14 de jul de 2016

Resenha - A Lâmina da Assassina

Livro: A Lâmina da Assassina #1,5
Série: Trono de Vidro
Autora: Sarah J Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 406
Gênero: Fantasia
Sinopse: "Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor. Implacável, sedutora, letal. Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Não à toa Celaena Sardothian é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras, assim como seu estranho código de honra e seu aguçado senso de justiça. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e o próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas? Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda sua tripulação; o encontro como uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários — o próprio coração." 

Quando eu comprei Trono de Vidro e fui falar com algumas pessoas que iria iniciar esse mundo, me falaram que se quisesse mais emoção na história para ler primeiro o spin off e só depois iniciar a série. Estou sem fôlego até agora.

A Lâmina da Assassina nos traz 4 contos de um momento contínuo, ou seja, um conto que sucede a partir do ponto final do outro. Podemos dizer que é uma história completa. Aqui Celaena, a maior assassina de Ardalan e sucessor de Arobynn - o rei da Guilda dos Assassinos - irá percorrer caminhos e percalços que fará ela chegar onde inicia Trono de Vidro. São reviravoltas e surpresas até o fim.

"A beleza era uma arma - que Celaena mantinha afiada -, mas também podia ser uma vulnerabilidade." pág. 14

Cheguei a pensar por um momento que ficaria muito perdida na história porque a ordem de lançamento, a ordem de escrita foi feita para que Trono de Vidro seja lido antes desse. Porém para minha surpresa transcorri a história de forma muito satisfatória e sentido falta de nada. Conseguimos entender o mundo criado pela autora sem nenhuma dúvida ou confusão. Somos apresentado a Celaena e a sua trajetória de maneira majestosa, digna de uma série tão bem falada.

O 1° conto nos traz a assassina colocando em jogo o seu caráter. Após ser mandada em uma missão em que descobre que seu chefe quer comprar escravos, nossa assassina fará de tudo para que isso não aconteça já que apoiar e compactuar com escravidão está fora dos seus princípios. Vemos uma pessoa em pleno auge de sua fama e do impacto que ela pode ter. Uma menina forte - ela tem 17 anos - e que não abala seu caráter. Um dos meus contos preferidos porque aqui ainda não vemos a insegurança dela tomar conta de tudo.

"... a vida não é fácil, não importa onde esteja. Fará escolhas que achará serem certas, depois sofrerá por causa delas." pág.100

A partir disso, cada conto será consequência do seu antecessor e não quero falar muito para deixar a surpresa a encargo de vocês. O que vemos e é deixado em destaque é a Celaena cada vez mais insegura e perdida em quem confiar e tentando não se deixar levar pelo coração. Vemos como e porque ela foi parar na prisão das Minas de Sal. É ao mesmo tempo de quebrar o coração, porque os motivos que a levou nesse caminho é um em que qualquer pessoa estaria suscestível a cometer e porque ela poderia ter aprendido com erros anteriores mas seu coração fala mais alto. O último conto vai destruir tudo que você imaginou. Nossa protagonista vai mais fundo que um poço. 

Me deu um super gás para iniciar a série, apesar de alguns burburinhos serem bem altos, e me fez imaginar certas possibilidades para o futuro dela e de como pode encaminhar a série. Sarah J Maas deixa de cara o que veio fazer e é qual seu estilo de escrita: quando pensamos que nada pior pode acontecer, acontece. Quando pensamos que a a autora não irá tomar certa atitude, ela toma. Para mim serviu como um aperitivo com tudo que estar por vir.

"Cinzas. Cinzas de um mundo queimado até sumir - caído em ruínas ai redor dela. Conseguia sentir o gosto das cinzas daquele mundo morto sobre lábios ressecados, detendo-se na língua pesada." pág.313

Por tudo que já falavam, por ele ser um livro bem comentado, quando adicionei o livro na TBR da Maratona Literária de Inverno, eu tinha pressentimento que iria gostar. Mas foi mais que gostar, foi um envolvimento tão grande que eu não esperava. Poucas séries no meu histórico de leitura já fizeram isso. E isso foi chocante. Pretendo ainda esse ano ler o 1°,2° e 3° já que ela está bem adiantada e irei analisar o quanto a escrita pode ter se perdido ou evoluído. Torço muito para o segundo caso.

Mais alguém ai é fã da Sarah J. Maas? Ou ainda quer entrar nesse mundo dos Assassinos? Deix nos comentários (;

6 comentários :

  1. Oiii, tudo bem?
    Menina que resenha maravilhosa, mas infelizmente a resenha não desperta muito meu interesse, fiquei feeliz que você tenha gostado da obra, mas pularei a dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    Vi a apresentação dessa saga no mochilão da record do ano passado e me interessei bastante. Espero ter oportunidade de ler um dia.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Olá =-)
    Eu li os quatros livros em uma semana. E comecei esse indo devagar porque só sai outro em setembro.
    Amando esse livro porque passei a entender muitas coisas.
    Fiquei emocionada muitas vezes. Uma saga maravilhosa! Não me arrependo de ler 😘

    ResponderExcluir
  4. Oooi
    Tenho visto bastante comentários positivos sobre esses livros que ate fiquei com vontade de ler, sim, sou dessas haha
    Sua resenha esta ótimaaa, dica mais que anotada.

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Eu só li o primeiro livro da série, mas estou louca para saber mais dessa história. Gostei muito da sua resenha, me anima a prosseguir.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Quando comecei a ler sua resenha, imaginei mais uma historia fantástica com super poderes e etc... Mas parece que também me surpreendi com a historia, se tratando de contos, me entusiasmei mais!!

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)