2 de ago de 2016

Resenha - A Corrida de Escorpião

Livro: A Corrida de Escorpião
Autora: Maggie Sitefvater
Editora: Verus
Páginas: 378
Gênero: Fantasia/Romance
Sinopse: "Na pequena ilha de Thisby, poucos cavaleiros são bravos o suficiente para competir na corrida de escorpião que acontece a cada novembro. Pela primeira vez uma mulher, a jovem Puck Connolly, vai competir. Ela tem dois irmãos e ficou órfã depois que os pais foram devorados pelos cavalos assassinos. Por isso, ela está determinada não só a competir como ganhar a corrida. Para isso, Puck terá que enfrentar outro jovem corajoso e encantador. Sean Kendrick também perdeu o pai, atropelado pelas sanguinárias criaturas. Apesar de terríveis, os cavalos do mar são uma grande atração turística. O turismo é a principal fonte de renda dos habitantes de Thisby. A ilha é um lugar fascinante e, ao mesmo tempo que atrai, também amedronta. A descrição que Maggie faz dos desfiladeiros do local é carregada de poesia. Com a narrativa alternando entre o ponto de vista de Sean e de Puck, a autora criou uma trama envolvente, classificada por críticos do New York Times e do Los Angeles Times como inovadora. Em A corrida de escorpião, Maggie Stiefvater nos leva até o limite, em que o amor e a vida encontram seus maiores obstáculos e apenas os fortes de coração podem sobreviver. Uma leitura inesquecível."

Eu quando leio um livro bem escrito, narrado, detalhado da forma que tanto a fantasia quanto o romance estão no mesmo plano é certo ele se tornar um dos meus favoritos. Com esse não foi diferente.

A Corrida de Escorpião é uma trama complexa da união de várias lendas sobre cavalos d'águas e a própria imaginação da escritora. Aqui conhecemos Puck Connolly, uma menina órfã que vive com os 2 irmãos. Quando sua moradia é ameaçada e seu irmão mais velho decide ir embora, ela acha que sua única solução é participar da corrida dos capall uisge e chegar em primeiro lugar para salvar sua casa e sua família. Para isso ela terá que enfrentar Sean Kendrick, ganhador 4 anos seguidos da corrida junto do seu capall uisge Corr. O que eles não imaginavam é que teriam suas vidas entrelaçadas e essa disputa poderia se tornar algo mais do que só vencer. Seria decidir entre o amor e a vida.

Eu termino esse livro extasiada. É incrível o quão bem Maggie Stiefvater trabalha dentro da fantasia, trabalha em um mundo completamente novo. Quando me pedem indicação de livros do gênero com cenários e coisas incomuns penso logo nela. E não seria diferente porque ela explora pequenos detalhes e lendas que ninguém imagina. Não é à toa que é minha autora favorita da atualidade.

"Existem momentos dos quais você vai se lembrar pelo resto da vida, e existem momentos que você pensa que vai se lembrar pelo resto da vida, e não acontece com muita frequência que sejam os mesmo momentos." pág. 68

É um enredo que demora a engrenar, que as informações passadas no início são demasiadas, porém a medida que você avança tudo se encaixa. Confesso que esperei até mesmo pela sinopse que fosse voltado mais para romance, entretanto aqui a fantasia fala mais alto em certos momentos e equipara ao possível casal formado. Então não espere só romance! Além disso vemos situações que nos faz refletir o que a vida pode fazer com algumas pessoas. E isso se conecta com a personalidade da Puck que pra mim foi a melhor personagem da trama toda.

Puck é uma menina que tem todos os motivos para ser amarga na vida. No entanto é ao contrário. Ela move os acontecimentos de uma maneira que você passa o livro inteiro torcendo por ela. E não é só isso, temos feminismo aqui presente. A partir do momento que ela decide participar de uma corrida apenas masculina, fora do padrão, a sociedade de Thisby é contra. Ver cada passo dado a frente dar um orgulho de ver uma mulher com personalidade tão forte.

Eu não entendo como Maggie ainda não estourou aqui no Brasil. A escrita e tudo que é criado é único. Já li Garotos Corvos e tenho o mesmo sentimento que vejo aqui. São livros que você não encontra parecido ou semelhante nas prateleiras e muito menos com a riqueza que é passado. Não tem um momento que você não se teletransporta para tudo que ela escreve. E por ela fugir das fantasias tradicionais, você acaba notando peculiaridades e diferenças no sentido bom.

"Todo ano eu espero que ele diga isso. Todo ano, quando ele toma sua decisão, ela tranquiliza meu coração. Mas, este ano, sinto como se ainda estivesse esperando." pág. 129

Vamos encontrar conflitos de amizades, a relação da morte e o que ela pode causar, brigas familiares, o sentido da vida e muito mais. Encontramos um pouco de tudo que se encaixa sutilmente no decorrer das páginas. Única coisa negativa que posso tirar é que um personagem ficou sem o final. Ele era um motivos que fez a nossa protagonista lutar contra tudo porém ficou em branco no final. Fora isso, prepare o lencinho para as últimas duas páginas. Falando das partes estruturais, além da capa que os tons de cobre, vermelho se interligam com o enredo, temos dois narradores: a Puck e o Sean. Geralmente seus pontos de vistas são alternados nos capítulos, todavia pode haver os dois dentro de um. A diagramação é a padrão da Verus e tem um toque a mais que são os cavalos em cada início de capítulo.

