12 de nov de 2016

Resenha - Calafrio

Livro: Calafrio #1
Série: Os Lobos de Mercy Falls
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Agir Now
Páginas: 344
Gênero: Fantasia/Romance
Sinopse: "O frio. Grace passou anos observando os lobos no bosque próximo à sua casa. Um deles, um belo lobo de olhos amarelos, a observa também. Ele parece familiar, mas ela não sabe por quê. O calor. Sam vive duas vidas. Como lobo, ele é um companheiro silencioso da garota que ama. E, por um curto período a cada ano, ele é humano, embora nunca tenha coragem suficiente para falar com Grace… até agora. O calafrio. Para Grace e Sam, o amor sempre foi mantido a distância. Mas, uma vez revelado, não pode ser negado. Sam precisa lutar para continuar humano, e Grace precisa lutar para ficar ao seu lado — mesmo que isso signifique enfrentar os traumas do passado, a fragilidade do presente e as impossibilidades do futuro."

Ler Maggie Stiefvater sem esperar surpresas não existe. Calafrio nos vai contar a história de Grace, uma garota que aos 11 anos foi atacada por lobos no quintal da sua casa. Ao ser atacada, um desses lobos com olhos expressivos amarelos, lhe chamou atenção. Ele foi o responsável por salvar sua vida. 6 anos depois desse incidente, Grace desenvolveu uma paixão pela alcateia e mais especificamente por esse lobo de olhos amarelos que sempre está perto do seu quintal. Ao supostamente eles serem responsáveis por uma morte na cidade, os homens e o pai dela decidem caçá-los e matá-los e ao se dar conta que pode perder o lobo que se afeiçoou, Grace tenta impedir que essa matança ocorra. O que ela não esperava é que fosse encontrá-lo na varanda de sua casa e em forma humana.

É incrível como uma escrita, uma fantasia com foco diferente pode fazer a diferença. Quando conheci Maggie através da leitura de Os Garotos Corvos, nunca esperei que as histórias dela fossem me cativar tanto. Aconteceu em Garotos Corvos, aconteceu em A Corrida de Escorpião e aconteceu agora em Calafrio. Com uma mistura de romance e fantasia, ela nos traz uma carga sentimental extra que faz essa aventura ser o que é.

"Mas Grace, a única pessoa no mundo que eu queria que me visse, só passou um dedo interessado sobre a capa dura de um dos lançamentos e saiu da loja sem ao menos perceber que eu estava ali, bem ao seu alcance." pág. 16

Nossa protagonista é uma menina de personalidade forte que é ofuscada por causa desse seu envolvimento com os lobos. Inicialmente, como todos os volumes da autora, você tem a apresentação lenta dela e do universo feito e temos bastante retomadas ao passado para a maior compreensão do que lhe fez ter essa obsessão. E a medida que lemos e somos apresentados a novos personagens, o par romântico dela, a desenvoltura de tudo que pode ocorrer, nossos sentimentos aflora e nos tocamos com esse amor.

Outro personagem trabalhado de forma fantástica é o Sam. Sam é um menino de 18 anos com um passado turbulento, mas que tomou formas proporcionais ao ser transformado em lobo. Ele é de uma sensibilidade extrema, afinal ele oscila entre a forma de lobo e a forma humana, contudo o que ele mais quer é ser somente humano. Ao salvar Grace lá atrás, em todos os anos posteriores ele esperou que ela se transformasse e fizesse parte do bando, porém isso nunca ocorreu. E ao mesmo tempo que ele espera isso, ele acaba gostando dela. Então temos um amor platônico que faz com que quando ocorra o romance, tudo seja mais intenso. Afinal passar por essas transformações tem um prazo e o prazo dele é possivelmente esse ano, fazendo com que ele passe o resto da vida sendo animal.

