3 de nov de 2016

Resenha - O Professor

Livro: O Professor #1
Autora: Tatiana Amaral
Editora: Pandorga
Páginas: 420
Gênero: Erótico/Romance
Sinopse: "Charlotte Middleton é mimada e infantil. Uma garota rica, cheia de vontades e com um único objetivo de vida: ser uma grande escritora. Estudante prestes a se formar com honras em Letras e Literatura, ela se depara com um grande problema: O professor Alex. E então seus sonhos são despedaçados quando Alex Frankli, seu professor e orientador, resolve reprová-la no seu último semestre. O motivo? Ela não sabia descrever os sentimentos corretos para seus personagens. Ela só queria aprender. Ele só queria ensiná-la. Um jogo eletrizante onde Alex exerce a real função de professor e ensina a Charlotte a fórmula certa para cada sensação de prazer.  Ele vai ensinar. Ela vai aprender."

O Professor nos traz a história de Charlotte, uma menina de 21 anos que cursa Letras/Literatura no Rio de Janeiro. Já na fase final do curso, seu trabalho de conclusão é escrever um livro de uma temática que está em alto no momento, que é o erótico. Todavia, ao passar seu livro finalizado ao seu orientador, Alex Frankli, ele a reprova pelo fato de achar que sua situação com o sexo é muito fantasiosa. Querendo a todo custo terminar o curso e ser aprovada com excelência, ela vai atrás dessas experiências para conseguir transmitir mais realidade a sua história, afinal ela é ainda virgem e não sabe como são essas reações. Desesperada e querendo acabar com isso de uma vez por todas, ela pede para o Alex que ajude ela nessas situação. O que eles não esperavam é que talvez pudesse acontecer mais do que apenas aulas. 

Quando ouvi falar da Tatiana Amaral foi lá atrás, na época de fanfics Twilight. Hoje vê-la no mercado com essas histórias é muito fantástico. Erótico ainda é um mercado que lembra minhas primeiras leituras, mas que não me conquista tanto como antigamente. Porém foi só reler O Professor e me lembrar de algumas coisas da fic que todo aquele sentimento saudoso voltou.

"Mas como eu disse, quanto estávamos nos braços um do outro, este pensamento não existia, e eu não entendia o porquê. Por que tudo do lado de fora não tinha relevância quando ele me beijava? Porque até mesmo o meu projeto perdia a importância quando meu professor me tocava?" pág. 177

Apesar de parecer bem intimidador com relação a quantidade de páginas, se tem uma leitura rápida e fluída para aqueles que se envolvem na história. Tudo tem um gancho para depois e deixa o leitor preso querendo saber o que vai acontecer depois. E isso é ótimo em um erótico, afinal se apenas nos basearmos em sexo e esquecer a estrutura de um romance, fica uma coisa chata e cansativa. Aliás cenas de sexo em demasiada no enredo pode afastar um leitor que não está acostumado. A trama central se estende também nesse quesito, então fica difícil desassociar esses temas. O que eu indico é que se sentir cansado com relação ao livro, que leia aos poucos.

Outro ponto que irrita um pouco, contudo é o que também deixa tudo mais dramático, é a personalidade da Charlotte. Mimada, egocêntrica e às vezes até chata, boa parte do livro você quer que dê tudo errado com ela. Porém, a medida que conhecemos ela melhor e que vemos que a personalidade dela envolve isso, nos acostumamos e até rimos de algumas situações que ela mesmo se mete. E tudo também é recompensado pela personalidade do Alex. Um cara completamente diferente dela, mais velho, vemos ser todo desfeito pela nossa protagonista. 

"Era era linda de uma maneira única. Linda em sua inocência, em seu rosto corado, em sua forma peculiar de dizer o que queria, na sua persistência para lutar bravamente até alcançar seu objetivo. Ela insinuava, persuadia e conseguia." pág. 145

É um romance de tirar o fôlego e muito bom para ler a tarde. Como já tinha lido em fanfic, boa parte da minha antiga leitura era lembrada e principalmente a estrutura textual não modificou muito. Um bom leitor, ou quem conhece a origem da história irá se lembrar em diversos momentos de onde ele foi baseado.  E isso em não tira o mérito da escrita. 

