23 de fev de 2016

Resenha - Quatro

Livro: Quatro #4
Série: Divergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 269
Gênero: Distopia

Sinopse: "Reunindo quatro histórias da série Divergente contadas da perspectiva do personagem Tobias, e três cenas exclusivas, Quatro Histórias da série Divergente oferece aos fãs da saga criada por Veronica Roth a chance de conhecer melhor a personalidade de um personagem fascinante e complexo e a chance de mergulhar mais fundo na sociedade dividida em facções criada pela autora."


Para fazer uma melhor resenha resolvi dividir a resenha de acordo com as histórias passadas. Assim fica mais fácil de entender o que o livro pretende. Então vamos lá?

A Transferência

Nos mostra como era a vida do Tobias na Abnegação e sua conturbada ida à Audácia. Aqui também conhecemos um pouco melhor Marcus, pai de Tobias, e todos os motivos que levou Tobias a não escolher a sua facção de origem. Confesso que apesar de tudo mostrado nos livros, ainda tinha minhas dúvidas do porquê isso ter afetado tanto ele. Com a leitura do conto consegui discernir e entender melhor. 

A iniciação

Foi o que mais me lembrou de Divergente por ser parcialmente igual ao da Tris. O que muda de fato, é vermos a personalidade do agora Quatro mudando e evoluindo, crescendo e se destacando na Audácia. A Jeanine já está presente, o irmão da Tori também, Amah, e temos o início da "perseguição" aos divergentes. Claro que não podemos esquecer da entrada do Eric, transferido da Erudição e quem vem a ser importante para o andar dos livros. Aqui já vemos a arrogância e destino que ele toma. Aliás adorei a primeira luta dele com o Quatro.

O Filho 

De forma variada conta vários momentos do Quatro: desde a escolha do cargo dentro da Audácia, seu primeiro "encontro", seu reencontro com a mãe e como ele teve a ideia de fazer a tatuagem nas costas. De longe é uma das histórias preferidas porque conhecemos um pouco mais o protagonista.  Veremos mais uma vez, o que rodeou o início da guerra contra os divergentes.  

O Traidor

Veremos aos poucos Quatro descobrindo o plano da Erudição junto com a Audácia, intercalado com algumas passagens no tempo atual dos livros com a Tris. Vemos o primeiro beijo dos dois, ele salvando ela do Fosso, a morte do Al e  seus sentimento crescendo por ela.  Aqui fica claro todos os sentimentos dele pela protagonista.

Cenas Exclusivas

As cenas exclusivas só me deixaram com mais vontade de querer um livro com a versão dele, mas como nem tudo é como a gente quer me contentei com elas. Aqui encontramos alguns contatos dele com a Tris na iniciação e de quando ele estava bêbado.

"Quero carregar algo que me lembre de que, embora as feridas cicatrizem, elas não somem pra sempre. Eu as carrego para todo lugar a que eu vou, sempre, e é assim que as coisas são, assim que as cicatrizes são."  pag.80

O livro foi um complemento bastante satisfatório para quem queria mais da trilogia. E também pra retirar algumas dúvidas que possam ter ficado implícitas na história embutidas pelo ponto de vista do Quatro. Elas também vieram para nos mostrar o que levou à ele ser tão duro com relação aos sentimentos e conflitos internos. Um personagem forte não deveria passar em branco, e acho que a Veronica também pensou nisso quando criou esse "spin off". Vale a pena a leitura.

E ai, já leu Quatro ou tem vontade de ler? Veja nos comentários (;

4 comentários :

  1. Não li os livros mas assisti ao filme, e quem não se apaixonou pelo Quatro? Eu fiquei muito curiosa para conhecer mais sobre a história dele, e o que ele tinha passado. Acho que esse livro vai contar mais sobre ele, o que levou ele a ser o quem ele era. Tenho muito interesse de ler esse livro, teria problema eu ler de forma independente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De jeito nenhum tem problema de ler de forma independente! Claro que se futuramente você quiser ler a série Divergente você vai encaixar o que vou leu no Quatro na história. Mas é uma leitura rápida e apaixonante (;

      Excluir
  2. Não conheço nenhum livro da escritora, mas fiquei curiosa me ler esse livor, o enredo e a capa me chamou bestante atenção espero ler todos dessa série logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia sem medo que vai gostar! Se quiser saber do que se trata, tem uma franquia de filmes também lançados com o mesmo nome. (;

      Excluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)