"Eu não acreditava que pertencesse ao seu mundo, um cara preso entre duas vidas, arrastando comigo o perigo dos lobos, mas, quando ela me chamou pelo nome, esperando que eu fosse junto, eu soube que faria qualquer coisa pra ficar com ela." pág. 104

E quando os dois se encontram, tudo isso se choca, tudo toma proporções angustiantes, então temos um livro que nos transborda isso. O medo de não ter o amanhã, o medo de não pode amar mais amanhã e o medo de tudo terminar hoje. Paralelamente também temos as questões de perdas de familiares, o mistério envolvendo o processo da não transformação da Grace, a explicação desse mundo de lobisomens e como tudo ocorre.

Eu passei praticamente esse volume inteiro com o coração na boca. O início ele é bem desgastante, de difícil compreensão e até mesmo cansativo entretanto é recompensado com tudo que vem depois. É um trama complexo e que trabalha com sentimentos, o que torna para quem lê ou mais dramático ou até mesmo insuportável. Não recomendo para aqueles que esperam apenas fantasia, afinal isso só estará presente em segundo plano. 

"Nós, lobos, fazíamos muitas coisas: nos transformávamos, nos escondíamos, cantávamos sob uma lua pálida e solitária — mas nunca desaparecíamos por completo. Seres humanos desapareciam. Os humanos nos tornavam monstros." pág. 217

A sensibilidade do enredo mais a situação de prazo determinado do romance, traz uma carga alta de emoção fazendo com que o leitor fica alerta e esperando esse momento chegar. Você não será lembrado diretamente que tudo pode acabar, mas cada cena, cada vez que eles estão juntos, ao expressar os sentimentos dos personagens a autora nos traz isso.

Se alguém já aventurou-se em Garotos Corvos vai encontrar na série coisas bem diferentes. Aqui é trabalhado o lado emocional, o lado psicológico com traumas, medos e esperanças. Alguns desses pontos também é trabalhado lá, todavia os focos são bem diferentes.

"Era muito fácil esquecer a violência primitiva do meu mundo quando estava em forma humana, a salvo na cama de Grace. Era fácil ver como ela devia nos ver: fantasmas no bosque, silenciosos, mágicos." pág. 185

A escrita ainda única da autora ainda aparece bem forte, mostrando que ela é diferente no mercado. A forma da diagramação, os detalhes da páginas, o detalhe de que em cada capítulo temos uma temperatura relacionada (e ao decorrer das páginas você vai entender) nos mostra também o zelo da editora em deixar a edição boa. Outro detalhe é a ambientação da Maggie que mais uma vez nos faz sentir presente em um local mesmo que não saibamos onde é. Essa capacidade de puxar o leitor a todo instante no local onde tudo que ocorre é narrado é absurda. Em vários momentos me senti em Minnesota. Temos pontos de vistas dos dois personagens principais e alternados, narrado em primeira pessoa.

E quando chegamos ao final, ao ápice da narrativa esperando que nada mais aconteça, temos reviravoltas. O final de tirar o fôlego fechou aquilo que eu considero o livro mais expressivo do ano. Vamos ter perguntas que serão deixadas de lado sim, no entanto temos ainda mais da série pela frente, afinal é uma trilogia. Eu só sei que já emendei no 2° e espero acabar com essa angustia que foi o final. Aliás aos apressados, não leia a última folha ou irá acabar com toda a graça da montanha russa que é. Recomendo muitíssimo.