Outro ponto positivo foi a intervenção de alguns pontos de vistas do Alex. Aqui a narrativa maior é do ponto de vista da Charlotte, em primeira pessoa, entretanto em alguns momentos oportunos temos o do professor. Confesso que gostei muito mais da narração dele do que dela, e talvez também tenha servido para equilibrar os acontecimentos.

"Mas como eu disse, só sabia, dentro de mim, que mesmo sem ter certeza de nada, Shakespeare sempre tinha razão. Nenhum caminho era fácil quando havia envolvimento emocional, no entanto, estranhamente, os casas pareciam não se importar. Eles simplesmente seguiam." pág. 177

E não posso deixar de falar dos personagens secundários João e Patrício. Fazem a história todo ganhar um toque mais humorístico. É risada na certa nas cenas e falas deles. Isso com certeza quebra um pouco do monopólio do casal principal e as dificuldades do romance. É um volume que não é um dos meus favoritos, mas que é ótimo para dar aquela relaxada na leitura. Eu recomendo demais para quem ama o gênero.

E vocês, já conheciam a Tatiana Amaral ou o livro? Deixa nos comentários (;

23 comentários :

  1. Olha, essa história parece ser interessante, mas como também fui uma estudante de Letras e não tive nenhum, repito, nenhum professor gato ao longo do curso (hahahahaha) não consigo me identificar com a história, até porque em todas as palestras, seminários e congressos que participei, os professores homens eram todos quarentões e nada conservados! ^^
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu sempre vejo as pessoas elogiando muito a autora, nunca li nenhuma de suas obras, mas tenho muita curiosidade. Gosto de livros eróticos, mas às vezes exageram demais na protagonista, espero que com esse livro seja diferente e que eu goste dele tanto quanto você gostou.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olha para ser bem sincera. Detesto q escrita da Tatiana. Já li outros livros dela e confesso que não me ganhou em nada. Vejo muitos de debulhando sobre ela mas não vejo isso tudo, tem muito autor nacional que é melhor do que ela é não leva o reconhecimento. Mas enfim, que bom que você gosta dessa serei, já vi algumas pessoas surtarem com os três. Mas como eu disse, passo a dica valeu. Mesmo sendo fã do gênero.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nunca tive mt interesse em ler os livros dessa autora, lendo que a mocinha é mimada e egocêntrica já sei que vou detestar. Odeio personagens assim! Então nem leria.. fico feliz que tenha gostado.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Não é a primeira vez que vejo sobre esse livro e não tem o que faça me chamar a atenção. Vou passar a dica, mas que bom que você gostou :D

    ResponderExcluir
  6. Faz algum tempo que eu estou curiosa com esse livro e pela sua resenha eu fiquei ainda mais interessada nele. Não achei tão volumoso assim, achei até uma quantidade de páginas razoáveis e sei que quando eu ler, ainda vou achar muito pouco kkkk

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha lido outras resenhas desse livro, mas não me animo muito com romances eróticos. E sinceramente não sei como levar uma história assim em mais de quatrocentas páginas, mas aí só lendo para me aprofundar nesse quesito.

    ResponderExcluir
  8. Antes de mais nada devo dizer que com um professor deste eu seria uma aluna nota 10!!! kkkkk
    Ainda não tive o prazer de ler nada ada autora, e esta série está na minha mira. Imagino que eu serei mesmo uma que torceria para que Charlotte se estrepasse. Não gosto de protagonistas mimadas e cheias de frescuras.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana! Tudo bem?
    Quero muito ler esse livro, já ouvi muita gente comentando e por ser nacional, merece crédito com certeza! Espero poder ler em breve! Adorei a resenha! Bj

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você, personagens chatos e mimados são irritantes e atrapalham a leitura, ainda bem que apesar dessa protagonista mala o livro parece ser muito bom.

    Gostei da resenha, valeu.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Sério que ela escrevia fanfics de Twilight? Eu acompanhava várias mas acho que nunca vi essa, e agora fiquei super curiosa para conhecer hahaha vou adicionar na minha lista e ler para ontem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi. conheço o livro, mas não sou o público alvo. gosto muito de erótico, mas num estilo diferente.

