25 de jul de 2016

Resenha - Champion

Livro: Champion #3
Série: Legend
Autora: Marie Lu
Editora: Rocco
Páginas: 302
Gênero: Distopia
Sinopse: "No emocionante desfecho da trilogia Legend, June ocupa uma posição privilegiada no governo e Day trocou a alcunha de criminoso mais procurado do país pela de herói nacional. Mas quando tudo parece conspirar a favor da paz, a ameaça da guerra ressurge na forma de um vírus mortal que começa a espalhar o pânico entre as colônias. Em Champion, a vida de milhares de pessoas está novamente nas mãos de June, a menina-prodígio da República. Mas salvá-las significa também enfrentar novos desafios e exigir novos sacrifícios de seu amor."

Depois de um início de trilogia fraco, um segundo livro melhor elaborado e construído que o anterior, o terceiro me conquistou de vez. Day e June de volta a República, ele coroado agora como herói, terão que enfrentar novamente as Colônias que querem vingança. Paralelamente vemos também os dois enfrentando seus sentimentos e colocando em jogo pessoas importantes da vida. Está nas mãos de Day salvar um população ou ficar com o que restou da sua família.

Tudo que faltou nos seus antecessores, Champion trouxe. Jogos políticos, drama, intensidade das batalhas, das lutas, sentimentos expostos, absolutamente tudo estava presente. Vemos um salto na escrita da Marie Lu e da ordem cronológica de acontecimentos. Aqui eu consigo enxergar o porquê dessa trilogia ser tão elogiada.

"Às vezes as pessoas simplesmente não compreendem suas opções e precisam que alguém tome decisões por elas. Afinal de contas, você mesmo preferiu manipulá-las quando quis que aceitassem seu novo Eleitor. Não é verdade? pág. 161

June e Day estão mais maduros e serão colocados mais em destaques. Novamente estão no olho do furacão que será essa guerra. As Colônias conseguiram aliados para derrotar seu oponente e vai com força máxima. Irá caber aos dois que a guerra não aconteça e eles darão conta. A personalidade dos dois cresceu muito e fantasmas do passados irão voltar para assombrá-los. Isso era uma situação que eu esperava em Prodigy entretanto aparece aqui.

Nossa protagonista querendo ou não, errado ou não, matou a mãe do Day. Mesmo sendo apaixonado por ela, tinha que ter algum ressentimento disso. Nós passamos os três livros observando que pra  ele a família é tudo, e na primeira oportunidade de esse sentimento aflorar e ser explorado, foi deixado de lado. Então quando ao caminho dessa história vi isso tudo ocorrer, achei a escolha acertada. Porque isso acarretou no final. E o final é de tirar fôlego.

Reviravoltas acontecem, vidas são colocadas em risco, a guerra toma proporções inimagináveis e paralelamente nos deparamos com situações que terão finais trágicos. Nas últimas 30 páginas, são tantas informações que é onde a história alcança suas melhores partes.

Foi sábio da autora fazer uma ordem cronológica em que o culpado de tudo foi unicamente uma pessoa. Desde a morte de Metias até essa disputa territorial favorecendo as Colônias apenas uma pessoa era culpada. Se foi proposital ou o caminho normal que iria se seguir não sei, mas que foi uma sacada, com certeza. Fora que fui pega de surpresa em todos esses jogos políticos. Quando pensava em um culpado, outra pessoa era desmascarada.

"Fui eu que fiz isso com ele... E porque ele me ama, não pode nunca fugir desse sofrimento. Ele se lembrará do destino de sua família toda vez em que me olhar, mesmo se me amar, especialmente se me amar." pág. 187

O romance foi um pouco para segundo plano, porém em algumas cenas eles apareciam mais forte e estavam na medida certa para um livro que o foco era a distopia. E esse é um dos pontos positivos. Tudo está tão bem estruturado que todos receberam finais satisfatórios. Não me senti em nenhum momento perdida e novamente  a narração ser dividida entre os pontos de vista dos dois protagonistas ajudou muito a entender cada um. Essa é uma série que melhora a cada livro. Não me arrependo de ter dado insistência mesmo Legend sendo uma leitura nada proveitosa. Valeu a pena só para ler esse desfecho que me emocionou.

E vocês, já leram a trilogia? Ou tem vontade de ler? Deixa nos comentários.