"Éramos só nós três então, os três que não tinham se transformado." pág. 328

E vocês já leram ou conhecem algo da autora? Deixa nos comentários (;

32 comentários :

  1. Oie. Já ouvi falar muito de calafrio, mas nunca tive vontade de ler o livro. A história em si não me chama atenção. Não gosto muito de livros sobrenaturais.
    Porém pelo que notei autora consegue surpreender, então lógico quem gosta do gênero tem um pratão cheio.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá, geralmente tenho dificuldades com livros de fantasia, não são as minhas compras e escolhas prioritárias, mas obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir
  3. Ola!
    Que resenha mais gostosa de ler.
    Eu não conhecia e vou levar a dica a única coisa chata e que e série. (Não gosto) a não ser se tenho todos. rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu já ouvi falar desse livro em algum lugares, mas nunca me deu vontade de ler. Não consigo afastar a sensação de que vou ler a mesma coisa que outros livros, sabe? Mas sua resenha ficou muito boa!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas pela sua resenha deu para perceber que é uma leitura bem excitante. Estou curiosa por lê-lo. Obrigada pela dica. Beijos

    ResponderExcluir
  6. OOi!
    Não conhecia o livro mas já me encantei!
    A complexidade às vezes me desanima, mas pelo que disse, vale muito a pena! Dica anotada! Espero ter a oportunidade de lê-lo, e gostar tanto quanto você!
    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana! Tudo be?
    Amei sua resenha, mas fantasia não é meu gênero favorito! O livro parece ser interessante, mas no momento passo, quem sabe em outro momento resolva ler! Bj

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Já li muitas resenhas sobre essa série da autora,e todas comentam o quanto a escrita dessa mulher é boa de mais e diferente de tudo. Confesso que não tenho muita vontade d eme embarcar nessa série, mas queria muito ler a outra da autora. Adorei a resenha! Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Tenho muita curiosidade de ler essa série, achei o clima bem misterioso, amo os lobos, o inverno, o sobrenatural. Espero gostar tanto quanto você, mesmo sabendo que tem um romance e isso não ser minha praia

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Gostei muito de como se expressou em sua resenha. Eu li poucas resenhas desse livro, mas todos elogiam. Que bom que gostou, apesar do início desgastante. Gosto de obras que me surpreendam assim. O que me desanima é que já tenho tantas séries para dar continuidade ou que quero começar já rs

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  11. Olá Carol =)
    Que bom que pois mais que o livro foi meio desgastante no inicio ele recompensou. Não conhecia essa autora mas pela suas recomendação, que pela resenha mostrou como você gostou dela e ela parece ter um diferencia, vou procurar os livros dela. Livros de fantasia são os meus prediletos, já anotei a dica desse. Beijos'

    ResponderExcluir
  12. OI Ana
    Eu não conhecia este livro Calafrio, e nem li o outro da autora.
    Gosto muito de livros sobre fantasia e fiquei bem curiosa para ler este também.
    Gosto de intercalar generos literários diferentes.
    Dica anotada!
    Ótimo post
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia o livro mas já me interessei pela capa. Gostei da premissa e fiquei curiosa para saber mais sobre a trama e sobre os personagens. Nunca li nada da editora, mas tenho visto algumas publicações deles e estou gostando.

    ResponderExcluir
  14. Hello! Tudo bem?
    Sou doida pra ler essa serie Os Lobos de Mercy Falls.
    Acho que as capas lindas demais,como eu gosto de cachorros, qdo vejo esses lobos, eu ja morro de amores.
    Já gostei de saber que tem mtas reviravoltas, e a trama me chamou bem a atenção.
    Claro que vou ler e amei a dica.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    Não conhecia o livro mas eu AMEI! Já quero ler!
    Eu assistia muito The Vampire Diaries e The Originals. Agora estou sentindo falta de um pouco desse universo. (risos)
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  16. Olá, ja conhecia a autora mas seus livros infelizmente não me chamam muita atenção mas é otimo quando achamos uma autora e todas as obras dela nos cativa, é uma sensação gratificante.
    acho que não leria o livro mas esse começo assim mais parado criando nossa imaginação e explicando toda essa nova realidade é algo que eu aprecio muito em livros de fantasia

    ResponderExcluir
  17. deve ser uma leitura sensivel e tocante...mas confesso que desanimei um pouco ao saber que o inicio da narrativa é cansativa... =/

    bem, se tiver chance, lerei...
    bjs...

