20 de jul de 2016

Resenha - Percy Jackson e os Olimpianos, O Ladrão de Raios

Livro: Percy Jackson e os Olimpianos, O Ladrão de Raios #1
Série: Percy Jackson
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 387
Gênero: Fantasia
Sinopse: "Em O Ladrão de Raios, Percy Jackson, o menino que aos doze anos descobre que é um semideus, filho de Poseidon, precisa impedir uma guerra entre os deuses que destruiria a civilização ocidental; em O Mar de Monstros, ele e os amigos se envolvem em uma perigosa aventura para defender o acampamento dos semideuses; em A maldição do titã, Percy descobre que o Senhor dos Titãs despertou e está disposto a destruir a humanidade; em A batalha do Labirinto, o semideus vai combater o perigoso titã no temido Labirinto de Dédalo; e em O Último Olimpiano, Percy tem que lidar não só com o exército de Cronos, mas também com a chegada de seu décimo sexto aniversário - e, assim, com a profecia que determinará seu destino."

Perseu Jackson, um garoto de 12 anos que ano após ano é expulso de escolas por eventos que acontecem ao seu redor e que não sabe explicar, após mais um desses fatos acaba se colocando em apuros e descobrindo a verdade: é um semideus. Filho de Poseidon, um dos 3 maiores deuses do Olimpo, acaba entrando em uma missão onde ele está sendo acusado de ter roubado um raio de Zeus. Porém sabendo da sua inocência, irá atrás do culpado para tentar inocentar tanto sua pela quanto a do pai - que também está sendo acusado de querer tomar o trono de Zeus - e evitar uma guerra de proporções enormes que poderia acabar com a civilização.

Quando entrei na leitura, grande parte do filme estava ainda presente para que houvesse uma comparação. Então basicamente sabia da história, sabia como seria o desfecho e tudo que iria acontecer. O que eu não esperava, é a riqueza que Rick Riordan coloca nas páginas e faz com que sua adaptação seja muito inferior.

Pensei que iria ter sérios problemas com a idade do nosso protagonista, porque além de já no filme o ator não ter essa idade, pensei que certas atitudes colocada nele poderia não condizer com a idade planejada:  não aconteceu e isso já foi a primeira parte positiva. Tantos os diálogos quanto até mesmo os pensamentos batem com a criança que Percy é. Claro que a aventura que ele entrou poderia às vezes  parecer forçada demais para seus poucos 12 anos, entretanto quando colocamos na balança o que é uma criança semideus, tudo consegue se encaixar.

" De certo modo, é bom saber que há deuses gregos lá fora, porque aí temos alguém para culpa quando as coisas dão errado. " pág 176

O livro é cheio de altos e baixos com uma certa frequência de acontecimentos já que nosso protagonista entra numa missão. Groover e Anabeth são personagens que complementaram ele e que fizeram com que tudo fosse mais divertido. Gostei dessa presença feminina inteligente e a sucessão de acontecimentos rápidos que apresentou no final. Foi uma leitura muito fluida no sentido que as coisas acontecem e quando você vê não quer parar. É um ritmo de leitura que não se quebra, e quando acontece as pausas são em momentos acertados. Diagramação, estruturação de como iria se desenvolver muito bem apresentada.

Adorei a apresentação da mitologia, de como eram as descrições dos deuses, o Olimpo e tudo mais. Destaques das cenas do Mundo Inferior, a chegada do Percy no Acampamento Meio-Sangue foram bem detalhadas e o plot twist que fica para os próximos da série. Os 5 livros irão se encaixar numa situação única, já que vemos algo haver com profecias, seres retornando e isso me fez querer continuar a saga.

Um ponto negativo e não sei se chega a ser negativo é que me lembrei muito de Harry Potter. A profecia, 2 amigos, Percy com uma missão, dele não se encaixar no mundo "normal", entre outros me fez lembrar muito esse mundo bruxo. Não acho que me atrapalhou na história e muito menos acho que prejudicou. Porém em certos momentos parece que foi inevitável não lembrar e comparar. E existe várias outras obras que também são parecidas, que aliás já li, mas não senti a presença tão forte quanto neste. Vamos ver se haverá diferenciação a partir do próximo porque foi um detalhe em que certas passagens me incomodava. Ressaltando novamente que isso não tira o mérito da fantasia criada pelo autor.

" Eu adoraria contar que tive alguma revelação profunda enquanto caía, que aprendi a aceitar minha própria mortalidade, que ri em face da morte, etc. A Verdade? Meu único pensamento foi: Aaaaaaargh!" pág. 220

Com ele termino meus livros obrigatórios da semana hype da Maratona Literária de Inverno numa vantagem até que boa, pois inclui outro antes e ainda dá tempo de colocar mais alguns. Inicialmente seria a continuação desse só que resolvi quebrar o projeto Percy Jackson por um livro a cada mês. Ou seja, só irei ler o próximo - O Mar de Monstros em Agosto. Achei que seria melhor pra analisar melhor esse sucesso que é a série.