33 comentários :

  1. Um livro que cresce a cada título publicado, achei curioso. Talvez tenha sido proposital deixar o último livro melhor.
    Já ouvi falar da trilogia, mas não é algo que me prenda.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar dessa série, mas nunca li nenhuma resenha sobre ela. Gostei da sua resenha, me fez resolver dar uma chance para a série :D

    ResponderExcluir
  3. Oiii Ana, como vai menina?
    Infelizmente a obra dessa vez não despertou muito meu interesse, eu sempre vejo comentários positivos, mas o gênero não me atrai tanto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Infelizmente, não curti essa leitura de um modo geral, apesar de gostar do modo como as mudanças ocorrem. Esperava mais, por isso fiquei decepcionada. Mas claro, sua resenha está ótima <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não tenho o costume de ler distopias. Nunca li a trilogia, nem tinha ouvido falar. É a primeira vez que vejo alguém falando sobre.
    Que bom que o desfecho foi satisfatório. Das poucas continuações que li, os desfechos foram todos também muito satisfatórios.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Eu não li nada ainda sobre essa coleção. Já devo ter visto pelos sites de livros (submarino, americanas, saraiva etc.), mas não me atrai muito essa obra. A capa, o título, a sinopse não me conquistaram... Parabéns pela resenha, está linda, bem detalhada e transmitiu sua emoção durante a leitura (eu procuro observar isso). Hoje vou deixar passar a dica.

    Até mais

    ResponderExcluir
  7. Oi Virgínia!
    Sempre vejo muitos comentários a respeito dessa trilogia, mas nunca tive curiosidade de ler. Acho interessante a trama, mas falta algo a mais pra me chamar atenção.
    Que bom que esse terceiro conseguiu ser tudo que os outros não foram. Tão bom quando o último livro acaba superando todas as nossas expectativas e, de certa forma, ter feito com que valesse a pena a leitura dos outros.
    Sua resenha ficou muito bacana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana!
    Eu acho essa série bem ok, para falar a verdade. Fui ler cheia de empolgação, mas acabei não me divertindo tanto na leitura quanto desejava. Mas a autora é um amorzinho :3 Ah! fico feliz que você gostou do desfecho e continuou a leitura mesmo com Legend sendo como é haha
    bjus!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Ainda não li essa trilogia e não é por falta de querer.
    Confesso que fiquei bem desanimada por saber que os dois primeiros livros não te agradaram tanto, apesar disso, ao mesmo tempo me animei pois esse livro parece finalizar muito bem a trilogia.
    Gostei de saber que os personagens estão mais maduros e que o romance ficou em segundo plano nesse livro.
    Vou ler, mesmo com as ressalvas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tive a oportunidade de ler a trilogia.
    Mas amo distopias. Essa está com certeza no topo da minha lista de desejados.
    Fico feliz em saber que neste livro o enredo não perde a força e traz um bom desfecho.
    Quero ler logo!

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiê!
    Muito já ouvi falar a respeito dessa trilogia, mas não tenho muita vontade de lê-la porque me decepcionei bastante com outras da vertente teen do gênero, então, estou deixando a "poeira abaixar". Ainda assim, que bom que você gostou dos últimos dois livros e que, para você, ao todo, foram bons momentos de leitura! =)

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente ainda não li a trilogia ou qualquer coisa da autora. Gosto de distopias, e a trilogia está nos meus planos, mas não para o momento. É ótimo quando chegamos ao final de uma série e o autor/a consegue além de manter o ritmo dos livros, ainda finalizar de forma emocionante.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Já tinha ouvido falar nessa trilogia, porém não li nenhum e nem tenho muito interesse.
    Acho que o romance ter ficado em segundo plano pode ser uma boa.
    Não curto distopias, por isso não me interessei.

    ResponderExcluir
  14. já tinha ouvido falar da trilogia mas nunca me empolguei pra ler...
    legal que o foco desse livro é mais a distopia que o romance em si... ando saturada de distopias que começam de um jeito mas se perdem em romances entre os protagonistas...
    bjs...

    ResponderExcluir
  15. Olá, li sua resenha meio por cima pois estou com o primeiro livro ainda para ler e fiquei com medo de conter spoilers. Fico feliz que apesar do primeiros livro ser fraco os outros se superaram. Espero gostar da leitura também.
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Essa série nunca me chamou a atenção, acredita? Já quase comprei várias vezes, mas desisti de todas. Não sei porque, mas acho que to cansada de distopias. Mas é legal que e a autora consolidou a história nesse terceiro volume, apesar dos outros serem fracos. E adoro reviravoltas que fazem sentido haha. Adorei a resenha.

    bjs =)

    ResponderExcluir
  17. Ooi,
    Já ouvi muito sobre essa série mas nunca pensei em ler. Mesmo amando distopias acho que estou dando um tempo nelas e acabo não me interessando. Uma pena que o primeiro livro é meio fraco, isso com certeza dificulta para as pessoas lerem o resto.
    Corujas de Bilbioteca

    ResponderExcluir
  18. Bem, eu ainda não li a série da Marie Lu, até tenho interesse, mas por enquanto, ainda ficará na lista de futuras leituras. Fico feliz que nesse terceiro livro a série deu uma guinada e ficou ainda melhor, pelo primeiro livro ser sempre uma introdução, pode ser por isso que foi o mais fraco e bom saber que a série evolui com os demais títulos, o que torna ainda melhor, até mesmo para quem não o leu. Enfim, eu espero gostar quando começar a ler, tomara que seja uma série que irá me conquistar!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu já ouvi falar dessa série mas é a primeira vez que vejo uma resenha. Sempre achei que os primeiros livros de uma série eram os mais legais, e essa é exatamente ao contrário. Não acompanhei a história mas achei esse negócio de um matar a mãe do outro e o outro nem ligar muito uma coisa sem pé em cabeça.
    Beijos.
    arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Carol, sua linda, tudo bem?
    Geralmente o último livro de uma série ou trilogia distópica costuma ser polêmico, que bom saber que a autora na verdade melhorou a história a cada livro se superando no final. Já vi que irei adorar essa livro, gosto de criar teorias durante a leitura sobre quem é o culpado. Já vi que será difícil acertar. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oiii!!