    ResponderExcluir
  13. Olá !!! Eu já tinha visto a capa do livro e me chamou atenção. Não fazia ideia que a história central seria assim. Como falar de sensações e sentimentos que a protagonista ainda nem mesmo tinha vivido?! Ele deve ter sido um bom professor mesmo!!! Fiquei curiosa se ela conseguiu ser aprovada depois?! A leitura deve ser legal. Muito boa sua resenha !!!
    bjoooooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Eu li 'O Professor' há uns 4 meses. Eu estava adorando a leitura muito, até as últimas 200 paginas, eu não estava mais aguentando toda aquela enrolação com o sexo, eu achei meio desnecessário e totalmente ficional.
    Eu gostei muito da sua resenha e concordo com vc no quesito Charlotte, ela realmente é meio infantil mas amadurece bastante no decorrer do livro.
    Eu não sei se um dia vou continuar a leitura da serie, mas agora não estou muito animada para isso não.
    bjsssss

    ResponderExcluir
  15. Ana querida, infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse, mas confesso que fiquei apaixonada pela sua resenha, como sempre. Você sempre arrasa e se dedica.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Olhaa, já abri uma guia aqui no Skoob para adicionar o livro. Ameeei a premissa, e sua resenha me empolgou mais ainda!
    Amo o gênero então dai já me interessei, mas com a resenha você me mostrou que ele é super envolvente, e rápido mesmo com a quantidade de páginas. Dica anotadíssima!

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Não conhecia o livro. A sinopse me chamou atenção, mas o fato dela querer perder a virgindade por causa de um trabalho e daí acontecer um romance, isso acabou com a vontade de ler ele. Nunca li nada da autora, vou procurar pelos outros livros dela. Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem? Adorei a resenha!! O Professor parece ser mesmo de uma leitura bem leve para se fazer em uma tarde. A premissa em si não me anima muito, e acho que não irei simpatizar com a protagonista, mas ainda assim anotei a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Você acaba de destruir meu preconceito com esse livro!!!!! *o* Agora quero ler!
    Quando vi a capa e li a sinopse achei, para ser sincera essa parte ``Alex exerce a real função de professor e ensina a Charlotte a fórmula certa para cada sensação de prazer. Ele vai ensinar. Ela vai aprender.`` um tanto quanto desrespeitosa, não sei explicar, mas algo assim...
    Relacionamento entre alunos e professoras não é algo bem visto, considerado uma conduta incorreta e como sou da área, essa parte em especial me incomoda. Mas a sua resenha me mostrou que na história há mais do que sexo, então se tem uma trama que mostrará como os dois irão se aproximar espero gostar! :D

    ResponderExcluir
  20. Já conhecia o livro e a autora, mas não tenho interesse na leitura. Não curto cenas de sexo em livros, e quanto mais o sexo está presente menos me interesso por uma história. E não ia ter paciência com essa protagonista, passo a dica.

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Já tinha visto alguns comentários sobre a autora, mas ainda não havia lido nenhuma resenha sobre suas obras e também não tive nenhum contato com sua escrita.
    Confesso que fiquei bem curiosa para conferir essas aulas e como tudo irá se desenrolar na trama.
    A personalidade de Charlotte não me agrada muito, mas como você disse a gente se acostuma se a trama for envolvente né rsrs

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Carol, sua linda, tudo bem?
    Confesso que eróticos não fazem o meu gênero, pois focam a história na sexualidade dos personagens e às vezes, algumas cenas são muito fortes. Prefiro os livros hots, em que toda a sensualidade apenas faz parte do relacionamento do casal, mas não é o centro do enredo. Mas existem muitos fãs desse gênero e pelo o que contou parece ser uma boa dica. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá! Depois que li 50 tons, fiquei meio que saturado de tantos romances eróticos que bombardearam o mercado literário, mas enfim, eu abriria uma exceção com essa obra, achei bem interessante e criativo. Mas vou passar esse livro.

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)