8 de out de 2016

Resenha - Trono de Vidro, Coroa da Meia-Noite

Livro: Trono de Vidro, Coroa da Meia-Noite #2
Série: Trono de Vidro
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 406
Gênero: Fantasia
Sinopse: "Celaena Sardothien, a melhor assassina de Adarlan, tornou-se a assassina real depois de vencer a competição do rei e se livrar da escravidão das Minas de Sal de Endovier. Mas sua lealdade nunca esteve com a coroa. Tudo o que deseja é ser livre — e fazer justiça. Nos arredores do castelo, surgem rumores a respeito de uma conspiração contra misteriosos planos do rei, mas antes de cuidar dos traidores, Celaena quer descobrir exatamente que planos são esses. O que ela não imaginava é que acabaria em meio a uma perigosa trama de segredos e traições tecida ao redor da coroa. Enquanto a amizade entre ela e o capitão Westfall cresce cada vez mais, o príncipe Dorian se afasta, imerso em seus próprios dilemas e descobertas. A princesa Nehemia acaba se tornando uma conselheira e confidente, mas sua atenção está mais voltada para outros assuntos. Em Adarlan, um segredo parece se esconder por trás de cada porta trancada, e Celaena está determinada a desvendar todos eles para proteger aqueles que aprendeu a amar. Mas o tempo é curto, e as ameaças ao redor castelo de vidro estão cada vez mais próximas. Quando menos se espera, uma trágica noite mudará a vida de todos no reino, e mais do que nunca Celaena quer descobrir a verdade para fazer justiça."

Coroa da Meia-Noite foi um dos livros mais turbulentos com relação a minha opinião com a obra toda, afinal a história teve nuances de altos e baixos e um romance que não caiu no meu gosto: Chaol e Celaena.

Começamos com alguns meses de diferença onde Celaena Sardothien já é a Assassina do Rei. Incumbida de matar os inimigos do rei, nossa protagonista já viajou para alguns lugares para fazer seu trabalho. O que ela não esperava, é que a Rainha Elena voltasse pedindo que ela cumprisse com o combinado após a sua coroação. Além disso situações estranhas voltaram a rondar o castelo e isso pode ter ligação com o passado dela. Celaena será capaz de lidar com tudo ao mesmo tempo? Afinal a magia acabou ou não no Reino?

A trama toda ao meu ver pode ser dividida em dois pontos: até onde a autora construiu um mundo novo, uma fantasia fantástica e onde ela forçou um novo romance e fez isso se arrastar durante todas as páginas. A primeira? Amei! A segunda? Tem suas falhas.

Quando comecei ler esse sucessor, já vinha lendo resenhas anteriores que falavam que esse seria um dos melhores livros da série. De fato estamos bem mais aprofundado nos personagens e nas suas personalidades, a mudança de pontos de vistas também auxilia nisso e o pano fundo ajuda muito o complemento de tudo que a autora quer passar. Em nenhum momento isso foi maçante ou fora de contexto. A autora evoluiu na sua escrita conseguindo fazer com que ela começasse a criar um ordem cronológica, e assim as situações acontecem com alguma lógica. Só isso já é mérito desse volume. 

Tenho também que destacar o quanto a parte fantástica está se tornando única. Temos histórias sobre magia, feéricos, bruxas e poderes misteriosos que deixa os fãs do gênero em boas mãos. O desenvolvimento desse "pano de fundo" foi bem mais complexo que o primeiro e com isso temos uma abertura maior na série, fazendo com que ele venha para o primeiro plano. É uma narrativa de descobertas, de pistas para serem seguidas que faz os leitores acompanharem de forma que não queira abandonar a leitura. Sendo bem explorado e bem descrito, isso pode fazer com que Trono de Vidro seja marcante.

Outro ponto forte é ainda a personalidade de Celaena. Se antes temos uma menina que é chamada de assassina, aqui temos uma mulher assassina. Essa transição da personagem foi muito bem vinda, afinal vemos as situações serem convincentes com a fama que ela tem. Espere muito mais sangue, mais cenas de tortura e morte. Aliás das lutas que tinha reclamado no livro anterior, a autora melhorou e muito a ambientação dela, o que deixa a interação da leitura mais dinâmica e o leitor fica mais preso.

Porém, apesar de todos os elogios possíveis o romance que se forma não me convenceu. E ao não me convencer, a medida que a autora vai aprofundando nisso, aprofundando nos sentimentos dos dois, tudo deixa de fluir. Não é que de todo mal ele seja ruim, mas se você espera que ela fique com o mesmo homem que o anterior, não espere. Aqui tudo que a Celaena sentiu, foi jogado fora. E um novo sentimento surge, uma nova construção de paixão surge e ao meu ver no lado masculino é muito abrupto. Não sei se pelas páginas finais e o andar desse volume todo essa transição foi de propósito, todavia, ao meu ver foi desnecessária. 