E vocês, são fã de Percy Jackson? Ou nunca leram? Deixa nos comentários (;

42 comentários :

  1. Sempre que vejo esse livro em algum lugar, lembro que encontraram uma vez dentro da minha sala na faculdade e ninguém sabia de quem era, rs.
    Eu nunca li Percy Jackson e não sei se sinto vontade, pois acredito que tenho restrições ao gênero fantasia. Gostei da forma como arquitetou a resenha (sempre é bom ler uma boa resenha) e que bom que o livro causou essa sensação de não querer parar de ler em você. Adoro quando isso acontece!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu adoro Percy Jackson e sou fascinada pela história. Ler sua postagem só me faz lembrar o quanto sou fã dos personagens e admiro a escrita do autor. Espero que você consiga finalizar a série, porque fica melhor.
    Boas leituras!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii ana cmo vai linda?
    Menina que resenha maravilhosa é essa que tu trouxe aqui no blog hoje <3 fiquei encantada para ler já, eu tenho até segundo volume parado na minha estante, mas a vontade não vem sabe, quem sabe eu coloque como meta do ano pelo menos um HUAHAUAHAUAHU morro de curiosidade diante de tantos comentários positivos a respeito do autor.
    Beijinhss

    ResponderExcluir
  4. Olá! Li esse livro há anos atrás, na época em que lançou, e até vi o filme no cinema depois (e odiei, claro, já que fizeram uma história muito diferente que destruiu meu coração de leitora rsrs). Já li toda essa série e a outra que o Rick fez depois dessa, e posso dizer que amo Percy Jackson e toda a mitologia da história. Acho que é comum comparar a série com HP, porque foi a primeira fantasia de grande sucesso, mas acredito que essa estrutura de amigos + não se encaixar + missão + grande propósito no final é algo muito comum em sagas de fantasia e é algo que dá certo. Gostei muito da sua resenha e me deu saudades do livro... rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Acho muito legal os filmes do Percy, mas confesso que já tentei ler os livros mas não fluiu, não sei porque, com HP foi a mesma coisa. O bom que você vai conseguir entender o sucesso todo, já que aprovou esse livro. Desejo boas leituras ao longo desses meses.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu amo as histórias de Percy Jackson e gostei bastante de ver uma resenha dele por aqui no seu blog. Achei legal sua opinião e senti falta das histórias. Eu gosto muito de mitologia e acho que essa obra traz uma ótima representação.

    ResponderExcluir
  7. Esta serie me arrebatou, li todos os livros de uma vez e depois acabei comprando a série para meus filhos. Uma pena que o filme não tinha sido tão bom quanto o livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha! Acabei de ler esse livro recentemente acredita? Comprei a série toda na última Black Friday e finalmente iniciei. Curti demais e pretendo ler logo o próximo, mas tô intercalando as leituras, não quero devorar todos de uma vez :D
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Li este livro em 2010 e não curti a história e nem a escrita. Porém, meu filho ganhou o livro e leu em menos de uma semana e adorou tudo!!! Concordo com você em relação a se lembrar de |Harry Potter ao ler o livro... eu também lembrei!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu amo Rick Riordan e já li todos os seus livros publicados. O livro pode lembrar um pouco HP ( outra paixão) mas com elementos bem diferentes e como fã de mitologia sou louca por toda a série..
    Bj

    ResponderExcluir
  11. eu tbm tô indo legal na maratona hehehe
    eu li Percy há uns anos e curti a história, mesmo sendo um juvenil desses atuais...
    tô pra ler o terceiro da série...
    nem reparei nessa semelhança com HP, até pq nem curto harry rsrsrs
    bjs...

    ResponderExcluir
  12. Oii
    Este foi o único livro do autor que li até hoje, foi mais por curiosidade mesmo, já que não sou muuuito fa de fantasia, confesso que gostei, mas não me fiz muitos questionamentos, valeu a experiência.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu já li toda a série de Percy Jackson e gostei muito da história desenvolvida pelo Tio Rick. Confesso que apenas agora parei para pensar que é, de fato, forçado pensar em um garoto de 12 anos fazendo tudo aquilo, entretanto, acho que deixamos a questão da idade bastante de lado (pelo menos eu deixei). Não lembro de ter comparado a obra a Harry Potter, pois sempre a vi com um brilho próprio. Enfim, é uma leitura que vai agradar muita gente, ao passo que irá desagradar também.
    Adorei sua resenha e gostei desses pontos que me fizeram pensar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Eu li Percy Jackson há uns anos atrás e vou confessar... Não gostei. Eu não sei o real motivo, mas a história não conseguiu me prender, só para deixar claro, eu demorei 1 mês para fazer a leitura do livro. Eu li pensando que seria como o filme, mas me decepcionei bastante.

    desencaixados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu li o livro e não gostei, não consegui entra na escrita e na historia, sei o quanto o livro é um sucesso, mas comigo não deu cero e assim como vc eu tbm me lembrei de HP.