    Eu não li esse livro ainda acredita? Minha amiga emprestou há muito tempo mais não consegui ler. Gostei bastante de ver que o romance é segundo plano, as vezes eu fico irritada com esse monte de romantismo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Oie!
    Eu tenho essa trilogia na estante mas ainda não tive tempo de ler. Confesso que comprei pelas capas lindas de morrer e por alguns comentarios que vi, porque nunca li nem a sinopse hahaha Fiquei meio triste em saber que o primeiro livro não foi proveitoso, me da aquela desanimada já, mas se o final compensa vou na fé e na coragem ler!

    ResponderExcluir
  23. Ooi!
    Tenho muitaaa vontade de ler esses livros, tanto que nem li sua resenha por completo. Minha vontade só aumentou quando você disse que melhora a cada título. Espero ler em breve. ❤❤❤

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Confesso que já tentei ler o primeiro, mas acabei desistindo hahahaha
    Depois de conferir a sua resenha fiquei um pouco masi animada em tentar ler denovo, principalmente porque pra você o primeiro também não foi tão proveitoso.
    Assim que animar vou tentar essa série, e espero gostar dos próximos tanto quanto vc

    ResponderExcluir
  25. Oioi...confesso que não li a sua resenha com medo de spoiler do primeiro livro. Mas já tem tempo que quero muito ler essa série. Espero gostar. Já vi muitos falarem super bem desse livro. Já está na lista de desejados.
    Bjss

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Eu estou louca pra ler essa trilogia e mesmo que você não tenha gostado dos primeiros, creio que vale a pena ler esse já que o desfecho foi satisfatório e te surpreendeu tanto.
    Gostei de saber que não tem muito foco no romance e isso me animou mais ainda a ler, já que quando se trata de distopias, prefiro quando é focado na mitologia criada.
    Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?
    Eu não conheço a obra, tão pouco a autora. O gênero não me atrai muito, por isso, acho não encararia a leitura dele no momento, mas quem sabe mais futuramente?! Obrigada pela dica e parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  28. Nossa, já vi tanto esse livro por aí, mas só percebi que tem uma rosa desenhada na capa agora o.0. Um dos meus gêneros preferidos é a distopia, mas confesso que ultimamente tenho fugido um pouco. Eu sou fã das distopias clássicas e essas atuais tem deixado muito a desejar. Eu fiquei boiando um pouco na sua resenha, aí percebi que era o último livro de uma série. Nem sei exatamente o que falar, mas fico feliz que tenha gostado.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  29. Oiee ^^
    Eu gostei bastante de "Legend", mas ele não foi bem o melhor livro distópico que eu li na vida, e, em três livros, não consegui gostar da June. Já o Day é meu amorzinho...haha' "Champion" chegou chegando, né? Ele partiu meu coração, me fez vibrar e depois me deixou triste quando a trilogia acabou, mas me sentindo satisfeita, por conta das reviravoltas e pontas fechadas.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi sou louca para ler essa série então vou confessar que só passei um olhar bem rápido pela sua resenha para não pegar spoiler, e talvez isso não tenha adiantado. É bom saber do amadurecimento dos personagens e que tudo culmina para um fim satisfatório.

    ResponderExcluir
  31. Amo distopias e por isso essa série me chama a atenção. Gosto de livros que melhoram durante os próximos volumes, assim conseguimos nos surpreender ao invés de nos decepcionar. O livro, pelo que percebo, segue um ritmo frenético de tirar o folego, acho válido não focar no romance, até porque assim não seria tanto distopia

    ResponderExcluir
  32. Oi, Ana!
    Tenho ótimas indicações dessa série e gosto muito de distopias. Assim que der quero começar a ler os livros o problemas é a minha pilha enorme de leituras que não me permite encaixar mais nada. Só não gostei porque parece que tem pouco romance, gosto da parte romântica bem definida e explorada nas minhas leituras. :)

    beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  33. Oi, tudo bem?
    Para ser sincera eu já ouvi bastante sobre essa trilogia, mas nunca me interessei em ler, talvez por ser distopia e eu não sou muito chegada no gênero. Mas fiquei feliz em ver que você curtiu o livro e que ele teve um bom desfecho, talvez um dia eu dou uma chance para os livros, mas não no momento. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)