E chegou em certos momentos que eu já não aguentava ler sobre os sentimentos descobertos deles, da situação confusa que poderia ficar, do quão poderiam machucar o amigo dele e etc, que desanimou. Confesso que tive que pegar spoilers dos próximos para ver se iria continuar lendo ou não. Sim cheguei ao ponto de querer abandonar, uma coisa que para mim é extrema. Possa ser que eu tenha me apegado demais ao primeiro casal e a frustração que ficou por eles não  terem dado certo, contudo esse não me convencia. E ao não me convencer, certas partes da narrativa me deixava incrédula com que acontecia. Ainda estou descrente com esse casal.

E ao pegar spoiler descubro que tem muita coisa para acontecer, e que muita coisa pode ter reviravolta, assim como houve aqui. A medida que chegamos nos fatos finais, traições são descobertas, mortes acontecem, descobertas, passados, tudo vem a ser explicado. Então guarde o fôlego para final porque isso vai fazer tudo valer a pena.

Como já dito lá em cima, foi uma das leituras mais turbulentas que já tive com relação a como classificá-la. Ainda é difícil terminar essa resenha sem falar da ambiguidade que ela me causou porque o ponto negativo pode parecer má vontade minha de não querer o casal. Pode ser? Pode até ser, entretanto em nenhum momento deixei de enaltecer os pontos positivos. A ideia geral, é que se alguém tem o mesmo problema que eu, de ver uma protagonista namorando todos os homens que passam pelo livro, que isso seja um alerta. Eu sempre convido a vocês lerem e deixar sua opinião aqui. Aliás se a opinião for completamente contrária, estou aberta a debates.

E mesmo tendo esse erro grotesco, quero continuar a série, quero continuar a ver esse mundo desabrochar. Por isso, mesmo aqui dando 3,5 estrelas estou com altas expectativas pelo próximo, afinal o plot twist também deixado te faz querer A Herdeira do Fogo (terceiro) nesse momento. Pelo pequenos problemas já relatados, ainda meu favorito é A Lâmina da Assassina (que tem resenha aqui) e o quanto conhecemos profundamente a Assassina de Ardalan. Se eu tivesse que escolher um par romântico para ela, também seria o Sam  presente em A Lâmina da Assassina. Todavia, quem escolhe o rumo é a Sarah J Maas, então vamos aguardar os próximos capítulos para ver o que acontece.

Lembrando que até onde ser, a série Trono de Vidro conterá 6 volumes e o spin off, sendo o quinto para ser lançado em 2017. A Galera Record vai tentar lançar ao mesmo tempo, mas ainda não tem certeza.

E vocês já leram A Coroa da Meia-Noite? Gostaram? Deixa nos comentários.

26 comentários :

  1. Ainda não li mas tenho vontade, só ouço elogios. Ainda não sabia desse fato, de namorar todos os homens os homens e já não gostei. Vou ler para matar a curiosidade

    ResponderExcluir
  2. Não li esse livro, mas li várias resenhas positivas já; Admito que não é um enredo que me conquista, nem meu genero, mas parece ótimo! Sua resenha ficou ótima também!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esse livro lá em casa, mas ainda não li... na verdade tenho todos que já foram publicados pela editora, mas quem leu foi minha mãe... e ela sempre me puxa o orelha por não ter lido ela ainda... kkkkk... Mas eu quero esperar a série ser publicada inteira, pois sei que vou amar só pelo que minha mãe ja me contou.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  4. OOi!
    Vejo ótimos comentários sobre essa série, além disso, acho a premissa dela super interessante!
    Confesso que li apenas "por cima" sua resenha pois ainda tenho vontade de iniciar leitura do primeiro livro. Um amigo falou muito bem, inclusive que era sua série preferida, até me animei mais. kkkk

    ResponderExcluir
  5. Oláa, tudo bem?
    Não li esse livro ainda, mas já ouvi muito falar dessa serie e todos os comentários são positivos. Vou ler sim, mas não agora. Minha lista de leitura está enorme, mas vou sim conhecer melhor essa serie. Bjs
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Oiii Ana, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse, mas fico feliz de ler a sua resenha que está incrível.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Pretendo ler esses livros, minhas amigas falam muito bem, eu entendo quando queremos um casal e não é como gostaríamos, mas ouvi falar que autora faz isso mesmo, gosto dos personagens ousados desse livro. Bjkas

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Morro de curiosidade de ler essa série porque gosto muito do gênero. Saber que esse é de alguma forma muito melhor que o antecessor é um alívio e com certeza me deixou ainda com mais vontade de ler toda a série.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Preciso começar esta série e logo. Como assim namorar todos os homens que aparecem???? Chocada aqui deste lado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana! Tudo bem?
    Mesmo não sendo fã de fantasia, me interessei, mas quando vi que é uma série longa, pois ainda não conhecia, desanimei um pouco. estou evitando séries no momento pra ver se dou conta dos livros únicos. Adorei a capa do livro, é linda e sua resenha ficou ótima! Bj

    ResponderExcluir
  11. Olá! Já li diversas resenhas falando dessa série, com o seu post fiquei ainda com mais vontade de acompanhar, o problema que estou mega atrasado com minhas leituras e só Deus sabe quando vou poder comprar e ler essa série. Você mandou super bem no post, vou me programar pra ler esses livros nas férias.