    ResponderExcluir
  16. Oie, eu nunca li percy, na verdade até comecei o primeiro livro mas não me cativou. QUe bom saber que você não teve problemas com a idade do protagonista, eu temo bastante isso porque ele é bem novinho. E eu nunca li harry também mas creio que me perturbariam perceber semelhanças com outra série. Espero que o segundo seja ainda melhor.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Tenho os livros mas ainda não consegui ler. Já tinha visto postagens falando que o filme é inferior ao livro, e preciso ler para ver as diferenças.
    Não sabia que o Percy tinha 12 anos, e acho que verei muita coisa diferente meeeesmo né?
    A Annabeth é uma personagem que gosto bastante no filme, acho que vou gostar dela no livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Percy Jackson é uma saga maravilhosa, cheia de lições de vida não só pros adolescentes quanto pros adultos também. É uma ótima forma de conhecer mais sobre mitologia, eu mesma aprendi muita coisa através da saga. Isso de se parecer com HP, na minha opinião, qualquer saga adolescente segue o mesmo padrão então isso será comum não só entre HP e PJ mas em várias outras também. Beijos! www.zombieffect.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu tava legal na maratona, mas agora...
    Eu li até o quarto livro da série, mas cansei de tanto altos e baixos que meio que desisti.
    Gosto da apresentação dos deuses e a parte da mitologia é uma das melhores.
    Também achei a história da profecia e dos amigos bem HP, mas não vejo como negativo. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Nem tento participar dessas maratonas porque sei que não conseguiria completar metade dela.
    Sou apaixonada por essa série. Conheci meus melhores amigos por causa desses livros e acho super engraçados, leves e divertidos.
    O personagem Percy é hilário e adoro a Annabeth. Até podemos lembrar de vez em quanto de HP, mas a história em si, nada tem haver um com o outro.
    Nem me lembre desse desastre que foi o filme. Sempre fico muito chateada ao lembrar que eles fizeram algo tão ruim. Prefiro acreditar que um dia a Netflix vá fazer uma série, algo do tipo que fizeram com Shadowhunters.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá tudo bem??
    Gostei da sua resenha, já li Percy Jackson faz alguns anos, e confesso a você que gosto muito da série, apesar de ter esse clichê de um garoto com mais dois amigos para ter suas aventuras, mas a série é boa!!! Não consigo fazer maratonas, já tentei, mas se eu tiver que fazer, não faço, nunca consegui kkkkkk..
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  22. Vi o filme, mas ainda não li o livro. Todo mundo diz que a adaptação é realmente inferior, então sou louca para conferir, só faltou oportunidade mesmo. Amo mitologia e fico feliz de saber que ela foi bem descrita. Já tenho esse livro e os demais da série aqui, espero arrumar um tempo para ler logo!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Eu ainda não li o livro mas tenho muita curiosidade. Achei sua resenha muito bem feita e você sobe se expressar bem. Acho que quando eu ler, devo ter as mesmas impressões que você pois parece mesmo ser um livro envolvente e ser daqueles que a gente não tira da cabeça até terminar a leitura.

    P.S. Acho que vou amar o Percy

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  24. Olá, essa é série totalmente conhecida mas que eu não tenho nenhuma vontade de ler, tipo harry potter, sim, pode me julgar, eu já assisti até os filmes que foram lançados e tentei ler esse primeiro livro mas não me prendeu, deuses é um assunto que não me chama muito atenção então essas séries do Rick sobre isso não são meu gênero, mas fiquei sabendo que ele lançou uma série sobre deuses do egito, essa sim eu posso me interessar.
    haha, bjs, ótima resenha.

