pelo visto o segundo livro segue um ótimo ritmo, não decepcionando adoro o gênero, fiquei muito curiosa e fui ler a premissa do primeiro livro, com certeza irei ler, ótima dica. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu gostei de saber que o livro não tem heroína, só uma vilã. Li um livro esses dias com essa vibe e gostei muito. Muitas intrigas, vinganças e você não sabe quando odeia mais ou menos os personagens. Amei a sua resenha e se tiver oportunidade vou ler o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. Olá
    Eu já vi essa capa por ai, mas ainda não tive coragem de pegar para ler, acho que por ser de fantasia, eu não sou muito fã de fantasia!
    Eu até gostei dessa coisa da heroína ser uma pessoa odiável, alguem que não é perfeita e tem seus mega defeitos!
    Acho que pode valer a pena dar uma chance para esse livro e o anterior e só de saber que não é um enche linguiça, me deixa mais animadinha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Me interessei por esse jogo psicológico denso e pesado, e é legal saber que temos a entrada de novos personagens nesse livro, isso sempre me faz sentir um novo fôlego na história. Só tenho que me preparar pra ler, fiquei com medo dessas mortes inesperadas... Rs... Não li nem o primeiro volume ainda, mas quero muito conhecer o enredo.

    ResponderExcluir
  27. Continuo sem vontade de ler essa série apesar das resenhas positivas :/ Parece que a Rocco fica querendo lançar mais e mais adolescentes e tal e fica parecendo a mesma coisa.

    Bom resumo.

    ResponderExcluir
  28. Olá! Nunca tinha lido nada a respeito dessa obra, adoro o gênero de fantasia e pela sua empolgação, fiquei curioso para ler e conhece um pouco mais. Já vou marcar na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)