    ResponderExcluir
  12. Olá Carol =)
    Eu já tinha visto este livro, mas não tinha parado para ler uma resenha dele. Eu fiquei triste em saber que foi uma leitura bem mais turbulentas e o os pontos negativos do livro. Mas apesar disso, ele me despertou interesse pelos pontos positivos. Não sei se vou ler ele, mas se ler não irei ler com tantas expectativas. Beijos'

    ResponderExcluir
  13. Não li ainda; fantasia está entre meus gêneros favoritos. Depois de ler suas considerações, tenho certeza de que não lerei. Não sou de acompanhar séries.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem? Que pena que o livro de desagradou em certos pontos. Eu quero muito ler algo da autora, mas até agora só vi séries dela, e estou fugindo de series hahaha. Trono de Vidro tem uma premissa bem interessante e quero ler, mas isso vai ficar pro futuro. Gostei muito da resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei a história proposta, mas não sei se daria uma chance ao livro.♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  16. Então, eu não curto muito o gênero e pelo o que você apontou eu provavelmente não conseguiria nem que me esforçasse...
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu não consegui chegar nem na metade de Trono de Vidro. Achei a coisa toda muito arrastada e enrolada, que acabou não me fisgando. Acho que eu esperava mais da assassina sabe? Pq ela é conhecida como a maior assassina e não teve nenhuma cena dela que realmente mostrasse isso e a coisa me cansou e eu larguei.
    Lendo sua resenha desse volume, acho que me irritaria demais essa coisa do romance forçado. Poxa, eu sei que é legal ter um romance e tal, que isso prende - eu mesmo curto muito - mas se o resto todo é tão bom e tão bem explorado pq não deixar o romance meio de lado do que ficar arrastando algo que não cola? Enfim...
    Ler sua resenha só me deixou com a certeza de que a série não é para mim.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li o livro, mas já li algumas resenhas dele. A série realmente tem uma boa premissa, mas fiquei preocupado em você dizer que autora transforma uma fantasia otima em um romance que pode derrubar toda a saga. mas vamos ver no caminhar da continuação o que acontece com todo o enredo.

    ResponderExcluir
  19. Eu amo essa série e já li os quatro livros já lançados e sim, você ainda vai se deparar com várias reviravoltas. Sabe, não me incomodo com as mudanças na vida amorosa da Celaena, eu até gostava do casal desse livro mas gostei infinitamente mais do que aconteceu mais pra frente... Espero que você consiga gostar também... Rs...

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu ainda não tive oportunidade de conferir essa série, mas sempre me é indicada e já estou mais curiosa. ^^

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Carol, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! Já vi que ficarei destruída. Eu sou muito romântica, acredito em amor verdadeiro, então, não consigo aceitar muito uma pessoa estar amando um agora, e amanhã outro e depois outro. Mas estou louca para ler!!! Vou correr o risco de ficar sem meu coração, porque parece uma serie incrível. Gostei muito da sua sinceridade, sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, Ana Caroline! Não conhecia a série e nem o livro. Talvez por não fazer parte do meu gênero preferido... Mas acredito que até para descobrirmos se gostamos ou não, é preciso conhecer a obra, por isso entendo sua vontade de continuar a ler, mesmo com todas as ressalvas. Parabéns pela resenha!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá! Já tinha visto falar dessa série e achei super interessante pois adoro o gênero. A capa também tá muito massa. Gostei da sua resenha e só me instigou mais ainda a fazer essa leitura.

    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Seis volumes? É muito grande, gente! Eu vi a divulgação da editora e apesar de visivelmente ter um enredo cativante, não chamou minha atenção a ponto de solicitar.

    ResponderExcluir
  25. bem, não li a série mas pelo que percebi, tirando a parte do novo romance que vc não curtiu, a leitura foi agradável e a autora soube manter o ritmo, né? Espero que os próximos volumes mantenham a qualidade da história...
    bjs, flor...

    ResponderExcluir
  26. Olá.
    Esse ano não estou tendo experiencias positivas com livros do gênero fantasia, acho que li um ou dois que realmente gostei. Os livros de fantasia estão tornando-se cansativos para mim, mas essa série sempre chamou minha atenção por ter uma trama muito boa.
    Adoro livros com reviravoltas, ler sua resenha me deixou muito mais animada, embora o romance não tenha te convencido os outros pontos positivos me convenceram hahahhaa.

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)