    ResponderExcluir
  18. Eu amo leitura sobrenatural e fiquei encantada com o livro.
    Nunca tinha ouvido falar nem do livro, nem da autora. Mas fiquei super interessada.
    A escrita sendo forte e essa reviravolta no final, me deixou mega curiosa.
    Espero ter oportunidade de ler em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, não li nenhum livro da autora e sua resenha me deixou interessadíssima para acompanhar essa trama. Por um momento fiquei preocupada quando você disse que no início a leitura é cansativa e de difícil compreensão. Mas, depois voltei a me animar sabendo que a leitura se torna recompensadora.

    http://contosdacabana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, não li nenhum livro da autora e sua resenha me deixou interessadíssima para acompanhar essa trama. Por um momento fiquei preocupada quando você disse que no início a leitura é cansativa e de difícil compreensão. Mas, depois voltei a me animar sabendo que a leitura se torna recompensadora.

    http://contosdacabana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    A capa deste livro é tão linda!
    Já fiquei com vontade de ler ele, mas infelizmente vai demorar um pouco.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Carol,

    Sou suspeita pra falar dessa série e da autora. Adoro a escrita da Maggie, é mágica e encantadora. Essa série é incrível, com romance, ação, sobrenatural e poesia na medida certa. Preciso comprar essa nova edição que ainda não tenho.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Realmente, é bem desgastante no início, tanto que eu comecei e acabei desistindo, mas lendo a sua resenha agora fiquei com muita vontade de continuar, ainda mais sabendo que depois a história fica maravilhosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Oie
    que capa mais linda, não sei se leria por agora mas gostei bastante do enredo, parece ser uma história legal apesar de eu não curtir muito fantasia, vou arriscar qualquer hora

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá !!! Ainda não conhecia mas fiquei interessada !!!
    Acredito que é uma leitura que vale muito a pena.
    A capa é bonita e a sinopse interessante !!! Amei sua resenha !!!
    super bjoooooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oieeee
    Tudo bom?
    Nossa sua resenha está bem detalhada como gosto, mas escondendo os mistérios o que é fundamental para querer correndo esse livro.
    Quero saber porque ela não se transformou e quero conhecer como a autora desenvolve a história.
    Ameiiii demais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oiee ^^
    Eu não gosto muito de fantasia, mas sempre tive curiosidade de ler essa série. Antes era mais por causa das capas...hehe' mas hoje eu gosto da premissa e quero conhecer a escrita da autora. Além disso, eu também morro de vontade de ler "Os garotos corvos". Fico feliz em saber que "Calafrio" é impactante e sensível assim, espero gostar também.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  28. fantasia não é meu gênero favorito, mas sempre há exceções, gostei da resenha
    parabens pelo blog <3

    ResponderExcluir
  29. OI
    escuto muito sobre esse livro, já pensei até em comprar mas fiquei sem dinheiro (rs) adorei saber mais sobre a história, inclusive sobre o começo mais lento, e já estou bem tentada a comprar ele de novo! Quero ler cada vez mais fantasia em 2017 e esse livro parece ser uma grande pedida!
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Carol, tudo bem?

    Eu adoro essa série! A autora escreve muito bem, consegue nos prender, emocionar, surpreender. Falta eu ler só o último, Perdido.

    Gostei demais também da série dos Garotos Corvos e da Corrida do escorpião. Já lestes?

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim já li HAHA Maggie é uma das minhas autoras favoritas <3 Tudo que ela lança estou lendo <3 Ah que bom que você adorou essa série! Ela também está ganhando meu coração haha

      Excluir
  31. Já ouvi falar muito da autora e suas obras, mas infelizmente ainda não tive oportunidade de ler nada dela.
    Quase não li livros que envolvessem lobos, mas a ideia me agrada muito.
    Sua resenha me deixou mais curiosa ainda para me aventurar nessa série.

    ResponderExcluir