    ResponderExcluir
  25. Eu não li nenhum dos livros do Percy, mais falando especificamente sobre o seu texto achei curioso alguns pontos lembrarem a história de Harry. Ainda bem que isso não atrapalha- só é meio estranho né? Enfim. apesar disso, acho que o livro deve ser ótimo ainda mais por ser rico em detalhes sobre a mitologia, as descrições dos deuses e tal. Enfim, espero um dia poder acompanhar a série um dia.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  26. Olá,

    Sou muito suspeita para falar das obras do tio Rick, porque simplesmente amo todas. Este livro me deixou super empolgada e imersa na mitologia grega, lembro que fiquei insistindo com a minha mãe para comprar o segundo volume, pois eu simplesmente queria saber mais, queria mais Percy e Annabeth. Tudo que posso dizer é: continue lendo os demais livros, você vai se encantar.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  27. Eu já li a série toda e amei, e se você gostou desse primeiro e de toda a apresentação de personagens e da mitologia, com certeza vai gostar da continuação.
    Que pena que você achou bem chato por ser parecido com HP, por mais que seja verdade, eu não ligo, haha, porque toda a ambientação é diferente.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  28. Oi,

    Eu li PJ há muitos anos e me lembro de ter gostado muito. É inevitável que livros de fantasia juvenis sejam parecidos com o Harry Potter, o que não denota "cópia'' ou algo assim. Eu conheci e passei a me interessar por mitologia lendo PJ e foi bem legal ler a série. Parabéns pela resenha e A Batalha do Labirinto é o meu livro favorito. haha

    bjs =)

    ResponderExcluir
  29. Oiee ^^
    Esse é um dos meus livros favoritos de todos os tempos, porque foi o primeiro do tio Rick que eu li, e desde então sou completamente doida pelas histórias dele. Foi com Percy Jackson que eu aprendi a gostar de mitologia, e foi uma das melhores séries que eu já li na vida ♥ Espero que o segundo livro te encante mais :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Menina, eu amo esse livro, a série toda eu amo. É muito mais rico do que o filme, prende muito mais a atenção, não tem nem comparação, quando você ler o mar de monstros ai sim você vai ver muita diferença entre o filme e o livro.
    Assim como você no inicio eu ficava lembrando do filmes, mas logo depois mergulhei muito mais profundo na história.
    bjs.
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Tentei ler Percy Jackson, mas fracassei por não ter gostado nem um pouco da obra. :(
    Espero conseguir mudar meu pensamento sobre o livro um dia.

    ResponderExcluir
  32. Olá! Que bom que o livro reservou várias surpresas agradáveis que não estavam presentes no filme. Não tem jeito: sempre que temos acesso às duas formas da mesma história (filme e livro), acabamos comparando-as. Ótimo que as atitudes do personagem condizem com a sua idade e que bom ser uma história cheia de altos e baixos, eu adoro quando isso acontece, por tornar a leitura mais dinâmica.
    Vou anotar na lista.
    Beijo!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá, eu adoro a série...sou louca por Percy <3

    Acho super bacaba a ideia do autor de pegar a mitologia e trazer em um enredo tão atual que desperte o interesse dos jovens!

    Abrçaos

    ResponderExcluir
  34. Foi a primeira série que eu li, ela que me fez ser uma leitura compulsiva, foi com esses livros que aprendi a julgar os livros, a esperar mais e principalmente a me deixar envolver pela trama, então tenho um amor imenso pelo autor e pela série, mesmo que tenha vários errinhos que deixo despercebido, por isso nunca fiz nenhuma resenha dele, mas certamente o livro é bem melhor que o filme, não posso falar muito sobre esse ponto negativo destacado, até porque nunca li HP

    ResponderExcluir
  35. Hi baby, tudo bem? muita gente me indica os livros do Percy mas ainda não tive oportunidade de ler eles, gosto muito do primeiro filme mas o segundo foi bem zoado, talvez eu precise ler os livros urgentemente para esquecer ele hehehe

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  36. Acho a fórmula dos livros juvenis muito parecidas em geral...na maioria deles há o protagonista com os dois amigos e uma missão a ser cumprida, bem clichê mesmo, mas quase sempre funciona.
    Eu nunca tive vontade de ler PJ, acho que se fosse há alguns anos até poderia começar, mas tenho certeza que agora eu não curtiria, não é o tipo de leitura que me prende e eu também nem curto muito mitologia.
    Espero que a leitura do próximo seja bem agradável!

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Oi, tudo bem?
    Sabe que nunca senti vontade de ler esses livros, talvez por ser um gênero que eu não gosto muito. Mas já assisti aos filmes e até que gostei. Sua resenha está ótima e me deixou bem intrigada, talvez um dia eu dê uma chance para a série. Fico feliz em ver que você gostou do livro.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  38. Oie...
    Que resenha adorável!
    Nunca tive interesse em ler essa série, mas, tenho que concordar que ela faz bastante sucesso, principalmente, entre os leitores que curtem juvenis :)
    Sempre vejo pessoas lamentando que há semelhanças com HP então creio ser realmente um ponto negativo.
    Beeijos

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)