Com ele termino minha terceira semana da Maratona Literária da melhor forma. Com toda certeza essa foi minha melhor semana. Rendeu mais e onde conseguiras melhores leituras. Quero e necessito outro livro dessa autora e por isso já estou encaixando a única série dela aqui que não li: Calafrio. Espero me surpreender assim como foi com todos os seus antecessores.

"Acho que esta é a verdadeira benção desta ilha: ela não nos deixa com nossas lembranças terríveis por muito tempo, mas nos deixa ficar com as boas pelo tempo que quisermos." pág. 290

E vocês já leram Maggie Stiefvater? Ou já ouviram falar? Deixa nos comentários!

17 comentários :

  1. Oi Ana! Tudo bem?
    Adorei sua resenha e amei a história desse livro! Não conhecia e estou bem curiosa para conhecer! Dica anotada com certeza!
    Bj
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Amo fantasia e a sua resenha desse livro me deixou com os olhos brilhando! *-* rsrs Não conhecia a autora, mas com certeza vou correr atrás dos livros dela agora. Com tantos livros de fantasia sendo lançados atualmente, às vezes é difícil encontrar histórias que realmente sejam únicas. Gostei muito dessa. :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Gosto bastante do gênero e desconhecia a obra. Fiquei bastante curiosa e sua resenha me deu grande vontade de ler a obra. Não li nada parecido e isso é um ponto muito positivo.


    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, não conhecia o livro, e adoro fantasia e amei a sua resenha. Fiquei bem curiosa para saber o que acontece na historia e me deu uma vontade louca de ler logo o livro. Dica anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho uma amiga que já leu um outro livro dessa autora e não gostou, mas não sei se ela já conhece esse, vou falar com ela, quem sabe ela goste. É um livro que eu leria, principalmente por trazer uma protagonista forte, e também acho interessante histórias com cavalos. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, lembro que na época em que este livro foi lançado eu estava mega ansiosa para ler, mas infelizmente até hoje não fiz a leitura :(
    Você não é a primeira a desmanchar elogios para o enredo, só espero poder gostar tanto quanto você.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Amo fantasia, com romance junto então, melhor ainda! Realmente pelo que leio sobre os livros da autora parecem mesmo serem únicos e incríveis, mas ainda não tive a oportunidade de ler nada. Comprei Garotos Corvos há pouco tempo e vou começar por ele, mas acredito que vou querer ler este também. Só é uma pena que um personagem tenha ficado sem final.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, confesso que quando vi a capa desse livro pela primeira vez não imaginei que fosse uma história assim. Nem sinopse eu não tinha lido dele ainda e sua resenha fez eu colocar o livro nos meus desejados :)

    ResponderExcluir
  9. olha... vou te contar... não conhecia, sequer tinha ouvido falar mas até que fiquei curiosa com a premissa... espero que realmente o romance não 'roube a cena', pois o elemento fantástico me deixou intrigada e espero ler e ver esse elemento bem explorado na história...
    bjs...

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Ainda não li nenhum livro da autora, mas vi muitos comentários maravilhosos a respeito. Gostei muito das suas impressões e estou sentindo falta de mergulhar em uma leitura de fantasia inovadora. Com certeza darei uma chance para este livro. Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bem???
    Adorei sua resenha!!! Desde que foi lançado esse livro, eu quis ler, mas infelizmente por falta de tempo e oportunidade ainda não li, mas com certeza vou ler!!! A autora já conheço, comecei a ler a série Garotos Corvos dela e é muito bom!!!
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  12. OOi!
    Não conhecia o livro mas confesso que ele não chamou minha atenção. Mesmo amando o gênero a premissa dele não me interessou. Mas fico feliz que tenha gostado!

    beijoos!

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre quis ler muito o livro, mas faltou tempo. Sua resenha só me deixou mais animada ainda para ler, e vou ter que fazer isso ainda esse ano. Eu achei a trama incrível e gostei de saber que a fantasia é o foco. Adorei sua resenha!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Olá. Adorei vários temas retratados no livro, como os dramas, as brigas, a amizade e o romance, claro. Mas acho que nem assim conseguiria ler, porque não curto mesmo fantasia, acho difícil imaginar o que está acontecendo na história. Adorei conhecer um pouco da autora. Beijos. Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá. Adorei vários temas retratados no livro, como os dramas, as brigas, a amizade e o romance, claro. Mas acho que nem assim conseguiria ler, porque não curto mesmo fantasia, acho difícil imaginar o que está acontecendo na história. Adorei conhecer um pouco da autora. Beijos. Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol, sua lidna, tudo bem?
    Concordo com você: essa autora deveria ter estourado aqui no Brasil!!! Eu vi um blog, faz muito tempo, falando desse livro. Fora esse blog, você é a segunda pessoas que me recomenda. Eu conheço a outra série da autora por causa de um encontro literário que fui. E realmente, parece ser uma história fantástica e única!!!! Impossível resistir. Adorei sua resenha e não vejo a hora de ler!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, parabéns pela resenha. Não conhecia a obra e como adoro fantasia certamente irei conferir essa obra. Obrigada pela dica!

    Abraços

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)